terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O AMOR, PRIMEIRO FRUTO DO ESPÍRITO SANTO.


Hoje vamos falar do primeiro fruto do Espirito Santo. São Paulo em sua carta aos Gálatas descreve 9 frutos do Espirito Santo, e afirma ser possível experimenta-los apenas por obra do Espirito Santo. Gal 5,22
O AMOR é o primeiro fruto que aparece na lista de São Paulo, mas, não porque há uma hierarquia dos frutos, mas que providencialmente o amor aparece no topo da lista porque de fato, sem o amor todos os outros frutos deixariam de existir.
São Paulo em sua primeira carta aos Corintios afirma; “que sem amor, nada sou, nada lucro, mesmo que eu tenha praticado o maior ato de caridade” I Cor 13, sem amor o próprio ato se esvazia.
João declara “que quem não ama não descobriu a Deus, porque Deus é o próprio amor”. I Joa 4,8 Então é justo começarmos a falar dos frutos do Espirito Santo a partir do amor.
Olhando para Maria conseguimos perceber melhor este fruto. Ela é a mãe do amor, não porque ela muito amou simplesmente, mas, principalmente, por ela ter gerado em si o próprio amor que é Jesus, pois Deus é amor, o amor pelo qual Maria amou é fruto do amor pelo qual ela gerou em seu ventre. Maria aprendeu a amar com Jesus e como Jesus. A escola de Maria se deu na essência, ou seja, ela aprendeu direto da fonte onde brota o amor. Então João tem razão em dizer “que quem não ama não conheceu a Deus”, pois só em Deus é possível amar.
Neste sentido Maria é para nós a mãe do amor, ela não é a fonte, pois somente Deus é a fonte de todo amor, mas Maria é o canal por onde este amor passa. E aqui eu não estou falando de qualquer amor simplesmente, nem do amor que o mundo prega, mas sim, do amor eterno e verdadeiro que brota do coração de Deus.
O amor sobre tudo é um DOM como é também o maior mandamento da lei de Deus. Tudo começa e se finda no amor de Deus, no amor Ágape que em grego significa DOAÇÃO. Amar é doar-se ao outro, é deixar Deus ser em mim para o outro.
Este fruto que é transmitido através do Espirito Santo é que vai construir a nossa identidade espiritual, o nosso SER de Deus, filhos do amor de Deus. E se somos filhos, é sinal que temos uma mãe. A fonte é sempre Deus, o canal por onde este amor chega até nós é através do Espirito Santo. Maria é a parte prática desta ação, por meio do testemunho dela, visualizamos segundo a nossa capacidade de entendimento numa dimensão catequética e formativa, como produzir este fruto em nossa vida.
Quero pedir hoje, que Nossa Senhora a mãe do amor, nos ajude a conjugar o verbo amar em todas as nossas ações, e se assim procedermos seguindo o exemplo de Maria, é certo que isto fará a diferença no ambiente em que vivemos, tornando-nos pessoas capazes de transformar o mundo a partir de nós e dos que estão ao nosso redor através do amor.
 
 
 
 
 
Deus abençoe você!
Com carinho Marcelo Pereira

Nenhum comentário: