sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Liturgia Diária - Sejamos o canal da cura na vida do nosso próximo .

 Resultado de imagem para Lucas 14,1-6"
1a Leitura - Romanos 9,1-5
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
9 1 Digo a verdade em Jesus Cristo, não minto; a minha consciência me dá testemunho pelo Espírito Santo:
2 sinto grande pesar, incessante amargura no coração.

3 Porque eu mesmo desejaria ser reprovado, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são do mesmo sangue que eu, segundo a carne.
4 Eles são os israelitas; a eles foram dadas a adoção, a glória, as alianças, a lei, o culto, as promessas
5 e os patriarcas; deles descende Cristo, segundo a carne, o qual é, sobre todas as coisas, Deus bendito para sempre. Amém.
Palavra do Senhor.

Salmo - 147/147B
Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!
Pois reforçou com segurança as tuas portas,
e os teus filhos em teu seio abençoou.
A paz em teus limites garantiu
e te dá como alimento a flor do trigo.
Ele envia suas ordens para a terra,
e a palavra que ele diz corre veloz.
Anuncia a Jacó sua palavra,
seus preceitos e suas leis de Israel.
Nenhum povo recebeu tanto carinho,
a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho - Lucas 14,1-6
Aleluia, aleluia, aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

14 1 Jesus entrou num sábado em casa de um fariseu notável, para uma refeição; eles o observavam. 2 Havia ali um homem hidrópico. 3 Jesus dirigiu-se aos doutores da lei e aos fariseus: “É permitido ou não fazer curas no dia de sábado?” 4 Eles nada disseram. Então Jesus, tomando o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5 Depois, dirigindo-se a eles, disse: “Qual de vós que, se lhe cair o jumento ou o boi num poço, não o tira imediatamente, mesmo em dia de sábado?” 6 A isto nada lhe podiam replicar.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

A primeira realidade que encontramos no Evangelho de hoje é a indiferença, o pouco caso, a frieza com a dor e o sofrimento do outro.
Jamais, por qualquer motivo ou situação, podemos ser indiferentes com o sofrimento e a dor que o nosso irmão passa, com a enfermidade que toma conta do nosso próximo.
A atitude evangélica precisa ser sempre a atitude de Jesus. É Ele quem “toma o homem pela mão”. E, “tomar pela mão” quer dizer: acolher, amar, cuidar, fazer-se presente. A atitude de amor é o passo mais importante para a cura, para o restabelecimento, para levantar o outro, para fazer-se próximo ao outro.
O outro não pode parecer pesado para nós, quanto menos significar uma pessoa inoportuna, que vem ocupar as nossas obrigações e nos tirar do nosso comodismo. A cura começa em nós quando saímos de nós e vamos ao encontro do outro, então, levamos o melhor de nós para o outro.
Jesus pegou esse homem pela mão e, na atitude de pegar pela mão, Ele comunica a graça da cura. Esse homem é despedido. “Siga adiante”.

A cura começa em nós quando saímos de nós e vamos ao encontro do outro, então, levamos o melhor de nós para o outro

Jesus está lembrando que quando os homens cuidam das suas coisas materiais, quem tem um boi que cai no poço e vai logo tirá-lo, não importando se é sábado ou domingo, seja o dia que for, mostra o quanto nós somos materialistas e, acima de tudo, egoístas quando nos ocupamos das nossas coisas.
Não encontramos dificuldade para cuidar do que é nosso, de manhã, de tarde, de noite, de madrugada. Referindo-se à coisas materiais o nosso cuidado é extremo.
Nada é mais importante do que a criatura humana, imagem e semelhança de Deus. De dia ou de noite, sábado ou domingo, precisamos nos voltar para o outro, para que ele ocupe um lugar no nosso coração, cuidando, amando, respeitando e, acima de tudo, dando o melhor de nós para que sejamos o canal da cura, da bênção e da presença amorosa de Deus na vida do nosso próximo.
Sejamos comunicadores da graça; e não estejamos fechados para as necessidades dos nossos irmãos.
Deus abençoe você!


Pe Roger - CN

Nenhum comentário: