segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Liturgia Diária - Fé como um grão de mostarda.

 Resultado de imagem para Lucas 17,1-6"
1a Leitura - Sabedoria 1,1-7
Leitura do livro da Sabedoria.
1 1Amai a justiça, vós que governais a terra, tende para com o Senhor sentimentos perfeitos, e procurai-o na simplicidade do coração,
2porque ele é encontrado pelos que o não tentam, e se revela aos que não lhe recusam sua confiança; 3com efeito, os pensamentos tortuosos afastam de Deus, e o seu poder, posto à prova, triunfa dos insensatos. 4A Sabedoria não entrará na alma perversa, nem habitará no corpo sujeito ao pecado; 5o Espírito Santo educador (das almas) fugirá da perfídia, afastar-se-á dos pensamentos insensatos, e a iniqüidade que sobrevém o repelirá. 6Sim, a Sabedoria é um espírito que ama os homens, mas não deixará sem castigo o blasfemador pelo crime de seus lábios, porque Deus lhe sonda os rins, penetra até o fundo de seu coração, e ouve as suas palavras. 7Com efeito, o Espírito do Senhor enche o universo, e ele, que tem unidas todas as coisas, ouve toda voz.
Palavra do Senhor.

Salmo - 138/139
Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

Senhor, vós me sondais e conheceis,
sabeis quando me sento ou me levanto;
de longe penetrais meus pensamento,
percebeis quando me deito e quando eu ando,
os meus caminhos vos são todos conhecidos.

A palavra nem chegou à minha língua
e já, o Senhor, a conheceis inteiramente.
Por detrás e pela frente me envolveis;
pusestes sobre mim a vossa mão.
Esta verdade é por demais maravilhosa,
é tão sublime, que não posso compreendê-la.

Em que lugar me ocultarei de vosso espírito?
E para onde fugirei de vossa face?
Se eu subir até os céus, ali estais;
se eu descer até o abismo, estais presente.

Se a aurora me emprestar as suas asas,
para eu voar e habitar no fim dos mares,
mesmo lá vai me guiar a vossa mão
e segurar-me com firmeza a vossa destra.

Evangelho - Lucas 17,1-6
Aleluia, aleluia, aleluia.

Como astros no mundo brilheis, pregando a palavra da vida! (Fl 2,15s)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

17 1Jesus disse também a seus discípulos: "É impossível que não haja escândalos, mas ai daquele por quem eles vêm! 2Melhor lhe seria que se lhe atasse em volta do pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado ao mar, do que levar para o mal a um só destes pequeninos. Tomai cuidado de vós mesmos. 3Se teu irmão pecar, repreende-o; se se arrepender, perdoa-lhe. 4Se pecar sete vezes no dia contra ti e sete vezes no dia vier procurar-te, dizendo: Estou arrependido, perdoar-lhe-ás". 5Os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta-nos a fé!" 6Disse o Senhor: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: 'Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá'".
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 
A nossa fé é medida pelas ações que praticamos em favor do próximo e nos ajudam a levantá-lo. Nas mínimas ações, a nossa fé, mesmo pequenina, pode ser exercitada. Esse exercício fará com que ela cresça e se torne firme. Quem crê em Jesus para as pequenas coisas tornar-se-á forte para enfrentar os grandes desafios. Quando provocamos escândalos, promovemos desunião, levantamos falso testemunho, estamos negando o nosso estágio de Fé. Os escândalos sempre acontecem, mas que eles não aconteçam por nossa causa! Quando advertimos, exortamos e repreendemos as pessoas a quem amamos e torcemos por elas,  precisamos crer que agimos assim, em nome de Deus.   Jesus também nos ensina que é necessário, não somente repreender, ensinar, corrigir o nosso próximo, mas, sobretudo, perdoá-lo sempre. Perdoar todos os dias e nunca deixar de assim fazê-lo! Contudo, para por em prática o que Jesus nos recomenda, necessitamos cada vez mais nos apoderar do dom da fé, pois, somente por ela poderemos praticar o perdão, a reconciliação, e ter serenidade diante das dificuldades. A fé nos dá firmeza para não provocar escândalo e a esperança de fazer muito mais do que nós próprios temos capacidade. Para isso, os discípulos de Jesus pediam-no com insistência: “Senhor, aumenta a nossa fé!” Assim, Jesus também nos recomenda que o mais importante não é propriamente possuir uma grande fé, mas tomar posse do dom da fé que já recebemos no nosso Batismo. Assim, poderemos tomar atitudes concretas de fé, com amor. - Você tem sido sinal de tropeço para alguém? - Como é o seu comportamento, diante das pessoas que esperam algo de você? - Você tem conseguido perdoar? – Como você trata as pessoas que causam escândalo?  - Você tem fé pelo menos do tamanho de um grão de mostarda?
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: