segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Liturgia Diária - O Cego de Jericó.

 Resultado de imagem para o cego de jerico"
1a Leitura - 1 Macabeus 1,10-15.41-43.54-57.62-64
Leitura do primeiro livro dos Macabeus.
1 10Puseram todos o diadema depois de sua morte, e, após eles, seus filhos durante muitos anos; e males em quantidade multiplicaram-se sobre a terra.
11Desses reis originou-se uma raiz de pecado: Antíoco Epífanes, filho do rei Antíoco, que havia estado em Roma, como refém, e que reinou no ano cento e trinta e sete do reino dos gregos.
12Nessa época saíram também de Israel uns filhos perversos que seduziram a muitos outros, dizendo: "Vamos e façamos alianças com os povos que nos cercam, porque, desde que nós nos separamos deles, caímos em infortúnios sem conta". 13Semelhante linguagem pareceu-lhes boa, 14e houve entre o povo quem se apressasse a ir ter com o rei, o qual concedeu a licença de adotarem os costumes pagãos. 15Edificaram em Jerusalém um ginásio como os gentios, dissimularam os sinais da circuncisão, afastaram-se da aliança com Deus, para se unirem aos estrangeiros e venderam-se ao pecado. 41Então o rei Antíoco publicou para todo o reino um edito, prescrevendo que todos os povos formassem um único povo e 42que abandonassem suas leis particulares. Todos os gentios se conformaram com essa ordem do rei, e 43muitos de Israel adotaram a sua religião, sacrificando aos ídolos e violando o sábado.
54No dia quinze do mês de Casleu, do ano cento e quarenta e cinco, edificaram a abominação da desolação por sobre o altar e construíram altares em todas as cidades circunvizinhas de Judá.
55Ofereciam sacrifícios diante das portas das casas e nas praças públicas,
56rasgavam e queimavam todos os livros da lei que achavam;
57em toda parte, todo aquele em poder do qual se achava um livro do testamento, ou todo aquele que mostrasse gosto pela lei, morreria por ordem do rei.

62Numerosos foram os israelitas que tomaram a firme resolução de não comer nada que fosse impuro, e preferiram a morte antes que se manchar com alimentos;
63não quiseram violar a santa lei e foram trucidados.
64Caiu assim sobre Israel uma imensa cólera.
Palavra do Senhor.

Salmo - 118/119
Vivificai-me, ó Senhor, e guardarei vossa aliança!

Apodera-se de mim a indignação,
vendo que os ímpios abandonam vossa lei.

Mesmo que os ímpios me amarem com seus laços,
nem assim hei de esquecer a vossa lei.

Libertai-me da opressão e da calúnia,
para que eu possa observar vossos preceitos!

Meus opressores se aproximam com maldade;
como estão longe, ó Senhor, de vossa lei!

como estão longe de salvar-se os pecadores,
pois não procuram, ó Senhor, vossa vontade!

Quando vejo os renegados, sinto nojo,
porque foram infiéis à vossa lei.

Evangelho - Lucas 18,35-43
Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

18 35Ao aproximar-se Jesus de Jericó, estava um cego sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo o ruído da multidão que passava, perguntou o que havia. 37Responderam-lhe: "É Jesus de Nazaré, que passa". 38Ele então exclamou: "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!" 39Os que vinham na frente repreendiam-no rudemente para que se calasse. Mas ele gritava ainda mais forte: "Filho de Davi, tem piedade de mim!" 40Jesus parou e mandou que lho trouxessem. Chegando ele perto, perguntou-lhe: 41"Que queres que te faça?" Respondeu ele: "Senhor, que eu veja". 42Jesus lhe disse: "Vê! Tua fé te salvou". 43E imediatamente ficou vendo e seguia a Jesus, glorificando a Deus. Presenciando isto, todo o povo deu glória a Deus.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Jesus disse ao cego: “A tua fé te salvou”.  E a sua fé?  É forte ao ponto de lhe salvar?  Quando não temos fé o suficiente,  tudo de ruim pode nos acontecer.  Aquele homem vivia apavorado  com medo de perder o seu emprego.  E seu medo se espalhava  da sua mente para o seu corpo, levando-o a proceder de acordo com o que ele mas temia.  Ele fazia coisas erradas, cometia muitas falhas, até que o dia esperado chego: Ele finalmente foi despedido. Pois o que ele mais temia lhe aconteceu!

Aquela jovem mulher recém-casada vivia com medo de que o seu jovem esposo lhe abandonasse.  E esta preocupação exagerada e infundada, lhe fez com que  tudo o que ela fazia  contribuísse para que finalmente  o seu grande medo se concretizasse.  Ela não se arrumava  direito, não se comportava como uma mulher deveria  diante do  seu amado...

E assim, infelizmente, aconteceu.  Ele se foi. Apareceu outra que não era tão bonita, mas era mais descontraída, mais convicta  do que se deveria ser  para o homem amado.

O que mais tememos nos acontece. E isso é falta de fé. Após realizar muitas curas, Jesus dizia: “  A tua fé te curou!   Pois para que a fé aconteça, é indispensável que haja fé.  Em Cafarnaum, Jesus não realizou tantos milagres quanto em outros lugares, pois os seus amigos não botava fé nele.  Santo de casa não faz milagres.

Quantos cegos hoje não percebem, não veem que Jesus está passando bem perto deles!

Com o progresso da tecnologia digital e da informática, hoje Jesus está na Internet, na Televisão, além de continuar nos livros nas prateleiras de muitas livrarias. Jesus está no Sacrário, na Hóstia consagrada, na palavra durante a santa Missa, etc.

Além de que o Espírito de Deus está em toda parte, podemos notar que estamos rodeados de Jesus por todos os lados, e muitos nem se dão conta disso. Muitos não percebem, não enxergam, pois eles estão cegos.

E é exatamente aí que entra a nossa parte. Nós, que estamos enxergando, nós que fomos escolhidos, temos a obrigação de avisar aos cegos do mundo de hoje, que Jesus está por perto, que Ele pode resolver os nossos problemas, pode curar a nossa cegueira sem ao menos tocar em nós. Como Ele fez com aquele cego.

Jesus apesar de saber como ninguém o que aquele home queria, perguntou: “Que queres que eu te faça?”, o  homem desesperado, respondeu: Senhor, que eu veja”. Jesus sem tocar nele, sem fazer nenhum geste especial, apenas disse: “Vê! a tua fé te salvou”.

Viu só? A nossa fé pode nos salvar. Muitas vezes pedimos e nada acontece. É por que pedimos apenas com os lábios. Não pedimos acreditando que podemos receber. Não pedimos confiando no poder e na bondade do Todo Poderoso.

A nossa fé pode nos curar, nos salvar de muitas complicações. Se pedirmos o socorro do Alto com fé de verdade, esse socorro com certeza nos virá.

No Evangelho de hoje notamos que algumas pessoas tentaram calar a boca daquele cego, mas não adiantou nada. Ele estava desesperado, não podia deixar passar aquela bela oportunidade de se libertar da sua cegueira! Pois Jesus estra bem ali perto dele. Jesus estava passando, e ele não poderia deixar passar aquela oportunidade! Por isso, ele gritava mais forte ainda.

A pressão daquelas pessoas que mandavam o cego se calar, é uma amostra do desprezo que muitos sentem pelo sofrimento das pessoas.

Que maldade! Pois calar aquele cego era privá-lo daquilo que ele mais desejava. A libertação da sua cegueira!

Mas os seus clamores foram ouvidos pelo Mestre que imediatamente e libertou daquele sofrimento.

Cada um de nós é responsável pela sua cura. Desde que tenhamos fé o suficiente, podemos nos libertar de muitos dos nossos sofrimentos pelo poder de Deus disponível 24 horas ao nosso dispor. 

Para Deus nada é impossível, até mesmo para curar a nossa cegueira mental, e nos devolver uma vida na amizade com Deus e com os irmãos.

Aquele cego foi curado e salvo pelo poder da sua fé no poder de Jesus.

E o mais importante, foi que ele, uma vez curado da cegueira, passou a seguir Jesus.

Senhor. Que eu veja também! Que eu sempre te siga!

 

 

  José Salviano.

Nenhum comentário: