domingo, 26 de agosto de 2018

21º Domingo do Tempo Comum - "A quem iremos Senhor?"

Resultado de imagem para jesus  e discipulos
1a Leitura - Josué 24,1-2a.15-18b
Leitura do livro de Josué.
24 1 Josué convocou a Siquém todas as tribos de Israel, seus anciãos, seus chefes, seus juízes e seus oficiais. Eles apresentaram-se diante de Deus,
2 e Josué disse a todo o povo: “Eis o que diz o Senhor, Deus de Israel: outrora, vossos ancestrais, Taré, pai de Abraão e de Nacor, habitavam além do rio e serviam a deuses estrangeiros.
15 Porém se vos desagrada servir o Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses, a quem serviram os vossos pais além do rio, se aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porque, quanto a mim, eu e minha casa serviremos o Senhor”.
16 O povo respondeu: “Longe de nós abandonarmos o Senhor para servir outros deuses.
17 O Senhor é o nosso Deus, ele que nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão; e que operou à nossa vista maravilhosos prodígios e guardou-nos ao longo de todo o caminho que percorremos, entre todos os povos pelos quais passamos.
18 O Senhor expulsou diante de nós todas essas nações, assim como os amorreus que habitam na terra. Nós também, nós serviremos o Senhor, porque ele é o nosso Deus”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 33/34
Provai e vede quão suave é o Senhor!

Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,
seu louvor estará sempre em minha boca.
Minha alma se gloria no Senhor;
que ouçam os humildes e se alegrem!

O Senhor pousa seus olhos sobre os justos,
e seu ouvido está atento ao seu chamado;
mas ele volta a sua face contra os maus,
para da terra pagar sua lembrança.

Clamam os justos e o Senhor bondoso escuta
e de todas as angústias os liberta.
Do coração atribulado ele está perto
e conforta os de espírito abatido.

Muitos males se abatem sobre os justos,
mas o Senhor de todos eles os liberta.
Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege,
e nenhum deles haverá de se quebrar.

A malícia do iníquo leva à morte,
e quem odeia o justo é castigado.
Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos,
e castigado não será quem nele espera.

2a Leitura - Efésios 5,21-32
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios.
5 21 Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo.
22 As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor,
23 pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador.
24 Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos.
25 Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela,
26 para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra,
27 para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível.
28 Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
29 Certamente, ninguém jamais aborreceu a sua própria carne; ao contrário, cada qual a alimenta e a trata, como Cristo faz à sua Igreja -
30 porque somos membros de seu corpo.
31 Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois constituirão uma só carne.
Palavra do Senhor.

Evangelho - João 6,60-69
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida; as palavras que dizeis, bem que são de eterna vida (Jo 6,63.68).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo,  60 muitos dos discípulos de Jesus, ouvindo-o, disseram: “Isto é muito duro! Quem o pode admitir?”
61 Sabendo Jesus que os discípulos murmuravam por isso, perguntou-lhes: “Isso vos escandaliza?
62 Que será, quando virdes subir o Filho do Homem para onde ele estava antes?
63 O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida.
64. Mas há alguns entre vós que não crêem”. Pois desde o princípio Jesus sabia quais eram os que não criam e quem o havia de trair.
65. Ele prosseguiu: “Por isso vos disse: Ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lho for concedido”.
66. Desde então, muitos dos seus discípulos se retiraram e já não andavam com ele.
67. Então Jesus perguntou aos Doze: “Quereis vós também retirar-vos?”
68. Respondeu-lhe Simão Pedro: “Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
69. E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus!”
Palavra da Salvação.

Reflexão 

Hoje, se percebe uma grande inquietação do ser humano, até mesmo no campo da fé.  Há um desejo muito grande de se conseguir tudo fácil, o que leva muitas pessoas a pensar, que uma simples mudança de religião poderá resolver as suas questões. O que é uma grande inverdade, pois  religião, é apenas um caminho de orientação na fé, os nossos problemas, cabe a nós mesmos resolvê-los, preferencialmente, à Luz da fé.
Existe uma  grande diferença entre ter fé e viver a fé, ter fé, é crer naquilo que não vemos, viver a fé, é viver aquilo que cremos.
Quando abraçamos a fé, descortina-se diante dos nossos olhos, um novo horizonte, nos possibilitando enxergar o que os olhos humanos não conseguem alcançar! 
O evangelho que a liturgia  de  hoje nos convida a refletir, vem nos afirmar, que só permanece com Jesus, quem chega a Ele, pelos os caminhos da fé e não por outros interesses.
“Ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. A fé é a concessão do Pai para chegarmos ao Filho, a fé é um dom de Deus, a quem acolhe este dom, é concedido  a graça de chegar ao Filho e quem está  com o Filho, está com o Pai.
Muitos,  recuam, ou até mesmo abandonam o seguimento a Jesus, quando tomam conhecimento de que neste seguimento está presente a cruz.
Foram muitos os discípulos, que abandonaram Jesus, quando tomaram conhecimento de que seria impossível segui-lo, sem assumir a sua cruz! Estes, queriam sim, ficar com Jesus, mas com o Jesus  da multiplicação dos pães, da facilidade, não quiseram aceitar o Jesus que passaria pela cruz, este Jesus,  na visão deles, era um fracassado.
Mesmo Jesus tendo dito: "O meu Reino não é deste mundo", o povo estava longe de entender,  que Ele não buscava a glória dos homens e sim, a glória do Pai!  Os mesmo, que queriam proclamá-lo como Rei, após o episódio da multiplicação dos pães,  abandonaram Jesus,  quando Ele disse: “Eis aqui o pão que desceu do céu, quem dele comer viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo” (Jo6,51). Estas palavras de Jesus, que prenunciava a sua morte, ressoou para os muitos discípulos que o escutava, como sendo duras demais, não que eles não tivessem entendido o sentido daquelas palavras, mas porque eles não estavam dispostos a enfrentar os desafios da cruz. Eles tinham consciência, de que unir as suas vidas à  vida de Jesus, implicaria numa doação total de suas vidas, e isso não estava nos planos daqueles discípulos, como ainda hoje, não está nos planos de muitos de nós.
A nossa opção por Jesus, tem que ser radical, devemos estar com Ele, para o que der e vier, do contrário, faremos como aqueles discípulos, abandonamo-lo no meio do caminho, perdendo a oportunidade do encontro com o Pai, pois só Jesus é o caminho que nos leva ao Pai.
Mais importante do que entender as exigências de Jesus, é acatá-las sem questionamentos, pois Jesus  é soberano, Ele sabe o que é bom para nós. Jesus  é o Senhor da nossa vida, questionar os seus ensinamentos, é impor condições para segui-Lo, e esta, não deve ser a postura de um  verdadeiro seguidor de Jesus.
Diante as palavras de Jesus, às vezes exigentes, devemos nos comportar como uma criança, obediente, que mesmo sem entender as exigências de seus pais, acata as suas ordens.
No final do evangelho Jesus pergunta aos doze discípulos, os únicos que permaneceram com Ele até aquele momento: “Vós também quereis ir embora? Pedro respondeu em nome dos discípulos: " A quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna!"
Creio que hoje, Jesus nos faria uma pergunta um pouco diferente da pergunta que fizera aos discípulos, talvez Ele nos perguntasse: "E vós quereis permanecer  comigo”? A nossa resposta, não seria imediata como fora a resposta de Pedro. A nossa resposta a esta pergunta de Jesus, só chegará a Ele, com as nossas atitudes do dia a dia!
Permanecer  com Jesus, é optar pela vida, optemos pela vida permanecendo em Jesus.


Olivia Coutinho

Nenhum comentário: