domingo, 20 de outubro de 2019

29º Domingo do Tempo Comum - Dia mundial das Missões.


 Resultado de imagem para a viuva e o juiz
1a Leitura - Êxodo 17,8-13
Leitura do livro do êxodo.
17 8Amalec veio atacar Israel em Rafidim.
9Moisés disse a Josué: "Escolhe-nos homens e vai combater Amalec. Amanhã estarei no alto da colina com a vara de Deus na mão."
10Josué obedeceu Moisés e foi combater Amalec, enquanto Moisés, Aarão e Hur subiam ao alto da colina.
11E, quando Moisés tinha a mão levantada, Israel vencia, mas logo que a abaixava, Amalec triunfava.
12Mas como se fatigassem os braços de Moisés, puseram-lhe uma pedra por baixo e ele assentou-se nela, enquanto Aarão e Hur lhe sustentavam as mãos de cada lado: suas mãos puderam assim conservar-se levantadas até o pôr-do-sol,
13e Josué derrotou Amalec e seu povo ao fio da espada.
Palavra do Senhor.

Salmo - 120/121
Do Senhor é que vem o meu socorro,
do Senhor que fez o céu e fez a terra.
Eu levanto os meus olhos para os montes:
de onde pode vir o meu socorro?
"Do Senhor é que me vem o meu socorro,
do Senhor que fez o céu e fez a terra!"
Ele não deixa tropeçarem os meus pés,
e não dorme quem te guarda e te vigia.
Oh, não, ele não dorme nem cochila,
aquele que é o guarda de Israel!
O Senhor é o teu guarda, o teu vigia,
é uma sombra protetora à tua direita.
Não vai ferir-te o sol durante o dia,
nem a lua através de toda a noite.
O Senhor te guardará de todo o mal,
ele mesmo vai cuidar da tua vida!
Deus te guarda na partida e na chegada.
ele te guarda desde agora e para sempre!

2a Leitura - 2 Timóteo 3,14-4,2
Leitura da segunda carta de são Paulo a Timóteo.
3 14Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e creste. Sabes de quem aprendeste.
15E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo.
16Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça.
17Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra. 
1Eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino:
2prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Lucas 18,1-8
Aleluia, aleluia, aleluia.
A palavra de Deus é viva e eficaz em suas ações; penetrando os sentimentos, vai ao íntimo dos corações (Hb 4,12).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
18 1Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo.
2"Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava pessoa alguma.
3Na mesma cidade vivia também uma viúva que vinha com freqüência à sua presença para dizer-lhe: 'Faze-me justiça contra o meu adversário'.
4Ele, porém, por muito tempo não o quis. Por fim, refletiu consigo: 'Eu não temo a Deus nem respeito os homens;
5todavia, porque esta viúva me importuna, far-lhe-ei justiça, senão ela não cessará de me molestar".
6Prosseguiu o Senhor: "Ouvis o que diz este juiz injusto?"
7Por acaso não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que estão clamando por ele dia e noite? Porventura tardará em socorrê-los?
8Digo-vos que em breve lhes fará justiça. Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?
Palavra da Salvação.

Reflexão

Neste dia mundial das missões, somos despertados a fortalecer o nosso ideal de discípulo missionário, motivados por estas palavras de Jesus: “Ide por todo o mundo, proclamai o evangelho a toda criatura.” Mc16.
Anunciar o evangelho é o anseio de todo àquele que deseja viver e transmitir a sua fé! É o amor a Deus, que motiva milhares de missionários a levarem  ao outro, o que aprenderam do Mestre, possibilitando-o a  conhecer a verdade que liberta.
Como anunciadores da Boa nova do Reino, que caminha dentro do espírito da fé e do compromisso com a igreja missionária, somos convocados a dar continuidade à missão de Jesus, reafirmando, com o nosso testemunho,  a nossa cumplicidade no anuncio do Reino.
 
O mundo está cheio de conflitos, necessitando urgentemente de mais diálogo, de pessoas corajosas que assim como Jesus, não desiste do humano, pessoas comprometidas com o evangelho, que não se curvam diante os desafios, porque acreditam na ação libertadora de Jesus!
No evangelho que a liturgia deste Domingo nos convida a refletir, Jesus ressalta a importância de sermos perseverantes na oração. E para nos conscientizar sobre a necessidade de rezar sempre, Ele nos conta uma parábola. Os dois personagens desta parábola, continuam presentes no mundo de hoje: de um lado, os pobres, clamando por justiça, simbolizados pela viúva, do outro lado, a classe dominante que massacra os pequenos, simbolizada pelo o Juiz desonesto.
O fato da parábola, fazer uma comparação entre o Juiz desonesto e Deus, põe em relevo o contraste entre ambos: ora, se até um Juiz desonesto que não teme a Deus, atende um pedido insistente de uma viúva, imagine Deus, que é Pai, que é puro amor, o que Ele não fará por cada um de nós?
Jesus nos aconselha a sermos insistente com Deus em nossos pedidos, mas tendo  o cuidado de não termos a pretensão de querer convencer a Deus das nossas necessidades, afinal, do que precisamos, Deus  já sabe.

O Sentido das nossas súplicas, deve partir do reconhecimento das nossas fragilidades, da nossa total dependência de Deus, sem Deus não somos nada,
Quem confia somente no potencial humano e não busca o auxílio de Deus, vive como um barco a deriva, sem direção, é levado pelo o  vento, não experimenta a graça de Deus.
O respiro de Jesus era realizar a vontade do Pai, para manter-se fiel a Ele, Jesus rezava incessantemente, podemos constatar isto em várias passagens do evangelho. Se Jesus, que é Deus, sentia necessidade de rezar, imaginemos nós, que somos pecadores!
A oração é um exercício da fé, só reza quem tem fé, quem confia na misericórdia de Deus. 
Da mesma forma que o nosso corpo necessita do alimento material para nos manter de pé, também, a nossa fé, necessita da oração diária para manter-se viva e atuante!
No final do evangelho, nos é deixada uma interrogação: “O Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” Esta pergunta de Jesus, nós não sabemos responde-la, mas ela chama a nossa atenção, sobre a importância de darmos testemunho da nossa fé, pois a caminhada de um povo que busca Deus, é sustentada pelo o testemunho de fé. O nosso testemunho de fé, desperta no outro o desejo de fazer a mesma experiência que fazemos, portanto, temos a responsabilidade de mantermos acesa no mundo, a chama da fé!
A nossa vida tem que ser uma oração, afinal, somos de Deus, filhos da Luz! Tudo o que fazemos de bom é oração, porque o fazemos com amor! Quem vive em Deus, está em constante oração, porque realiza tudo com amor, e toda atitude de amor chega a Deus,

Quem vive em constante oração, reconhece a necessidade de Deus, é  insistente nos seus pedidos, porque acredita na promessa de Jesus: ”... peçam e lhes será dado! Batam, e abrirão a porta para vocês!” Lc11, 9-10
Na Celebração Eucarística, o celebrante diz: “Corações ao Alto. ” E nós respondemos: “ O nosso coração está em Deus.” Coração em Deus, significa um coração em constante oração.
 

Olivia Coutinho

Nenhum comentário: