segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Liturgia Diária - A gratificação dos justos é a ressurreição.


  Resultado de imagem para jesus e fariseus"
1a Leitura - Romanos 11,29-36
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
11 29 Pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.
30 Assim como vós antes fostes desobedientes a Deus, e agora obtivestes misericórdia com a desobediência deles,

31 assim eles são incrédulos agora, em conseqüência da misericórdia feita a vós, para que eles também mais tarde alcancem, por sua vez, a misericórdia. 32 Deus encerrou a todos esses homens na desobediência para usar com todos de misericórdia. 33 Ó abismo de riqueza, de sabedoria e de ciência em Deus! Quão impenetráveis são os seus juízos e inexploráveis os seus caminhos! 34 Quem pode compreender o pensamento do Senhor? Quem jamais foi o seu conselheiro? 35 Quem lhe deu primeiro, para que lhe seja retribuído? 36 Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém.
Palavra do Senhor.

Salmo - 68/69
Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!

Pobre de mim, sou infeliz e sofredor!
Que vosso auxílio me levante, Senhor Deus!
Cantando, eu louvarei o vosso nome
e, agradecido, exultarei de alegria!

Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá
se procurardes o Senhor continuamente!
Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres
e não despreza o clamor de seus cativos.

Sim, Deus virá e salvará Jerusalém,
reconstruindo as cidades de Judá,
onde os pobres morarão, sendo seus donos.
A descendência de seus servos há de herdá-las,
e os que amam o santo nome do Senhor
dentro delas fixarão sua morada

Evangelho - Lucas 14,12-14
Aleluia, aleluia, aleluia.
Se guardais minha palavra, diz Jesus, realmente vós sereis os meus discípulos (Jo 8,31s).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
14 12 Jesus dizia ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: "Quando deres alguma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem os parentes, nem os vizinhos ricos. Porque, por sua vez, eles te convidarão e assim te retribuirão.
13 Mas, quando deres uma ceia, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. 14 Serás feliz porque eles não têm com que te retribuir, mas ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos".
Palavra da Salvação.

Reflexão

Neste Evangelho Jesus nos explica: se fizermos o bem somente a quem pode nos retribuir, já estaremos recebendo o prêmio aqui na terra. Porém, quando realizamos o bem às pessoas que não nos podem ressarcir, aí então, a nossa recompensa virá do céu. Portanto, a nossa motivação para fazer as coisas do nosso dia a dia é também um parâmetro para a nossa felicidade eterna, pois, a gratificação dos justos é a ressurreição. Neste sentido precisamos  avaliar qual é o nosso interesse quando escolhemos as nossas amizades, qual é o valor com o qual cotejamos as pessoas, sejam elas, ricas ou pobres. Qual é o nosso interesse quando cultivamos os nossos relacionamentos, se o que estamos buscando aqui na terra servirá apenas para que tenhamos uma vida cheia de regalias ou se estamos caminhando em busca do reino de Deus. Assim, pois, Jesus nos recomenda: "convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. "Então tu serás feliz!"  Seguindo os ensinamentos de Jesus somos felizes quando damos atenção e participamos da vida de todos aqueles (as) que se sentem marginalizados (as) cheios (as) de defeitos (as);  aqueles (as) que nunca esperariam ser chamados (as) e notados (as) por nós. Na festa da nossa vida ninguém poderá ser excluído.  As nossas conquistas devem ser partilhadas com todos, sem exceção, sem preconceito e discriminação. Seremos felizes  e livres de nós mesmos quando formarmos unidade com todas as pessoas, tendo uma só alma, um só coração e um só ideal em Jesus Cristo!
-Qual é a sua motivação quando escolhe suas amizades?  - Você costuma acolher a todas as pessoas, ricas ou pobres?  - Você senta-se à mesa com os ricos e com os pobres? - Reflita sobre a mensagem deste Evangelho!
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: