sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Liturgia Diária – Os sinais do reino de Deus.

 Resultado de imagem para Lucas 21, 29-33"
1a Leitura - Daniel 7,2-14
Leitura da profecia de Daniel.
Eu, Daniel, 7 2 via, no transcurso de minha visão noturna, os quatro ventos do céu precipitarem-se sobre o Grande Mar.
3 Surgiram das águas quatro grandes animais, diferentes uns dos outros.

4 O primeiro parecia-se com um leão, mas tinha asas de águia. Enquanto o olhava, suas asas foram-lhe arrancadas, foi levantado da terra e erguido sobre seus pés como um homem, e um coração humano lhe foi dado.
5 Apareceu em seguida outro animal semelhante a um urso; erguia-se sobre um lado e tinha à boca, entre seus dentes, três costelas. Diziam-lhe: "Vamos! Devora bastante carne!" 6 Depois disso, vi um terceiro animal, idêntico a uma pantera, que tinha nas costas quatro asas de pássaro; tinha ele também quatro cabeças. O império lhe foi atribuído.
7 Finalmente, como eu contemplasse essas visões noturnas, vi um quarto animal, medonho, pavoroso e de uma força excepcional. Possuía enormes dentes de ferro; devorava, depois triturava e pisava aos pés o que sobrava. Ao contrário dos animais precedentes, ostentava dez chifres.

8 Como estivesse ocupado em observar esses chifres, eis que surgiu, entre eles outro chifre menor, e três dos primeiros foram arrancados para dar-lhe lugar. Este chifre tinha olhos idênticos aos olhos humanos e uma boca que proferia palavras arrogantes.
9 Continuei a olhar, até o momento em que foram colocados os tronos e um ancião chegou e se sentou. Brancas como a neve eram suas vestes, e tal como a pura lã era sua cabeleira; seu trono era feito de chamas, com rodas de fogo ardente.
10 Saído de diante dele, corria um rio de fogo. Milhares e milhares o serviam, dezenas de milhares o assistiam! O tribunal deu audiência e os livros foram abertos.
11 Olhei então, devido à balbúrdia causada pelos discursos arrogantes do chifre, olhei até o momento em que o animal foi morto, seu corpo subjugado e a fera jogada ao fogo.

12 Quanto aos outros animais, o domínio lhes foi igualmente retirado, mas a duração de sua vida foi fixada até um tempo e uma data.
13 Olhando sempre a visão noturna, vi um ser, semelhante ao filho do homem, vir sobre as nuvens do céu: dirigiu-se para o lado do ancião, diante de quem foi conduzido.
14 A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído.
Palavra do Senhor.

Salmo - Dn 3
Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

Montes e colinas, bendizei o Senhor!
Plantas da terra, bendizei o Senhor!
Mares e rios, bendizei o Senhor!

Fontes e nascentes, bendizei o Senhor!
Baleias e peixes, bendizei o Senhor!

Pássaros do céu, bendizei o Senhor!
Feras e rebanhos, bendizei o Senhor!

Evangelho - Lucas 21, 29-33
Aleluia, aleluia, aleluia.
Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! (Lc 21,28).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

2129Jesus acrescentou ainda esta comparação: "Olhai para a figueira e para as demais árvores.
30Quando elas lançam os brotos, vós julgais que está perto o verão. 31Assim também, quando virdes que vão sucedendo estas coisas, sabereis que está perto o Reino de Deus. 32Em verdade vos declaro: não passará esta geração sem que tudo isto se cumpra. 33Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão".
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
Meditando com este Evangelho, nós percebemos que há certos sinais que nos são fáceis de visualizar aqui na terra: ventania, nuvens sobrecarregadas de chuvas, calor forte, o tempo propício para colher os frutos, árvores carregadas de flores e tudo que nos remete a algum pensamento em relação ao clima e ao tempo. O exemplo da figueira nos alerta a não ficarmos alienados (as) e sim, atentos aos sinais do reino de Deus que é construído sutilmente dentro de nós, no nosso dia a dia, na nossa caminhada com Ele, apesar de quase não o perceber. Ele, então, nos ensina a entender e perceber a presença do reino de Deus em nós, assim como percebemos o aspecto das coisas que vivenciamos. 
 
Assim como há a aparência externa também há sinalização de que o reino dos céus está próximo de nós. Esta sinalização nos ocorre quando percebemos a manifestação do Espírito Santo que nos leva a um estado de espírito que antes não conseguíamos alcançar, a saber: coração grato, alegre, em paz, amor aos irmãos, desejo de santidade, misericórdia, perdão. Quando você perceber em si mesmo (a), esses sinais, saiba que o reino de Deus está próximo, isto é, Jesus está em você, agindo e motivando para uma vida nova. Um novo céu e uma nova terra começam a acontecer em nós quando vivenciamos a Palavra do Senhor que nos dá nova direção a fim de que possamos, desde já, viver o Seu reino aqui na terra. O céu e a terra visíveis, um dia passarão, o mundo será renovado e o reino de Deus, definitivamente, será estabelecido quando Jesus voltar! No entanto, desde já e no agora da nossa vida podemos distinguir os seus sinais.  - Você sabe diagnosticar o que se passa dentro do seu coração? – Onde está o reino de Deus? – Quais são os sinais de que o reino de Deus está perto de você? – Como o reino de Deus pode acontecer dentro do coração do homem?
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: