segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Liturgia Diária - Evangelizar onde estamos

 Imagem relacionada
1a Leitura - 2 Samuel 15,13-14.30; 16,5-13
Leitura do segundo livro de Samuel.
15 13 Vieram então anunciar a Davi: “Os israelitas aderem a Absalão!”
14 Davi disse então a todos os que estavam com ele em Jerusalém: “Vamos, fujamos, porque não podemos de outro modo escapar a Absalão! Apressai-vos e parti, não suceda que ele nos surpreenda de repente, e nos inflija a ruína, passando a cidade ao fio da espada”.
30 Davi subiu chorando o monte das Oliveiras, cabeça coberta e descalço. Todo o povo que o acompanhava subia também chorando, com a cabeça coberta.
16 5 Quando o rei chegou a Baurim, apareceu um homem da família da casa de Saul, chamado Semei, filho de Gera, o qual ia proferindo maldições enquanto andava.
6 Atirava pedras contra o rei Davi e contra todos os seus servos, embora todo o exército e todos os guerreiros valentes se encontrassem à direita e à esquerda do rei.
7 E o amaldiçoava, dizendo: “Vai-te, vai-te embora, homem sanguinário e celerado.
8 O Senhor faz cair sobre ti todo o sangue da casa de Saul, cujo trono usurpaste; o Senhor entregou o reino ao teu filho Absalão. Eis-te oprimido de males, homem sanguinário que és!”
9 Então Abisai, filho de Sarvia, disse ao rei: “Por que insulta esse cão morto ao rei, meu senhor? Deixa-me passar, vou cortar-lhe a cabeça”.
10 “Que nos importa, filho de Sarvia?”, respondeu Davi. “Deixa-o amaldiçoar. Se o Senhor lhe ordenou que me amaldiçoasse, quem poderia dizer-lhe: ‘por que fazes isso?’”
11 E Davi disse a Abisai e à sua gente: “Vede: se meu filho, fruto de minhas entranhas, conspira contra a minha vida, quanto mais agora esse benjaminita? Deixai-o amaldiçoar, se o Senhor lho ordenou.
12 Talvez o Senhor considere a minha aflição e me dê agora bens por esses ultrajes”.
13 Davi e seus homens retomaram o seu caminho, mas Semei ia ao longo da montanha, ao lado dele, vomitando injúrias, atirando-lhe pedras e espalhando poeira pelo ar.
Palavra do Senhor.


Salmo - 3
Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me! 

Quão numerosos, ó Senhor, os que me atacam;
quanta gente se levanta contra mim!
Muitos dizem, comentando a meu respeito:
“Ele não acha a salvação junto de Deus!”

Mas sois vós o meu escudo protetor,
a minha glória que levanta a minha cabeça!
Quando eu chamei em alta voz pelo Senhor,
do monte santo ele me ouviu e respondeu.

Eu deito e adormeço bem tranqüilo;
acordo em paz, pois o Senhor é meu sustento.
Não terei medo de milhares que me cerquem
e, furiosos, se levantem contra mim.
Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me!

Evangelho - Marcos 5,1-20
Aleluia, aleluia, aleluia. Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia! (Lc 7,16).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
5 1 Passaram à outra margem do lago, ao território dos gerasenos.
2 Assim que saíram da barca, um homem possesso do espírito imundo saiu do cemitério
3 onde tinha seu refúgio e veio-lhe ao encontro. Não podiam atá-lo nem com cadeia, mesmo nos sepulcros,
4 pois tinha sido ligado muitas vezes com grilhões e cadeias, mas os despedaçara e ninguém o podia subjugar.
5 Sempre, dia e noite, andava pelos sepulcros e nos montes, gritando e ferindo-se com pedras.
6 Vendo Jesus de longe, correu e prostrou-se diante dele, gritando em alta voz:
7 “Que queres de mim, Jesus, Filho do Deus Altíssimo?Conjuro-te por Deus, que não me atormentes.
8 É que Jesus lhe dizia: Espírito imundo, sai deste homem!”
9 Perguntou-lhe Jesus: “Qual é o teu nome?” Respondeu-lhe: “Legião é o meu nome, porque somos muitos”.
10 E pediam-lhe com instância que não os lançasse fora daquela região.
11 Ora, uma grande manada de porcos andava pastando ali junto do monte.
12 E os espíritos suplicavam-lhe: “Manda-nos para os porcos, para entrarmos neles”.
13 Jesus lhos permitiu. Então os espíritos imundos, tendo saído, entraram nos porcos; e a manada, de uns dois mil, precipitou-se no mar, afogando-se.
14 Fugiram os pastores e narraram o fato na cidade e pelos arredores. Então saíram a ver o que tinha acontecido.
15 Aproximaram-se de Jesus e viram o possesso assentado, coberto com seu manto e calmo, ele que tinha sido possuído pela Legião. E o pânico apoderou-se deles.
16 As testemunhas do fato contaram-lhes como havia acontecido isso ao endemoninhado, e o caso dos porcos.
17 Começaram então a rogar-lhe que se retirasse da sua região.
18 Quando ele subia para a barca, veio o que tinha sido possesso e pediu-lhe permissão de acompanhá-lo.
19 Jesus não o admitiu, mas disse-lhe: “Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor fez por ti, e como se compadeceu de ti”.
20 Foi-se ele e começou a publicar, na Decápole, tudo o que Jesus lhe havia feito. E todos se admiravam.
Palavra da Salvação.

Jesus libertou aquele homem que habitava nas tumbas do cemitério, e que estava possuído por uma legião de demônios.
Aquele homem depois de curado, pediu a Jesus que o deixasse segui-lo. Por incrível que nos pareça, Jesus achou melhor que ele não o seguisse e ficassem em seu lugar, para anunciar a todos o grande milagre que acabara de receber.
Pode se estranhar a atitude de Jesus, Aquele que disse que o profeta não ateria força de persuasão em sua terra natal, por mais milagres que o fizesse, como foi o seu caso em Cafarnaum.
Jesus então dispensou a companhia daquele homem, que se dispusera a colaborar com a sua missão, pois viu que era melhor, viu que seria mais frutuoso, se ele testemunhasse o poder de Deus em Jesus entre o seu povo, pois ali, todos o conheciam antes, e agora estariam vendo-o transformado, curado, libertado pelo poder de Deus, e assim, se converteriam.
Minhas irmãs, meus irmãos. Notem que aquele homem não tinha conhecimento da Boa Nova, e acredita-se que não se tratava de um homem culto. Também nem conhecia o Projeto de Deus em Jesus, e muito menos não saberia o que anunciar, pois desconhecia a missão de Jesus como os discípulos conheciam.
Isso hoje também acontece com aquela dona de casa, com a empregada, com o homem humilde, ou mesmo com qualquer pessoa analfabeta.
O que importa, nesse caso, é O NOSSO TESTEMUNHO DE VIDA. Jesus depositou naquele homem simples a confiança de que ele poderia transformar as pessoas para melhor, apenas com o testemunho de sua vida transformada por Jesus.
Assim, também nós, todos nós, podemos ser catequistas, podemos ser anunciantes da palavra, da palavra vivida, onde quer que estejamos. Basta dar o nosso testemunho de uma vida correta, justa, honesta, especialmente aos pequeninos, ao contrário do que estão fazendo aqueles que estão confundindo as cabecinhas das nossas crianças com imoralidades e com o vilipêndio das coisas sagradas do catolicismo!
Desse modo podemos notar que os agentes do diabo, são muitos. E estão espalhados por aí, fazendo a catequese diabólica, principalmente pelos seus atos imorais, e seu testemunho de vida corrompida, e voltada para o mal.
Todos nós somos chamados a anunciar o Reino de Deus, seja por palavra, seja pelo nosso testemunho.
Aceitemos o convite de Deus para segui-lo e servi-lo no lugar onde estamos, mesmo que seja apenas com o nosso exemplo de vida.  Uma vida santa, e justa, aos olhos de Deus.
Pois fala muito mais alto, surte muito mais efeito, um bom testemunho de vida do que discursos inflamados, com palavras bonitas, sendo que sabemos que tais discursadores falam uma coisa e vivem outra completamente contrária.
Vamos evangelizar também, nos lugares onde estamos e onde frequentamos.
 
 
 
 
  José Salviano.

Nenhum comentário: