segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

LITURGIA DIÁRIA - JOÃO BATIZA JESUS!

 Resultado de imagem para O BATISMO DE JESUS
1a Leitura - Isaías 42,1-4.6-7
Leitura do livro do profeta Isaías.

42 1 “Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião.
2 Ele não grita, nunca eleva a voz, não clama nas ruas.
3 Não quebrará o caniço rachado, não extinguirá a mecha que ainda fumega. Anunciará com toda a franqueza a verdadeira religião; não desanimará, nem desfalecerá,
4 até que tenha estabelecido a verdadeira religião sobre a terra, e até que as ilhas desejem seus ensinamentos.
6 Eu, o Senhor, chamei-te realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para ser a aliança com os povos, a luz das nações;
7 para abrir os olhos aos cegos, para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas”.
Palavra do Senhor.


Salmo - 28/29
Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

Filhos de Deus, tributai ao Senhor,
tributai-lhe a glória e o poder!
Dai-lhe a glória devida ao seu nome;
adorai-o com santo ornamento!

Eis a voz do Senhor sobre as águas,
sua voz sobre as águas intensas!
Eis a voz do Senhor com poder!
Eis a voz do Senhor majestosa.

Sua voz no trovão reboando!
No seu templo os fiéis bradam: “Glória!”
É o Senhor que domina os dilúvios,
o Senhor reinará para sempre!

Evangelho - Marcos 1,7-11
Aleluia, aleluia, aleluia.
Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu filho muito amado; escutai-o, todos vós! (Mc 9,7)
Imagem relacionada
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
1 7 João Batista pôs-se a proclamar: "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado.
8 Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo."
9 Ora, naqueles dias veio Jesus de Nazaré, da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão.
10 No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito em forma de pomba sobre ele.
11 E ouviu-se dos céus uma voz: "Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição."
Palavra da Salvação.
 
João Batista percorreu longos caminhos anunciado que o Messias viria e trazeria consigo a mudança para uma vida melhor, porém não contava que batizaria Jesus no rio Jordão, pois seu batismo era de conversão dos pecados e Jesus não tinha pecado para ser limpo, uma vez que nasceu santo. Contudo, João também anunciava que “alguém mais forte” do que ele (Mc 1,7), que trará o Espírito Santo (Mc 1,8) e que não seria digno de desatar suas sandálias. É o reconhecimento de João Batista  que ele não é o Messias esperado e sim apenas um servidor dele. Ao dizer também que o Messias é mais forte, indica que haverá luta, um conflito com forças poderosas. Realmente isso aconteceu!
         Para nós cristãos o batismo deveria ser um sinal de disposição para rever a própria vida e seguir o caminho de Deus traçado por Jesus. Abraçar o propósito de renunciar os males para creditar na pessoa de Jesus o bem. Ser solícito a Deus e encaminhar para a salvação. Sabendo, mesmo assim, que não ficaremos livres das tentações,  mas agora com o batismo, estaremos protegidos dos males e do encardido.
         O batismo  é a disponibilidade para receber a boa notícia, da missão evocada pelo espírito santo, a fim de estar aberto para o perdão de Deus. Disse o evangelista: “toda a região da Judeia e, todos os moradores de Jerusalém iam ao encontro de João. Confessavam seus pecados, e João os batizava no rio Jordão” (Mc 1,5). Até hoje continua os pais procurando a igreja para batizar seus filhos. Sinal da presença de Deus na família. Isso significa uma ligação direta com o Pai, para que o pecado não venha permanecer nas ações do cristão.
         Mas o batismo deve ser vivido cotidianamente; buscar todas as manhas a renovação do batismo através da oração e rezando: creio o senhor, mas aumentai minha fé. Ter o compromisso com Deus e com a igreja através dos gestos diante dos irmãos.
         O batismo com o Espírito Santo (Mc 1,8) indica que o Messias concederá aquele  que o segue uma capacidade de distinguiu entre aquilo que é o caminho de Deus e o que não é. Ao mesmo tempo, o Espírito é a força necessária para combater os poderes que o próprio Messias enfrentou. Isso significa que ser batizado é estar pronto para um conflito, mas agora certificado de que o Espírito Santo estará junto no combate.
         Veja essa historinha.
Era uma vez um peixinho que ouviu falar em mar. Ficou tão encantado com a ideia que não queria outra coisa a não ser ver o mar.  Firmemente decidido a conseguir o que queria, viajou pelo oceano inteiro, sem o encontrar.
Um dia, já enjoado da procura, comentou com uma ostra:
- Puxa, eu queria tanto ver o tal “mar”, mas só vejo água por todo lado!
Muitas pessoas parecem o tal peixinho que procura pelo mar: são batizados, recebem o nome e a missão de cristãos, mas não dão conta disso!  Mesmo entre as pessoa da comunidade que passam a vida dedicando à pastoral, há quem ainda não tenha “despertado”  para a presença de Jesus! Aí, basta um pequeno desentendimento para que desistam de tudo. Algumas até saem desiludidos  em busca de um “Jesus” diferente, mágico, cheio de poderes. Não percebem  a seu lado a presença de Jesus real, manso e humilde de coração, que vem para proclamar a libertação aos pobres (Lc 4, 18).
Precisamos anunciar com entusiasmo a presença de Jesus em nosso meio.  Pelo sacramento do Batismo participamos do Corpo de Cristo, que é Igreja. Ser batizado é estar ligado em Jesus  (Jo 15,5), em sintonia com seu projeto e esparramando essa alegria para o mundo. O Batismo existe, para que  nasça em nós a  vida espiritual. Nos torna capazes de receber os outros Sacramentos.
Portanto, O batismo nos dá direito de participarmos da filiação divina e da fraternidade de Jesus. Somos Filhos de Deus pela graça do Batismo que recebemos. Amém.
 
 
 

Claudinei M. Oliveira
 

Nenhum comentário: