sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Liturgia Diária - Jesus envia dois a dois




Resultado de imagem para JESUS ENVIA DOIS A DOIS


1a Leitura

2 Timóteo 1,1-8

Leitura da segunda carta de são Paulo a Timóteo.
1 1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus para anunciar a promessa da vida que está em Jesus Cristo,
2 a Timóteo, filho caríssimo: graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, nosso Senhor!
3 Dou graças a Deus, a quem sirvo com pureza de consciência, tal como aprendi de meus pais, e me lembro de ti sem cessar nas minhas orações, de noite e de dia.
4 Quando me vêm ao pensamento as tuas lágrimas, sinto grande desejo de te ver para me encher de alegria.
5 Conservo a lembrança daquela tua fé tão sincera, que foi primeiro a de tua avó Lóide e de tua mãe Eunice e que, não tenho a menor dúvida, habita em ti também.
6 Por esse motivo, eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos.
7 Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria.
8 Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.
Palavra do Senhor.


Salmo 95/96

Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!


Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!
Cantai e bendizei seu santo nome!


Dia após dia anunciai sua salvação,
manifestai a sua glória entre as nações
e, entre os povos do universo, seus prodígios!


Ó família das nações, dai ao Senhor,
nações, dai ao Senhor poder e glória,
dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!


Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”
ele firmou o universo inabalável,
e os povos ele julga com justiça.


Evangelho - Lucas 10,1-9

Aleluia, aleluia, aleluia. O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).





Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
10 1 Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.
2 Disse-lhes: “Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe.
3 Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos.
4 Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho.
5 Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa!’
6 Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós.
7 Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.
8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir.
9 Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘O Reino de Deus está próximo’”.
Palavra da Salvação.


COMENTÁRIO:

Jesus organiza seus discípulos para a missão, antes doze, agora são setenta e dois com a incumbência de dar continuidade no projeto de vida iniciado por Ele.

A missão dos apóstolos é anunciar a palavra de Deus afirmando que o Reino está próximo. Mas que tipo de Reino deve anunciar? O que Jesus pediu para os doze apóstolos quando enviou para pregar? E agora, como deve ser feito o anúncio para um número bem grande de discípulos? São setenta e dois. Saíram de dois em dois para a jornada. Saíram para anunciar que o Reino de Deus está próximo.

Os anunciadores do Reino devem estar preparados para as adversidades. Não vão encontrar facilidade para levar a palavra que fortalece os pequenos. Ao tentar desvelar as mazelas sociais de sofrimento o homem poderoso, ordeiro da cidade, não vai permitir que suas palavras cheguem aos ouvidos daqueles que precisam ouvir. Com certeza são os lobos enrustidos em peles de carneiros. Vão querer destruí-los a qualquer custo.

Por isso deve dizer ao chegar às casas: a paz esteja nesta casa. Não importa com a reação do dono da casa. Mesmo assim permaneçam nessa casa, comam e bebam do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Ao afirmar isto, Jesus pede para os discípulos serem persistentes. Não desanimem com as reações bruscas. O que deve estar em consonância é a possibilidade da adesão à Boa Notícia, mas se rejeitarem saiba que ficará de fora da nova história.

Para os anunciadores do Reino de Deus não devem ter consigo nada de exagero. Somente o necessário para andar e pregar: não levem bolsas, nem sacola, nem sandália e não pare no caminho para cumprimentar ninguém. O despojamento é indispensável. Para que um aparato para divulgar as coisas boas do Pai? Para que preocupar-se com bens e com a luxúria, se o Reino é construído com a partilha, com o amor e com serenidade? O necessário para um discípulo é a determinação, a palavra correta e a coragem para enfrentar os opositores.

Caros leitores, a messe é grande, ha muitas coisas para serem feitas para a construção do Reino de Deus se concretizar. Não tenham medo de anunciar o melhor de nosso Pai: a justiça e o perdão dos pecados. Com certeza nosso Pai ficará contente em ver seus filhos trabalhando sem medo de ser feliz na divulgação do dom da vida e da paz.

Como escreveu Ivo Storniolo: “Rejeitar o dom de Deus é escolher a própria destruição, é autocondenar-se à escravidão e à morte, ficando Dora da nova história e das novas relações sociais produzidas pelo projeto de Deus”.

Portanto, acreditais na proximidade de um Reino novo, onde os homens podem celebrar a igualdade e a fraternidade entre todos. Que o nosso Deus de bondade nos possibilita em sermos discípulos destemidos da sua palavra.

Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário: