quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Liturgia Diária - O caminho é caminhar.

 Resultado de imagem para Lucas 13,31-35"
1a Leitura - Romanos 8,31-39
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
8 31Que diremos depois disso? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
32Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas que por todos nós o entregou, como não nos dará também com ele todas as coisas? 33Quem poderia acusar os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34Quem os condenará? Cristo Jesus, que morreu, ou melhor, que ressuscitou, que está à mão direita de Deus, é quem intercede por nós! 35Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada? 36Realmente, está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia inteiro; somos tratados como gado destinado ao matadouro. 37Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou. 38Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, 39nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Palavra do Senhor.


Salmo - 108/109
Salvai-me, Senhor, segundo a vossa bondade!

Agi a meu favor, ó Senhor Deus,
por amor do vosso nome, libertai-me,
pois vossa lealdade é benfazeja!
Necessitado e infeliz, eis o que sou,
dentro de mim meu coração está ferido!

Senhor, meu Deus, vinde ajudar-me e salvar-me
segundo vosso amor e compaixão.
Para que nisso reconheçam vossa mão
e saibam que sois vós que o fizestes!

Celebrarei o meu Senhor em alta voz,
em meio à multidão hei de louvá-lo.
Pois ele defende o indigente e o salva
daqueles que condenam sua alma.

Evangelho - Lucas 13,31-35
Aleluia, aleluia, aleluia.
Bendito é o rei que vem em nome do Senhor! Glória a Deus nos altos céus e na terra paz aos homens! (Lc 19,38;2,14)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
13 31No mesmo dia chegaram alguns dos fariseus, dizendo a Jesus: "Sai e vai-te daqui, porque Herodes te quer matar".
32Disse-lhes ele: "Ide dizer a essa raposa: eis que expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e ao terceiro dia terminarei a minha vida. 33É necessário, todavia, que eu caminhe hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não é admissível que um profeta morra fora de Jerusalém. 34Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os enviados de Deus, quantas vezes quis ajuntar os teus filhos, como a galinha abriga a sua ninhada debaixo das asas, mas não o quiseste! 35Eis que vos ficará deserta a vossa casa. Digo-vos, porém, que não me vereis até que venha o dia em que digais: 'Bendito o que vem em nome do Senhor!'"
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 
Apesar dos fariseus na sua ignorância O prevenirem de que Herodes procurava matá-lo, Jesus caminhava firmemente para Jerusalém onde teria que cumprir com a Sua Missão. Por isso mesmo não estava preocupado com o que Herodes poderia fazer com Ele, e, afirmava que continuaria operando milagres até que seus dias terminassem. Jesus não queria parar, Ele sabia muito bem o que o esperava em Jerusalém, mas era para lá que deveria caminhar.  Jerusalém era a cidade santa, onde estava erguido o templo e seria lá que Jesus morreria e, depois de três dias, ressuscitaria. Jerusalém é também para nós, hoje, o nosso destino, é a Jerusalém celeste para onde caminhamos.

 O caminho é caminhar, pois Jesus Cristo já abriu o caminho para nós, portanto, não precisaremos ser flagelados nem crucificados, pois, Ele mesmo já o foi por nós. Todavia, necessitamos caminhar com coragem para atravessar os vales sombrios da nossa vida, na certeza de que com Ele nós sairemos vitoriosos. Jesus ainda chora por Jerusalém, isto é, por aqueles que não O acolhem, não O escutam e, como para os judeus naquele tempo, também prevê para os descrentes de hoje um tempo de abandono e dispersão. Somos missionários do Senhor, e enquanto aqui estamos temos a missão de ir em busca de todos aqueles que não acolhem a Jesus como Salvador e Senhor e, por isso, como os judeus - vivem abandonados, sem templo somente à espera da morte. Se cumprirmos bem a nossa missão, estejamos certos de que um dia todos dirão: "Bendito aquele que vem em nome do Senhor!" Ai, então, Jesus será reconhecido por todos. - Você tem caminhado em busca da santidade? - Você foge da realidade quando percebe algum indício de sofrimento? – Em algum momento você teve vontade de parar de caminhar? - Você tem seguido os passos de Jesus Cristo? - Será que Jesus também chora por você assim como chorou por causa de Jerusalém? 


Helena Serpa

Nenhum comentário: