quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Liturgia Diária - Em busca da ovelha perdida.

 Resultado de imagem para Lucas 15,1-10"
1a Leitura - Romanos 14,7-12
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
14 7Nenhum de nós vive para si, e ninguém morre para si.
8Se vivemos, vivemos para o Senhor; se morremos, morremos para o Senhor. Quer vivamos quer morramos, pertencemos ao Senhor. 9Para isso é que morreu Cristo e retomou a vida, para ser o Senhor tanto dos mortos como dos vivos. 10Por que julgas, então, o teu irmão? Ou por que desprezas o teu irmão? Todos temos que comparecer perante o tribunal de Deus. 11Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará glória a Deus. 12Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Palavra do Senhor.

Salmo - 26/27
Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver
na terra dos viventes.

O Senhor é minha luz e salvação;
de quem eu terei medo?
O Senhor é a proteção da minha vida;
perante quem eu tremerei?

Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,
e é só isto que eu desejo:
habitar no santuário do Senhor
por toda a minha vida;
saborear a suavidade do Senhor
e contemplá-lo no seu templo.

Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver
na terra dos viventes.
Espera no Senhor e tem coragem,
espera no Senhor!

Evangelho - Lucas 15,1-10
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
15 1Aproximavam-se de Jesus os publicanos e os pecadores para ouvi-lo.
2Os fariseus e os escribas murmuravam: "Este homem recebe e come com pessoas de má vida!" 3Então lhes propôs a seguinte parábola: 4"Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? 5E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo, 6e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: ‘Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido’. 7Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. 8Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma delas, não acende a lâmpada, varre a casa e a busca diligentemente, até encontrá-la? 9E tendo-a encontrado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: ‘Regozijai-vos comigo, achei a dracma que tinha perdido’. 10Digo-vos que haverá júbilo entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrependa".
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
Ao nos contar esta parábola Jesus nos dá o entendimento claro do método que Deus usa com todos nós, pecadores, necessitados de salvação. Contrariando ao que muitas vezes nós pensamos, Deus não se compraz com a morte do pecador, nem tem o propósito de castigá-lo pelas suas iniquidades. Por causa da nossa fragilidade humana muitas vezes entendemos que aquele que comete um erro precisa ser castigado a fim de pagar a culpa e cremos ser este também o pensamento de Deus para conosco quando pecamos. Neste Evangelho Jesus Cristo nos afirma justamente o contrário: assim como um pastor faz com a ovelha perdida, o Senhor vai à busca do pecador para resgatá-lo e acolhe-lo no Seu redil. Estávamos perdidos no mundo e foi para salvar quem estava perdido que Jesus veio ao mundo. A alegria do céu consiste na conversão dos pecadores da terra. 

Cada pecador que se converte é motivo de alegria no céu. Nós somos para Deus um bem precioso, assim como preciosa é a moeda que a mulher da parábola encontrou. Quanto mais consciência nós tivermos do nosso ser pecador mais poderemos experimentar a misericórdia de Deus que vem ao nosso encontro para nos fazer justiça. O Senhor quer nos dar dignidade, nos tirar da lama, nos oferecer roupa nova, anel e sandálias aos pés, a fim de participarmos também da alegria do céu.  Porém, se não nos consideramos pecadores, se nos justificamos e, como os fariseus e os mestres da lei, nós apontamos somente para o pecado do próximo, nunca poderemos comungar da alegria de Deus. O arrependimento é, portanto, o primeiro passo, para que haja festa no céu. - Você também é uma ovelha fugida? - Você também percebe a alegria de Deus quando se deixa encontrar por Ele? - Você preferiria estar entre as noventa e nove ovelhas “justas”? - Você confia na misericórdia de Deus para com o pecador mesmo que ele seja o pior de todos?


Helena Serpa 

Nenhum comentário: