segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Liturgia Diária - "Alegra-te cheia de graça, o senhor está contigo!"


 
Resultado de imagem para Lc1,26-38
1a Leitura - Atos 1,12-14
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
1 12 Voltaram eles então para Jerusalém do monte chamado das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, distante uma jornada de sábado.
13 Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago. 14 Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele.
Palavra do Senhor.

Salmo - Lc 1
Bendita sejais, ó virgem Maria;
trouxestes no ventre a palavra eterna!

A minha alma engrandece ao Senhor,
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu salvador.

Pois ele viu a pequenez de sua serva,
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez por mim maravilhas
e santo é o seu nome!

Seu amor, de geração em geração,
chega a todos os que o respeitam.
Demonstrou o poder de seu braço,
dispersou os orgulhosos.

Derrubou os poderosos de seus tronos
e os humildes exaltou.
De bens saciou os famintos
e despediu, sem nada, os ricos.

Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor,
como havia prometido aos nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

Evangelho - Lucas 1,26-38
Aleluia, aleluia, aleluia.
Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra! (Lc 1,28)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
1 26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27 a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28 Entrando, o anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo". 29 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. 30 O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, 33 e o seu reino não terá fim". 34 Maria perguntou ao anjo: "Como se fará isso, pois não conheço homem?" 35 Respondeu-lhe o anjo: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, 37 porque a Deus nenhuma coisa é impossível". 38 Então disse Maria: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo afastou-se dela.
Palavra da Salvação.

Reflexão

O Evangelho que a  liturgia de hoje nos convida a refletir, nos mostra, que os planos de Deus, não seguem a lógica dos homens. Deus não quis chegar até a nós, por si só, Ele quis depender de um abrigo humano, passar pelo o mesmo processo que nós passamos no ventre de nossas mães! A escolhida para fazer este caminho, foi Maria, uma humilde jovenzinha de uma cidadezinha situada aos redores da Galileia chamada Nazaré! Foi a esta jovem, prometida em casamento a um homem chamado José, que Deus enviou um mensageiro para fazer-lhe uma proposta desafiadora: gerar o Filho de Deus, àquele que iria libertar o povo da escravidão do pecado.
A partir do encontro entre o anjo Gabriel e Maria, horizontes se abriram, um novo tempo começa a despontar.
O texto nos convida a contemplar o mistério da encarnação, deixando Jesus entrar na nossa vida, como Maria deixou que Ele entrasse na  sua vida!
O projeto idealizado por Deus, para salvar a humanidade corrompida pelo o pecado, começa a se desenvolver a partir do sim de Maria!
Na sua simplicidade, Maria estava longe de compreender o projeto de Deus que começaria  através dela! Tudo o que lhe fora comunicado pelo o Anjo, era grande demais para sua compreensão, mas mesmo sem compreender, Maria não hesitou em dar o seu “sim” a Deus. 
 
As incertezas de Maria deram lugar a certeza, quando o Anjo lhe revelara a promessa de Deus dizendo-lhe, que o Espírito Santo lhe daria total assistência no processo da encarnação. Confiante, de que o Espírito Santo lhe daria a força necessária para que ela pudesse levar em frente a missão que Deus lhe confiara, Maria abraçou por inteiro o projeto de Deus! Com o “sim” de Maria, o sonho de Deus tornou viável, iniciou-se a construção de um novo Reino, um Reino de amor de justiça e de paz!        
 
Uma das mais belas formas de agradecermos a Deus por tamanho amor, é responder ao seu chamado com o “sim” de Maria, um sim sincero, que não fique somente na palavra, mas que a exemplo desta grande Mulher, nos coloque em movimento, à  serviço do Reino!     
Para dizer “Sim” a Deus, não precisamos saber exatamente o que Ele quer de nós, basta nos colocarmos diante Dele como servos, como fez Maria: Eis aqui o (a) servo (a) do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade!”
Com Maria, e como Maria, apresentemo-nos a Deus, com o firme propósito de dar Ele o nosso sim, um sim de fidelidade ao seu projeto de vida nova para todos!
Com o seu exemplo, Maria nos ensina um jeito simples de sermos de Deus, que é sendo inteiros no amor! Ela foi inteira de Deus, ao realizar a sua vontade. A Mãe de Jesus  abriu mão de todos os seus projetos pessoais, para viver o projeto de Deus!
A oração proferida pelo Anjo, no encontro com aquela que geraria o Filho de Deus, continua na boca e no coração de todos aqueles que veem em Maria, a ternura materna do Pai.
Ave Maria cheia de graça...


Olívia Coutinho

Nenhum comentário: