domingo, 6 de outubro de 2019

27º Domingo do Tempo Comum - Servo de coração contrito!


 Resultado de imagem para jesus e seus discípulos
1a Leitura - Habacuc 1,2-3;2,2-4
Leitura da profecia de Habacuc.
1 1Oráculo recebido em visão pelo profeta Habucuc.
2Até quando, Senhor, implorarei sem que escuteis? Até quando vos clamarei: "Violência!", sem que venhais em socorro?
3Por que me mostrais o espetáculo da iniqüidade, e contemplais vós mesmo essa desgraça? Só vejo diante de mim opressão e violência, nada mais que discórdias e contendas,
2 2E o Senhor respondeu-me assim: "Escreve esta visão, grava-a em tabuinhas, para que ela possa ser lida facilmente;
3porque há ainda uma visão para um termo fixado, ela se aproxima rapidamente de seu termo e não falhará. Mas, se tardar, espera-a, porque ela se realizará com toda a certeza e não falhará.
4Eis que sucumbe o que não tem a alma íntegra, mas o justo vive por sua fidelidade".
Palavra do Senhor.

Salmo - 94/95
Não fecheis o coração; ouvi vosso Deus!
Vinde, exultemos de alegria no Senhor,
aclamemos o rochedo que nos salva!
Ao seu encontro, caminhemos com louvores
e, com cantos de alegria, o celebremos!

Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra,
e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
Porque ele é o nosso Deus, nosso pastor,
e nós somos o seu povo e seu rebanho,
as ovelhas que conduz com sua mão.

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:
"Não fecheis os corações como em Meriba,
como em Massa, no deserto, aquele dia,
em que outrora vossos pais me provocaram,
apesar de terem visto as minhas obras".
2a Leitura - 2 Timóteo 1,6-8.13-14
Leitura da segunda carta de são Paulo a Timóteo.
1 6Por esse motivo, eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos.
7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria. 8Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. 13Toma por modelo os ensinamentos salutares que recebeste de mim sobre a fé e o amor a Jesus Cristo. 14Guarda o precioso depósito, pela virtude do Espírito Santo que habita em nós.
Palavra do Senhor.
Evangelho - Lucas 17,5-10
Aleluia, aleluia, aleluia.
A palavra do Senhor permanece para sempre; e esta é a palavra que vos foi anunciada (1Pd 1,25).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
17 5Os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta-nos a fé!"
6Disse o Senhor: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: ‘Arranca-te e transplanta-te no mar’, e ela vos obedecerá. 7Qual de vós, tendo um servo ocupado em lavrar ou em guardar o gado, quando voltar do campo lhe dirá: ‘Vem depressa sentar-te à mesa?’ 8E não lhe dirá ao contrário: ‘Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto como e bebo, e depois disto comerás e beberás tu?’ 9E se o servo tiver feito tudo o que lhe ordenara, porventura fica-lhe o senhor devendo alguma obrigação? 10Assim também vós, depois de terdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos servos como quaisquer outros; fizemos o que devíamos fazer’".
Palavra da Salvação.

Reflexão 
O que nos leva a ser um servo de coração contrito, é a fé em Jesus Cristo.  Na certeza de que, se não conseguimos fazer tudo o que é necessário, pelo menos o nosso empenho, o nosso zelo e a nossa perseverança, sejam a amostra de que somos operários e operárias fiéis do reino dos céus e que já recebemos o nosso salário. Por isso, neste Evangelho Jesus nos dá lições sobre a questão da fé. Quase sempre estamos admitindo que a nossa fé é pequena e fraca, e, por isso, como os apóstolos também pedimos: "Senhor, aumenta a nossa fé!" O Senhor, porém, nos mostra que, mesmo uma fé pequenina como um grão de mostarda nos fará transportar árvores de um lugar para o outro. 
Diante desta afirmação percebemos que não estamos usando nem um pouco da pequena fé que atinamos possuir. Se usássemos o dom da fé que recebemos no nosso Batismo e não o deixássemos "guardado" dentro de nós, com certeza o nosso serviço ao Senhor seria também muito mais consciente e, por isso, mais frutífero. Quando prestarmos algum serviço ao reino de Deus nós o deveremos realizar como parte da nossa condição de servos e de servas fiéis e não para receber honrarias e esperar elogios. Por isso, Jesus nos diz: " quando vocês tiverem feito tudo o que vos mandaram, dizei: "somos servos inúteis: fizemos o que devíamos fazer!"   Jesus Cristo deu a vida por todos nós, portanto, Ele é o nosso Senhor! A Ele devemos servir com confiança e destemor, por essa razão não podemos esperar por regalias e privilégios. - Quando presta algum serviço no reino de Deus você espera elogios e regalias? - Você fica triste quando não comentam a sua atuação positivamente? - Quando é chamado (a) para algum ministério ou trabalho na comunidade você vai de boa vontade ou contrariado (a)? - Você acha que já está fazendo muito e que já precisa descansar? - Converse com o Senhor sobre isso!


Helena Serpa

Nenhum comentário: