quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

LITURGIA DIÁRIA - A CONVERSÃO DE PAULO

 Resultado de imagem para a conversao de paulo
1a Leitura - Atos 22,3-16
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
22 3 Continuou ele: “Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade, instruí-me aos pés de Gamaliel, em toda a observância da lei de nossos pais, partidário entusiasta da causa de Deus como todos vós também o sois no dia de hoje.
4 Eu persegui de morte essa doutrina, prendendo e metendo em cárceres homens e mulheres.
5 O sumo sacerdote e todo o conselho dos anciãos me são testemunhas. E foi deles que também recebi cartas para os irmãos de Damasco, para onde me dirigi, com o fim de prender os que lá se achassem e trazê-los a Jerusalém, para que fossem castigados.
6 Ora, estando eu a caminho, e aproximando-me de Damasco, pelo meio-dia, de repente me cercou uma forte luz do céu.
7 Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’
8 Eu repliquei: ‘Quem és tu, Senhor?’ A voz me disse: ‘Eu sou Jesus de Nazaré, a quem tu persegues’.
9 Os meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz de quem falava.
10 Então eu disse: ‘Senhor, que devo fazer?’ E o Senhor me respondeu: ‘Levanta-te, vai a Damasco e lá te será dito tudo o que deves fazer’.
11 Como eu não pudesse ver por causa da intensidade daquela luz, guiado pela mão dos meus companheiros, cheguei a Damasco.
12 Um certo Ananias, homem piedoso e observador da lei, muito bem conceituado entre todos os judeus daquela cidade,
13 veio ter comigo e disse-me: ‘Irmão Saulo, recobra a tua vista. Naquela mesma hora pude enxergá-lo’.
14 Continuou ele: ‘O Deus de nossos pais te predestinou para que conhecesses a sua vontade, visses o Justo e ouvisses a palavra da sua boca,
15 pois lhe serás, diante de todos os homens, testemunha das coisas que tens visto e ouvido.
16 E agora, por que tardas? Levanta-te. Recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o seu nome’.
Palavra do Senhor.

Salmo - 116/117
Ide por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes,
povos todos, festejai-o!
Pois comprovado é seu amor para convosco,
para sempre ele e fiel!

Evangelho - Marcos 16,15-18

Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu vos designei para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor (Jo 15,16).
Imagem relacionada
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
16 15 Disse Jesus aos seus discípulos: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.
16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
17 Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas,
18 manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.
Palavra da Salvação.
Hoje a Igreja celebra a conversão de Paulo, aquele que era perseguidor dos cristãos, e passou a ser o grande catequizador, a pilastra mestra da Igreja nascente. E por isso mesmo, ele foi perseguido. De perseguidor, passou a ser perseguido.
Paulo era um homem culto, rico, seguidor fiel do judaísmo. Um homem de muita fé, caridoso e preparado.
Foi por tudo isso que Deus o escolheu para tão grande missão. Paulo largou tudo e naquele dia na estrada de Damasco quando Jesus o derrubou do seu cavalo, focalizando-o com uma luz forte, e dizendo: Paulo. Por que me persegue?
É claro. Perseguir os cristãos é o mesmo que perseguir Jesus. Depois daquele dia, Paulo não foi mais o mesmo. Se transformou radicalmente, pois aquele acontecimento foi um dos maiores milagres de todos os tempos.
Paulo foi sacudido, para que lhe caísse a fixa, para que ele acordasse do sono a que estava vivendo. Perseguir os cristãos.
Paulo não era fraco não. Além de muita cultura, de muito estudo, ele tinha uma grande oficina de construção de tendas, com muitos empregados e era muito bem sucedido economicamente.
Depois da experiência com Jesus na estrada de Damasco, ele largou tudo para servir a Deus. Só não largou de trabalhar. Continuou a construir suas tendas, para ganhar o necessário pela sua sobrevivência. Ele dizia que não queria ser um peso para as comunidades onde estava praticamente hospedado.
Paulo não viveu só em um lugar. Toda a sua vida missionária foi marcada por mudanças. Ele fez três grandes viagens, e por onde  passava, formava, construía uma comunidade.  Depois de certo tempo, continuava sua caminhada indo para outro lugar fazer o mesmo. Construir outa comunidade.
Quando estava em outro lugar, em outra comunidade, ele mantinha contado com as comunidades que havia deixado para trás, por meio de cartas. Imagine se naqueles tempos tivesse a tecnologia de hoje. Internet, computação, etc.
Nós temos tudo isso e ficamos na moleza, ficamos acomodados, sem fazer a vontade do Pai, sem levar o Evangelho ao mundo.
Naqueles tempos não havia carros, e as viagens eram aventuras penosas e muito perigosas. Salteadores, travessia de mares, e muitos outros perigos, pelos quais passou Paulo, tudo isso para que hoje pudéssemos ter uma Igreja pronta para a nossa salvação. Pois Paulo continuou o trabalho missionário de Jesus. Paulo explicou com outras palavras, a mensagem do Mestre.
Amigas e amigos leitores. O Evangelho de hoje nos convida a nos converter, como aconteceu com Paulo. Assim, vamos copiar e imitar esse grande gigante da Igreja. Vamos trabalhar em nosso emprego, e também vamos trabalhar na vinha do Senhor. Vamos nos preparar, através de leituras, de oração, e da luta contra o pecado, para que sejamos capazes de fazer o mesmo que Paulo fez. Levar o Evangelho a quem não o conhece ainda. 
José Salviano.

Nenhum comentário: