quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Liturgia Diária - A Cruz é decorrente da nossa vivência do amor.

Resultado de imagem para jesus e multidao"
1a Leitura - Romanos 13,8-10
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
13 8 A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco; porque aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a lei.
9 Pois os preceitos: Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e ainda outros mandamentos que existam, eles se resumem nestas palavras: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
10 A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei.
Palavra do Senhor.

Salmo - 111/112
Feliz quem tem piedade e empresta!

Feliz o homem que respeita o Senhor
e que ama com carinho a sua lei!
Sua descendência será forte sobre a terra,
abençoada a geração dos homens retos!

Ele é correto, generoso e compassivo,
como luz brilha nas trevas para os justos.
Feliz o homem caridoso e prestativo,
que resolve sues negócios com justiça.

Ele reparte com os pobres os seus bens,
permanece para sempre o bem que fez,
e crescerão a sua glória e seu poder.

Evangelho - Lucas 14,25-33
Aleluia, aleluia, aleluia.
Felizes sereis vós se fordes ultrajados por causa de Jesus, pois repousa sobre vós o Espírito de Deus (1Pd 4,14).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
14 25 Muito povo acompanhava Jesus. Voltando-se, disse-lhes:
26 "Se alguém vem a mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo. 28 Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la? 29 Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele, 30 dizendo: 'Este homem principiou a edificar, mas não pode terminar'. 31 Ou qual é o rei que, estando para guerrear com outro rei, não se senta primeiro para considerar se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? 32 De outra maneira, quando o outro ainda está longe, envia-lhe embaixadores para tratar da paz. 33 Assim, pois, qualquer um de vós que não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo".
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
Jesus, neste Evangelho nos dá as regras para que possamos segui-Lo e nos configurar a Ele. Primeiramente, Ele nos diz que o Seu seguimento implica na renúncia e no desapego das nossas ideias, dos nossos bens e dos nossos ídolos. Depois, Jesus nos esclarece que, assim como Ele tomou a Sua Cruz e a carregou, nós precisamos fazer o mesmo, pois, do contrário, não poderemos dizer que somos seus (as) discípulos (as). Assim sendo, Jesus veio mostrar ao mundo uma nova maneira de ser, valorizando o homem na sua dignidade e o libertando de tudo o que pode escravizá-lo e dominá-lo. Para que possamos seguir a Jesus precisamos nos sentir homens e mulheres livres de nós mesmos. Quem ama é livre das condições, das circunstâncias e das pessoas. Ama, porque ama com o amor de Jesus. Precisamos também, ter convicção da nossa opção de cristãos e cristãs, a fim de que possamos vivenciar a mensagem evangélica do amor e assumir a Cruz. 
 
A Cruz é decorrente da nossa vivência do amor, porque amar nos traz consequências. Não é fácil amar nem tampouco é fácil assumir os encargos que o amor nos propõe. Assim sendo, quando Jesus nos diz "se alguém vem a mim", Ele quer nos dizer, se "você quer me seguir você deverá viver a lei do amor; você terá que amar como eu amo; viver como eu vivo; sofrer como eu sofro; pensar como eu penso." A renúncia maior há de ser do nosso jeito de olhar as coisas, de julgar e de encarar as pessoas. Desapegarmo-nos  dos conceitos adquiridos durante a nossa caminhada e renunciar a tudo que não combina  com o pensamento evangélico. O desapego das coisas e das pessoas é  o fundamento para que o reino dos céus viva em nós!   -Você se considera um (a) discípulo (a) de Jesus? – Do que você  terá de abdicar para que Ele seja o seu Mestre? - Você é uma pessoa muito arraigada a suas ideias e pensamentos? - Você tem procurado amar como Jesus amou?
-  Você já assumiu a sua Cruz? – Você é livre de si mesmo (a)?


Helena Serpa 

Nenhum comentário: