sábado, 19 de outubro de 2019

Liturgia Diária - Testemunhando o poder do Espírito Santo.

 Resultado de imagem para jesus e seus discípulos
1a Leitura - Romanos 4,13.16-18
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
4 13 Com efeito, não foi em virtude da lei que a promessa de herdar o mundo foi feita a Abraão ou à sua posteridade, mas em virtude da justiça da fé.
16 Logo, é pela fé que alguém se torna herdeiro. Portanto, gratuitamente; e a promessa é assegurada a toda a posteridade de Abraão, não somente aos que procedem da lei, mas também aos que possuem a fé de Abraão, que é pai de todos nós.
17 Em verdade, está escrito: “Eu te constituí pai de muitas nações”; (nosso pai, portanto) diante dos olhos daquele em quem acreditou, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência as coisas que estão no nada.
18 Esperando, contra toda a esperança, Abraão teve fé e se tornou pai de muitas nações, segundo o que lhe fora dito: “Assim será a tua descendência”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 104/105
O Senhor se lembra sempre da aliança.

Descendentes de Abraão, seu servidor,
e filhos de Jacó, seu escolhido,
ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus,
vigoram suas leis em toda a terra.

Ele sempre se recorda da aliança,
promulgada a incontáveis gerações;
da aliança que ele fez com Abraão
e do seu santo juramento a Isaac.

Ele lembrou-se de seu santo juramento,
que fizera a Abraão, seu servidor.
Fez sair, com grande júbilo, o seu povo
e seus eleitos entre gritos de alegria.

Evangelho - Lucas 12,8-12
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito Santo, a verdade, de mim irá testemunhar; e vós minhas testemunhas sereis em todo lugar (Jo 15,26s).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12 8"Todo o que me reconhecer diante dos homens, também o Filho do Homem o reconhecerá diante dos anjos de Deus;
9mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão. 11Quando, porém, vos levarem às sinagogas, perante os magistrados e as autoridades, não vos preocupeis com o que haveis de falar em vossa defesa, 12porque o Espírito Santo vos inspirará naquela hora o que deveis dizer".
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 
O nosso testemunho é muito importante para que o reino de Deus aconteça aqui na terra. Às vezes pensamos que Deus não precisa de nós e da nossa adesão ao Seu projeto de salvação para a humanidade, no entanto, Jesus, neste Evangelho, nos diz que o nosso testemunho diante dos homens é condição para que Ele também dê testemunho de nós diante dos “anjos de Deus”. Consequentemente, se o renegarmos, e, diante dos homens fizermos de conta que não o conhecemos, também seremos desconhecidos por Ele, diante dos anjos de Deus.
 
Renegar Jesus é desconhecê-Lo e não atribuir a Ele tudo o que temos e o que possuímos. Todas às vezes em que negamos o poder do Espírito e vacilamos em dar testemunho do Evangelho, porque não nos achamos capacitados, talvez estejamos pecando contra o Espírito Santo. Quando não confiamos na força e no poder do Espírito Santo, nós estamos ofendendo a Deus, pois, o Espírito é o prometido do Pai e não pode falhar. É confiando na manifestação do Espírito Santo por meio de nós que podemos anunciar a Palavra e testemunhar ao mundo as maravilhas e prodígios que nos acontecem e assim termos diante de Deus o testemunho dos anjos a nosso favor. – Você confia no poder do Espírito mesmo que não se ache capacitada? – Você tem recusado alguma missão na obra de evangelização porque não se acha capaz? – Isso não será um pecado contra o Espírito Santo? – Reflita mais sobre isso.
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: