quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Liturgia Diária - A cura na caminhada.

Resultado de imagem para a cura do dez leprosos"

1a Leitura - Sabedoria 6,1-11
Leitura do livro da Sabedoria.
6 1Ouvi, pois, ó reis, e entendei; aprendei vós que governais o universo!
2Prestai ouvidos, vós que reinais sobre as nações e vos gloriais do número de vossos povos!
3Porque é do Senhor que recebestes o poder, e é do Altíssimo que tendes o poderio; é ele que examinará vossas obras e sondará vossos pensamentos!
4Se, ministros do reino, vós não julgastes eqüitativamente, nem observastes a lei, nem andastes segundo a vontade de Deus,
5ele se apresentará a vós, terrível, inesperado, porque aqueles que dominam serão rigorosamente julgados.
6Ao menor, com efeito, a compaixão atrai o perdão, mas os poderosos serão examinados sem piedade.
7O Senhor de todos não fará exceção para ninguém, e não se deixará impor pela grandeza, porque, pequenos ou grandes, é ele que a todos criou, e de todos cuida igualmente;
8mas para os poderosos o julgamento será severo.
9É a vós, pois, ó príncipes, que me dirijo, para que aprendais a Sabedoria e não resvaleis,
10porque aqueles que santamente observarem as santas leis serão santificados, e os que as tiverem estudado poderão justificar-se.
11Anelai, pois, pelas minhas palavras, reclamai-as ardentemente e sereis instruídos.
Palavra do Senhor.

Salmo - 81/82
Levantai-vos, ó Senhor, julgai a terra! 
"Fazei justiça aos indefesos e aos órfãos, 
ao pobre e ao humilde absolvei! 
Libertai o oprimido, o infeliz, 
da mão dos opressores arrancai-os!" 
Eu disse: "Ó juízes, vós sois deuses, 
sois filhos todos vós do Deus Altíssimo! 
E, contudo, como homens morrereis, 
caireis como qualquer dos poderosos!"

Evangelho - Lucas 17,11-19
Aleluia, aleluia, aleluia.
Em tudo Daigraças, pois esta é a vontade de Deus para convosco, em Cristo o Senhor (1Ts 5,18),

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

17 11Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus passava pelos confins da Samaria e da Galiléia. 12Ao entrar numa aldeia, vieram ao encontro de Jesus dez leprosos, que pararam ao longe e elevaram a voz, clamando: 13"Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!" 14Jesus viu-os e disse-lhes: "Ide, mostrai-vos ao sacerdote". E quando eles iam andando, ficaram curados. 15Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz. 16Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia. E era um samaritano. 17Jesus lhe disse: "Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove? 18Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus?!" 19E acrescentou: "Levanta-te e vai, tua fé te salvou".
Palavra da Salvação.

Reflexão 

Aqueles leprosos que encontraram Jesus no caminho de Jerusalém eram homens excluídos do convívio com a comunidade, considerados impuros e indignos de apreço e atenção. Diante de Jesus e reconhecendo a sua miséria eles suplicaram não a cura, mas a Sua compaixão, dizendo: “Jesus, mestre, tem compaixão de nós!”  Uma única recomendação Jesus lhes fez: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”, e, no caminho, eles foram curados. Era costume daquela época, quando um leproso ficava curado apresentar-se ao sacerdote para que fosse reintegrado no meio da sociedade. 

O leproso que voltou agradecido era um estrangeiro e não fazia parte do povo de Israel, no entanto, veio glorificando a Deus em voz alta pela sua cura, atirando-se aos pés de Jesus com o rosto por terra numa atitude concreta de profunda reverência e reconhecimento. Por essa razão Jesus elogiou o seu gesto e o exaltou, admirando-se dos outros nove leprosos que não haviam voltado. Diante disso concluímos que não basta somente reconhecer a nossa miséria e ter consciência de que somos pecadores (as) necessitados (as) do perdão e da misericórdia de Deus. Precisamos, também, de coração, suplicar e confessar o nosso pecado demonstrando o nosso desejo de conversão, com humildade e contrição como eles o fizeram.  Necessitamos também nos colocar de prontidão para obedecer ao que o Senhor nos propõe. Quando obedecemos ao Senhor e decidimos caminhar dando o primeiro passo, as grandes e pequenas obras do Senhor começam a acontecer na nossa vida. Nós também, somos pecadores e indignos porque com o nosso pecado maculamos o Corpo de Cristo, mas podemos ser curados dessa lepra se obedecermos a Palavra de Cristo e procurarmos um sacerdote que nos reintegre na Igreja.  Finalmente, precisamos saber expressar a nossa gratidão em gestos e atitudes concretas e não somente com palavras ou intenções.   

Um coração agradecido é reconhecido por Deus, mesmo que seja o de um estrangeiro e não faça parte do Seu povo. – Você reconhece o seu ser pecador necessitado de perdão?  - Você costuma procurar um sacerdote para receber o perdão dos pecados? - Qual é a sua atitude quando recebe uma graça do Senhor?  – Você teria depois voltado para dar glória a Deus, com gratidão?   


Helena Serpa

Nenhum comentário: