sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Liturgia Diária - Que não haja divisão entre irmãos.

 Imagem relacionada
1a Leitura - Joel 1,13-15;2,1-2
Leitura da profecia de Joel.
1 1Oráculo do Senhor dirigido a Joel, filho de Fatuel.
2 Ouvi isto, anciãos, estai atentos, vós todos habitantes da terra! Aconteceu uma coisa semelhante em vossos dias, ou nos dias de vossos pais? 3Narrai-o a vossos filhos, vossos filhos a seus filhos, e estes à geração seguinte! 4O que a lagarta deixou, o gafanhoto devorou; o que deixou o gafanhoto, o roedor devorou; e o que ficou do roedor, o devastador comeu. 5Despertai, ó ébrios, e chorai; bebedores de vinho, lamentai-vos, porque o suco da vinha foi tirado da vossa boca! 6 Minha terra foi invadida por um povo forte e inumerável; seus dentes são dentes de leão, e tem mandíbulas de leoa. 7Devastou o meu vinhedo, destruiu minha figueira, descascou-a completamente, lançou-a por terra e seus ramos tornaram-se brancos. 8Clama como uma virgem cingida de saco para chorar o prometido de sua juventude. 9Já não há oferta nem libação no templo do Senhor. Os sacerdotes, servos do Senhor, estão de luto. 10Os campos estão devastados, o solo enlutado. O trigo foi destruído, o mosto perdido, o óleo estragado. 11Os lavradores estão desamparados, os vinhateiros lamentam-se por causa do trigo e da cevada, porque a colheita foi destruída. 12A vinha secou, a figueira murchou; a romãzeira, a palmeira, a macieira, todas as árvores definham; a alegria, envergonhada, foi para longe dos homens. 13Revesti-vos de sacos, sacerdotes, e batei no peito! Lamentai-vos, ministros do altar! Vinde, passai a noite vestidos de saco, servos de meu Deus! 15Clamai ao Senhor: "Ai, que dia!" O dia do Senhor, com efeito, está próximo, e vem como um furacão desencadeado pelo Todo-poderoso.
2 1Tocai a trombeta em Sião, dai alarme no meu monte santo! Estremeçam todos os habitantes da terra, eis que se aproxima o dia do Senhor,
2dia de trevas e de escuridão, dia nublado e coberto de nuvens. Tal como a luz da aurora, derrama-se sobre os montes um povo imenso e vigoroso, como nunca houve semelhante desde o princípio, nem depois haverá outro até as épocas mais longínquas.
Palavra do Senhor.

Salmo - 9A(9)
O Senhor há de julgar o mundo inteiro com justiça!

O Senhor, de coração vos darei graças,
as vossas maravilhas cantarei!
Em vós exultarei de alegria,
cantarei ao vosso nome, Deus altíssimo! 

Repreendestes as nações, e os maus perdestes,
apagastes o seu nome para sempre.
Os maus caíram no buraco que cavaram,
nos próprios laços foram presos os seus pés. 

Mas Deus sentou-se para sempre no seu torno,
preparou o tribunal do julgamento;
julgará o mundo inteiro com justiça
e as nações há de julgar com equidade.

Evangelho - Lucas 11,15-26
Aleluia, aleluia, aleluia.
Agora o príncipe deste mundo há de ser lançado fora; quando eu for elevado da terra, atrairei para mim todo ser (Jo 12,31s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
11 15Jesus estava expulsando um demônio e alguns diziam: "Ele expele os demônios por Beelzebul, príncipe dos demônios".
16E para pô-lo à prova, outros lhe pediam um sinal do céu. 17Penetrando nos seus pensamentos, disse-lhes Jesus: "Todo o reino dividido contra si mesmo será destruído e seus edifícios cairão uns sobre os outros. 18Se, pois, Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que expulso os demônios por Beelzebul. 19Ora, se é por Beelzebul que expulso os demônios, por quem o expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes! 20Mas se expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente é chegado a vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte guarda armado a sua casa, estão em segurança os bens que possui. 22Mas se sobrevier outro mais forte do que ele e o vencer, este lhe tirará todas as armas em que confiava, e repartirá os seus despojos. 23Quem não está comigo, está contra mim; quem não recolhe comigo, espalha. 24Quando um espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso; não o achando, diz: 'Voltarei à minha casa', donde saí. 25Chegando, acha-a varrida e adornada. 26Vai então e toma consigo outros sete espíritos piores do que ele e entram e estabelecem-se ali. E a última condição desse homem vem a ser pior do que a primeira".
Palavra da Salvação.

Reflexão  
As advertências que Jesus nos faz neste Evangelho são uma motivação para que possamos cultivar no meio de nós bons relacionamentos, não nos deixando dividir, trabalhando contra nós mesmos.  Em tudo o que quisermos construir aqui na terra, nos mais diversos projetos da nossa vida, os nossos planos poderão ruir se permitirmos que haja divisões entre aqueles (as) que o executam. Por isso Jesus diz: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído”.  
 Isto vale para todos os empreendimentos da nossa vida: familiares, sociais, espirituais. O homem foi feito para cultivar relações saudáveis e todo aqueles (as), que estiverem em paz com os seus irmãos e irmãs, estarão em paz com Deus e consigo mesmo (a). Precisamos estar atentos às nossas ações para saber a quem estamos servindo. Podemos dizer que estamos fazendo alguma coisa em Nome de Deus, mas, na realidade, estarmos servindo ao demônio. Tudo o que fizermos para o bem do próximo, de coração e por amor a Deus, com certeza, será em função do reino dos céus. Mas, aquilo que fizermos em função de nós mesmos (as) ou para atender apenas aos nossos interesses egoístas, estará passível de fracasso. O reino de Deus acontece no coração de quem está com Jesus e segue os Seus ensinamentos. O homem precisa ter o pensamento e a mente sempre ocupados com as coisas de Deus. Quando ficamos vagando no nada, damos brecha para que o mal se estabeleça. 
Que possamos nos deixar guiar completamente pelos ensinamentos de Jesus e pelo poder do Espírito para não permitir a intrusão de qualquer ideia ou pensamento que venha do inimigo. - Existe dentro de você algo que possa estar dividindo o seu modo de pensar com Deus ou com o inimigo de Deus? – Em nome de quem você tenta fazer as coisas? – Você não tem se equivocado nos seus projetos pensando que é pelo dedo de Deus que quer conseguir as coisas?  – Você se sente interiormente preenchido (a) pelo poder do Espírito Santo? 
Helena Serpa

Nenhum comentário: