terça-feira, 15 de janeiro de 2013

"AVANÇA PARA ÁGUAS PROFUNDAS" (LC5,4)


Ao vislumbrar o terceiro milênio da cristandade, o Papa João Paulo II convocou os cristãos para "pescar em águas mais profundas", onde se encontram peixes mais numerosos e maiores. João Paulo II e Bento XVI nos enviam para alto mar. E para isso é preciso estarmos preparados; o mar é bravio, podem surgir as tempestades a qualquer momento, ondas altas, vento forte, ameaçando virar a barca.
Não podemos mais ficar pescando na praia, com varinha de bambu, linha fina e anzol pequeno, pegando majubinha. Essa pesca é só de diversão, não é profissional. A evangelização, a conversão de almas para Deus, não é um passatempo; mas uma missão árdua, que precisa ser cumprida com esmero: preparo e oração. Não é fácil arrancar as presas dos dentes do lobo cruel e assassino. De um lado é preciso muita oração, adoração ao Santíssimo, participação na Eucaristia, intimidade com a Palavra de Deus e formação doutrinária. Jesus deixou claro: "Sem Mim nada podeis fazer" (Jo 15,5).
 
Quando os Apóstolos lançaram as redes “em Nome de Jesus”, elas se encheram de peixe. Não basta o preparo intelectual e logístico para a pesca de almas; é preciso mais, a fé e a graça de Deus. Mas é preciso também preparo com carinho. Paulo VI dizia que: “a mediocridade ofende o Espírito Santo”. Deus está pronto para mover os céus para realizar o que está além da nossa capacidade, mas não moverá uma palha para fazer o que depende de nós. Ele faz o grão germinar, mas jamais virá preparar o solo e nele lançar a semente.
 
O Papa João Paulo II, na vigília da Solenidade de Pentecostes no ano de 1998, mostrou a grande responsabilidade que tem hoje os novos Movimentos e as novas Comunidades: “No atual mundo, frequentemente dominado por uma cultura secularizada que fomenta e propaga modelos de vida sem Deus, a fé de tantos é colocada à dura prova e frequentemente sufocada e apagada. Adverte-se, portanto, com urgência a necessidade de um anúncio forte e de uma sólida e profunda formação cristã... E, eis, portanto, os movimentos e as novas comunidades eclesiais: eles são a resposta, suscitada pelo Espírito Santo, a este dramático desafio no final do milênio. Vós sois esta providencial resposta”.
O mundo expulsa Deus cada vez mais, o ateísmo toma conta da cultura, da mídia, da moda, etc., a chama da fé é cada vez mais apagada nos lares, nas escolas e nas oficinas. O Papa pede, “uma sólida e profunda formação cristã”. Sem isso não será possível pescar em águas profundas. Em alto mar, é preciso barco grande, linha grossa, redes fortes. O mundo quer saber a razão da nossa fé (cf. IPe 3, 15) e muitos investem contra ela e contra a Igreja, com fúria.
 
 
 
 
 
 
por Professor Felipe Aquino

Nenhum comentário: