segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Liturgia Diária - Este é o meu Filho amado

 Imagem relacionada
1a Leitura - Daniel 7,9-10.13-14
Leitura da profecia de Daniel.
7 9 Continuei a olhar, até o momento em que foram colocados os tronos e um ancião chegou e se sentou. Brancas como a neve eram suas vestes, e tal como a pura lã era sua cabeleira; seu trono era feito de chamas, com rodas de fogo ardente.
10 Saído de diante dele, corria um rio de fogo. Milhares e milhares o serviam, dezenas de milhares o assistiam! O tribunal deu audiência e os livros foram abertos.
13 Olhando sempre a visão noturna, vi um ser, semelhante ao filho do homem, vir sobre as nuvens do céu: dirigiu-se para o lado do ancião, diante de quem foi conduzido.
14 A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído.
Palavra do Senhor.

Salmo - 96/97
Deus é rei, é o Altíssimo,
muito acima do universo.

Deus é rei! Exulte a terra de alegria,
e as ilhas numerosas rejubilem!
Treva e nuvem o rodeiam no seu trono,
que se apóia na justiça e no direito.

As montanhas se derretem como cera
ante a face do Senhor de toda a terra;
e assim proclama o céu sua justiça,
todos os povos podem ver a sua glória.

Porque vós sois o Altíssimo, Senhor,
muito acima do universo que criastes,
e de muito superais todos os deuses.

Evangelho - Marcos 9,2-10
Aleluia, aleluia, aleluia. Eis meu Filho muito amado, nele está meu bem-querer, escutai-o, todos vós! (Mt 17,5).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
9 2 Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte. E
3 transfigurou-se diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes e de uma brancura tal, que nenhum lavadeiro sobre a terra as pode fazer assim tão brancas.
4 Apareceram-lhes Elias e Moisés, e falavam com Jesus.
5 Pedro tomou a palavra: “Mestre, é bom para nós estarmos aqui; faremos três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”.
6 Com efeito, não sabia o que falava, porque estavam sobremaneira atemorizados.
7 Formou-se então uma nuvem que os encobriu com a sua sombra; e da nuvem veio uma voz: “Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o”.
8 E olhando eles logo em derredor, já não viram ninguém, senão só a Jesus com eles.
9 Ao descerem do monte, proibiu-lhes Jesus que contassem a quem quer que fosse o que tinham visto, até que o Filho do homem houvesse ressurgido dos mortos.
10 E guardaram esta recomendação consigo, perguntando entre si o que significaria: “Ser ressuscitado dentre os mortos”.
Palavra da Salvação.
 Reflexão

A transfiguração pareceu ser um momento visionário, um momento de sonho para os discípulos. Eles ficaram tão chocados com o que estavam vendo, que a primeira reação, foi de preservar tudo aquilo para sempre, e propuseram montar tendas para permanecer naquela magia. Aquilo foi para eles, um momento extraordinário em suas vidas.
Aqueles discípulos foram uns privilegiados em ver Jesus resplandecente numa antecipação da sua glória, após a ressurreição.
Porém, o que aconteceu na verdade, é que os amigos de Jesus não estavam entendendo nada de tudo aquilo que estavam vivenciando.
Mas para tranquilizá-los, uma voz do Alto tratou de deixar as coisas bem claras: “Este é o meu Filho amado. Escutai-o”.  Esta foi a voz do Pai, apresentando o seu Filho, e recomendando aos discípulos e a nós para escutá-lo. Para ouvir a sua palavra, guardá-la, e praticá-la.
E para que? Para que possamos um dia alcançar o prêmio eterno.  
Escutar Jesus é sintonizar as coisas do Alto, é prestar atenção no que está acontecendo. Precisamos discernir o que é a voz de Deus, e o que é a voz do mundo, a voz do diabo.
Em nossa volta estão muitas vozes. São as notícias falsas,  manipuladas, mal intencionadas, interesseiras, notícias que na verdade não passam de comerciais disfarçados, além das propagandas mentirosas, como por exemplo, de medicamentos “milagrosos” que não curam doença nenhuma.
Em volta de nós, acontecem muitas coisas que temos de separar o joio do trigo. Temos de estar sintonizados com a Luz do Alto para então poder distinguir o que é a voz de Deus, e o que é a voz do mal.
E aquela voz do Alto disse: Este é o meu Filho amado. Escutai-o.
Precisamos escutar Jesus, em vez de escutar a voz do mundo. E esse escutar não é apenas ouvir o sermão do padre, não é somente prestar atenção na leitura da palavra.
Esse escutar vai mais além. É ouvir Jesus e segui-lo. É ouvir Jesus. Absorver os seus ensinamentos, e praticá-los no nosso dia a dia, em todos os atos de nossa vida.
Jesus é o Filho unigênito do Pai.  Ele é maior do que Elias, Ele é maior do que Moisés.
Depois daquela experiência inédita e fascinante, os discípulos tiveram de voltar à realidade. Tiveram de descer a montanha e enfrentar a realidade de sofrimento, de dedicação e de renúncia pelo Reino de Deus.
É isso o que fazem os padres, e nós, os leigos engajados.
Porém, assim como os discípulos desceram a montanha com a fé renovada, nós também somos transfigurados cada vez que nos purificamos dos nossos pecados e recebemos a Eucaristia.




  José Salviano.

Nenhum comentário: