sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Liturgia Diária - A hora é esta.

 Resultado de imagem para Lucas 10,1-9
1a Leitura - 2 Timóteo 4,10-17
Leitura da segunda carta de são Paulo a Timóteo.
2 10 Demas me abandonou, por amor das coisas do século presente, e se foi para Tessalônica. Crescente, para a Galácia; Tito, para a Dalmácia.
11 Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é bem útil para o ministério. 12 Tíquico enviei-o para Éfeso. 13 Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade na casa de Carpo, e também os livros, principalmente os pergaminhos. 14 Alexandre, o ferreiro, me tratou muito mal. O Senhor há de lhe pagar pela sua conduta. 15 Tu também guarda-te dele, porque fez oposição cerrada à nossa pregação. 16 Em minha primeira defesa não houve quem me assistisse; todos me desampararam! (Que isto não seja imputado.) 17 Contudo, o Senhor me assistiu e me deu forças, para que, por meu intermédio, a boa mensagem fosse plenamente anunciada e chegasse aos ouvidos de todos os pagãos. E fui salvo das fauces do leão.
Palavra do Senhor.

Salmo - 144/145
Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso reino glorioso! 

Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem
e os vossos santos, com louvores, vos bendigam!
Narrem a glória e o esplendor do vosso reino
e saibam proclamar vosso poder! 

Para espalhar vossos prodígios entre os homens
e o fulgor de vosso reino esplendoroso.
o vosso reino é um reino para sempre,
vosso poder, de geração em geração. 

É justo o Senhor em seus caminhos,
é santo em toda obra que ele faz.
ele está perto da pessoa que o invoca,
de todo aquele que o invoca lealmente.

Evangelho - Lucas 10,1-9
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor (Jo 15,16).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
10 1 Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.
2 Disse-lhes: “Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. 3 Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. 4 Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. 5 Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa!’ 6 Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. 7 Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa. 8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. 9 Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘O Reino de Deus está próximo’”.
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
O Senhor nos chama para abrir um novo caminho e por meio de nós Ele deseja levar o amor do Pai ao mundo. A nossa missão é muito importante: somos trabalhadores da messe do Senhor, missionários do Seu amor. Ele nos envia e nos orienta a fim de que o nosso trabalho seja frutuoso e não nos percamos no meio do caminho. A nossa postura como anunciadores da Palavra deve ser de prudência, visto que na nossa trajetória estamos sujeitos a enfrentar lobos ferozes, isto é, pessoas que estão a serviço do mal. Porém, a confiança que tivermos no Senhor nos fará vencer todos os desafios.  A nossa vida e o nosso dia a dia deve ser o itinerário que devemos percorrer, pois a todo o momento, e em qualquer circunstância, nós encontraremos os doentes, os necessitados da paz, os carentes de amor e de atenção.  A essas pessoas é que Jesus nos envia.  Ele nos dá a paz e providencia tudo o quanto for preciso para que a nossa missão tenha sucesso.  Por isso não podemos perder tempo: A HORA É ESTA e talvez nem precisemos ir muito longe da nossa casa, aí mesmo onde moramos pode estar aquela pessoa necessitada de conhecer o amor de Deus! – Será que não existe aí perto de você alguém que precisa ter uma experiência com o Amor de Deus? –  Você tem falado de Jesus para alguém? – O seu testemunho é uma prova de que você já teve um encontro com o Salvador? – Você costuma evangelizar? 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: