terça-feira, 26 de novembro de 2019

Liturgia Diária - A destruição do Templo.


 Resultado de imagem para Lc 21,5-11"
1a Leitura - Daniel 2,31-45
Leitura da profecia de Daniel.
Naqueles dias, Disse Daniel a Nabucodonosor: 2 31 "Senhor: contemplavas, e eis que uma grande, uma enorme estátua erguia-se diante de ti; era de um magnífico esplendor, mas de aspecto aterrador.
32 Sua cabeça era de fino ouro, seu peito e braços de prata, seu ventre e quadris de bronze,

33 suas pernas de ferro, seus pés metade de ferro e metade de barro.
34 Contemplavas (essa estátua) quando uma pedra se descolou da montanha, sem intervenção de mão alguma, veio bater nos pés, que eram de ferro e barro, e os triturou.
35 Então o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro foram com a mesma pancada reduzidos a migalhas, e, c3omo a palha que voa da eira durante o verão, foram levados pelo vento sem deixar traço algum, enquanto que a pedra que havia batido na estátua tornou-se uma alta montanha, ocupando toda a região.
36 Eis o sonho. Agora vamos dar ao rei a interpretação.
37 Senhor: tu que és o rei dos reis, a quem o Deus dos céus deu realeza, poder, força e glória;

38 a quem ele deu o domínio, onde quer que habitem, sobre os homens, os animais terrestres e os pássaros do céu, tu és a cabeça de ouro.
39 Depois de ti surgirá um outro reino menor que o teu, depois um terceiro reino, o de bronze, que dominará toda a terra.
40 Um quarto reino será forte como o ferro: do mesmo modo que o ferro esmaga e tritura tudo, da mesma maneira ele esmagará e pulverizará todos os outros.
41 Os pés e os dedos, parte de terra argilosa de modelar, parte de ferro, indicam que esse reino será dividido: haverá nele algo da solidez do ferro, já que viste ferro misturado ao barro.

42 Mas os dedos, metade de ferro e metade de barro, mostram que esse reino será ao mesmo tempo sólido e frágil.
43 Se viste o ferro misturado ao barro, é que as duas partes se aliarão por casamentos, sem porém se fundirem inteiramente, tal como o ferro que não se amalgama com o barro.
44 No tempo desses reis, o Deus dos céus suscitará um reino que jamais será destruído e cuja soberania jamais passará a outro povo: destruirá e aniquilará todos os outros, enquanto que ele subsistirá eternamente.
45 Foi o que pudeste ver na pedra deslocando-se da montanha sem a intervenção de mão alguma, e reduzindo a migalhas o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. Deus, que é grande, dá a conhecer ao rei a sucessão dos acontecimentos. O sonho é bem exato, e sua interpretação é digna de fé".
Palavra do Senhor.

Salmo - Dn 3
Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

Obras do Senhor, bendizei o Senhor!
Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
Céus do Senhor, bendizei o Senhor!
Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!

Águas do alto céu, bendizei o Senhor!
Potências do Senhor, bendizei o Senhor!

Evangelho - Lucas 21,5-11
Aleluia, aleluia, aleluia.
Permanece fiel até a morte, e a coroa da vida eu te darei! (ap 2,10).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 21 5 como chamassem a atenção de Jesus para a construção do templo feito de belas pedras e recamado de ricos donativos, Jesus disse: 6"Dias virão em que destas coisas que vedes não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído". 7Então o interrogaram: "Mestre, quando acontecerá isso? E que sinal haverá para saber-se que isso se vai cumprir?" 8Jesus respondeu: "Vede que não sejais enganados. Muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu'; e ainda: 'O tempo está próximo'. Não sigais após eles. 9Quando ouvirdes falar de guerras e de tumultos, não vos assusteis; porque é necessário que isso aconteça primeiro, mas não virá logo o fim". 10Disse-lhes também: "Levantar-se-ão nação contra nação e reino contra reino. 11Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

A destruição do famoso Templo de Jerusalém  profetizada  por Jesus,  aconteceu de fato no ano 70  d.C.  E aquela destruição significou a destruição de uma religiosidade somente baseada na Lei, e não na caridade, no amor a Deus e ao próximo. Uma religiosidade egoísta e acima de tudo hipócrita, por parte  dos saduceus.

Jesus é o novo Templo,  assim como nós também podemos ser templos de Deus. Ao receber a Eucaristia, somos templos vivos do Pai celeste, aquele que quis habitar em nós, na pessoa de Jesus eucarístico.  Deste modo, a pessoa humana tem esse privilégio.  De ser habitada pelo Filho de Deus que é o próprio Deus, e Ele provou isso pelos seus milagres.

A família cristã  também pode ser um Templo de Deus, pois ela é uma pequena igreja. 

Antigamente, as pessoas  se reuniam em casa para celebrar a Eucaristia.  Com o aumento da população, foi sendo construídos templos  para  acolher os fiéis reunidos em nome de Deus, o qual se faz presente no meio de nós até hoje, e será assim para  sempre.

O universo por sua  vez, também é um templo de Deus. Pois  o seu Espírito paira sobra as águas,  nas nuvens, na chuva que cai, no sorriso de uma criança,  e na beleza de toda a natureza criada por Deus.

Para aquele povo, a destruição do Templo seria a pior coisa que poderia acontecer.  Por que Deus habitava naquele santo lugar.
E os discípulos mesmo com um ar de incredulidade, perguntaram a Jesus quando essas coisas iriam acontecer, e quais seriam os sinais. Então Jesus alertou os discípulos para que não se deixassem enganar e não seguissem a qualquer voz que se parecesse com a voz dele. Hoje temos muitas vozes que clamam a existência de Deus, que falam em milhares, e pedem muito dinheiro aos seus seguidores.

Caríssimas e caríssimos. Não andemos por caminhos diferentes do Evangelho, não seguimos a vozes que se parecem com a voz de Jesus, mas sim, sigamos a verdadeira palavra, que nos vem pela voz da Igreja.

E ao fazer esta profecia a respeito do famoso Templo de Jerusalém, Jesus estava também se referindo ao fim dos tempos e à sua morte de cruz, seguida da ressurreição. Só que ninguém entendeu esta parte, pois todos os que ouviram Jesus, só pensaram na parte material e visível. 

Prezados irmãos. Não devemos depositar na matéria, o sentido final da nossa vida e a causa primeira  da nossa felicidade. Não nos esqueçamos de que não levaremos nada no nosso caixão. Tudo o que acumulamos ficará para os outros. Assim, nesta vida tudo passa,  tudo tem o seu fim, principalmente a nossa vida biológica. O verdadeiro sentido dessa vida está em viver com os olhos voltados para a vida que dura para sempre, nos preparando para merecê-la um dia.

Na nossa existência terrena, temos de valorizar mais a parte invisível, o mundo espiritual, que é a verdadeira causa da nossa felicidade, principalmente a felicidade futura. Quanto a parte material da nossa vida, ela nunca nos satisfaz, nunca estaremos  verdadeiramente saciados, quanto mais temos mais o queremos, e assim vamos acumulando coisas e dinheiro de modo que não nos sobra tempo para nos dedicar a parte espiritual, a parte mais importante, aquela que nos vai proporcionar  a passagem para a parte verdadeiramente feliz da nossa vida, que é a própria VIDA ETERNA.

Caríssimos. Precisamos valorizar mais os valores definitivos do que os valores transitórios da nossa caminhada terrena. Porque somente os valores definitivos é que vão garantir a nossa plena realização na outra vida. Estejamos,  pois sempre nos preparando, para não sermos pegos de surpresa.  Pois não sabemos quando acontecerá isto, nem qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer.
Se cuida!


José Salviano

Nenhum comentário: