domingo, 13 de outubro de 2019

28º Domingo do Tempo Comum - Ao longo do caminho.


 Resultado de imagem para dez leprosos
1a Leitura - 2 Reis 5,14-17
Leitura do segundo livro dos Reis.
2 14Naamã desceu ao Jordão e banhou-se ali sete vezes, como lhe ordenara o homem de Deus, e sua carne tornou-se tenra como a de uma criança.
15Voltando então para o homem de Deus, com toda a sua comitiva, entrou, apresentou-se diante dele e disse: "Reconheço que não há outro Deus em toda a terra, senão o de Israel. Aceita este presente do teu servo". 16"Pela vida do Senhor a quem sirvo, replicou Eliseu, não aceitarei nada". E apesar da instância de Naamã, ele recusou. 17Então Naamã disse: "Se não o aceitas, permite ao menos que se dê ao teu servo da terra deste país, tanto quanto possam carregar duas mulas, porque doravante este teu servo não oferecerá mais holocausto nem sacrifício a outros deuses, mas só ao Senhor".
Palavra do Senhor.

Salmo - 97/98
O Senhor fez conhecer a salvação
e às nações revelou sua justiça.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo
alcançaram-lhe a vitória.

O Senhor fez conhecer a salvação
e, às nações, sua justiça;
recordou o seu amor sempre fiel
pela casa de Israel.

Os confins do universo contemplaram
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,
alegrai-vos e exultai!

2a Leitura - 2 Timóteo 2,8-13
Leitura da segunda carta de são Paulo a Timóteo.
2 8Lembra-te de Jesus Cristo, saído da estirpe de Davi e ressuscitado dos mortos, segundo o meu Evangelho,
9pelo qual estou sofrendo até as cadeias como um malfeitor. Mas a palavra de Deus, esta não se deixa acorrentar. 10Pelo que tudo suporto por amor dos escolhidos, para que também eles consigam a salvação em Jesus Cristo, com a glória eterna. 11Eis uma verdade absolutamente certa: Se morrermos com ele, com ele viveremos. 12Se soubermos perseverar, com ele reinaremos. 13Se, porém, o renegarmos, ele nos renegará. Se formos infiéis... ele continua fiel, e não pode desdizer-se.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Lucas 17,11-19
Aleluia, aleluia, aleluia.
Em tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus convosco em Cristo Jesus (1Ts 5,18).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
17 11Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus passava pelos confins da Samaria e da Galiléia.
12Ao entrar numa aldeia, vieram-lhe ao encontro dez leprosos, que pararam ao longe e elevaram a voz, clamando: 13Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! 14Jesus viu-os e disse-lhes: "Ide, mostrai-vos ao sacerdote". E quando eles iam andando, ficaram curados. 15Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz. 16Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia. E era um samaritano. 17Jesus lhe disse: "Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove? 18Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus?!" 19E acrescentou: "Levanta-te e vai, tua fé te salvou".
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
Os dez leprosos que vieram ao encontro de Jesus, foram curados enquanto estavam caminhando, isto é, enquanto obedeciam às ordens de Jesus. Nós sabemos que, àquela época, quando um leproso era curado, apresentava-se ao sacerdote a fim de ser reintegrado ao convívio social.   A lepra para nós significa o pecado que nos tira a harmonia com Deus e com a Igreja e faz com que nos sintamos diferentes e alheios aos nossos outros irmãos. Somente o fato de reconhecermos a nossa lepra, isto é, o nosso pecado, de desejarmos o perdão e a cura do nosso coração não é suficiente, para que retornemos ao convívio com Deus e com os irmãos. Por isso, Jesus também manda que nos apresentemos ao sacerdote a fim de que sejamos reintegrados à ação da graça santificante e, assim, possamos desfrutar das bênçãos que nós recebemos no nosso Batismo. Necessitamos também do perdão da Igreja, Corpo do qual nós pertencemos e a quem nós ofendemos e magoamos quando pecamos. 

Nesse Evangelho Jesus também nos ensina a sermos agradecidos e reconhecidos diante da misericórdia de Deus. O perdão dos nossos pecados e das nossas transgressões é um puro ato de amor da parte do Senhor. Por isso, precisamos ser justos (as) e gratos (as) e, como o “leproso agradecido”, glorificar a Deus em alta voz e atirar-se aos pés de Jesus, em oração, num ato de humildade e de gratidão. - Você acha que bastaria somente o seu arrependimento e que não precisaria procurar um sacerdote? - Diante do que Jesus nos fala hoje você pode ter mudado de opinião? - Você tem procurado o sacramento da confissão? - Você é uma pessoa agradecida a Deus pela Sua misericórdia por você?

Helena Serpa

Nenhum comentário: