sábado, 2 de janeiro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - TOMAR CONSCIÊNCIA DA NOSSA MISSÃO.

Leitura (1 João 2,22-28)

Leitura da primeira carta de são João. 2 22 Irmãos, quem é mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o Anticristo, que nega o Pai e o Filho. 23 Todo aquele que nega o Filho não tem o Pai. Todo aquele que proclama o Filho tem também o Pai. 24 Que permaneça em vós o que tendes ouvido desde o princípio. Se permanecer em vós o que ouvistes desde o princípio, permanecereis também vós no Filho e no Pai. 25 Eis a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26 Era isto o que eu vos tinha a escrever a respeito dos que vos seduzem. 27 Quanto a vós, a unção que dele recebestes permanece em vós. E não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, assim é ela verdadeira e não mentira. Permanecei nele, como ela vos ensinou. 28 E agora, filhinhos, permanecei nele, para que, quando aparecer, tenhamos confiança e não sejamos confundidos por ele, na sua vinda.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial 97/98

Os confins do universo contemplaram
A salvação do nosso Deus.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
Porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo
alcançaram-lhe a vitória.

O Senhor fez conhecer a salvação
e, às nações, sua justiça;
recordou o seu amor sempre fiel
pela casa de Israel.

Os confins do universo contemplaram
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,
alegrai-vos e exultai!

Evangelho (João 1,19-28)

Aleluia, aleluia, aleluia. Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais pelos profetas muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho (Hb 1,1s).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
1 19 Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar-lhe: “Quem és tu?” 20 Ele fez esta declaração que confirmou sem hesitar: “Eu não sou o Cristo”. 21 “Pois, então, quem és?”, perguntaram-lhe eles. “És tu Elias?” Disse ele: “Não o sou”. “És tu o profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22 Perguntaram-lhe de novo: “Dize-nos, afinal, quem és, para que possamos dar uma resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?” 23 Ele respondeu: “Eu sou a voz que clama no deserto: ‘Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías’”. 24 Alguns dos emissários eram fariseus. 25 Continuaram a perguntar-lhe: “Como, pois, batizas, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?” 26 João respondeu: “Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. 27 Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado”. 28 Este diálogo se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Por meio deste Evangelho Jesus quer nos dar, neste início de ano, lições salutares para o nosso crescimento humano e espiritual, Assim como João Batista, nós também temos condições de nos avaliar e conhecer, quem somos qual a nossa missão e o que nos compete ou não.  Portanto, cada um de nós pode aprender a descobrir a verdade a nosso respeito tomando consciência de que existe alguém maior do que nós e que há um firme propósito de Deus como missão para nossa vida! João Batista entendeu qual era a sua incumbência e esclarecia aos que o procuravam, a verdade sobre ele mesmo e acerca de Jesus, a quem anunciava dizendo não ser digno de lhe desatar a correia. Que nós também possamos tomar consciência da nossa missão e do lugar que nos foi destinado de modo que encontremos o caminho certo para nos ajustarmos ao Plano de Deus. O grande desejo de Deus para nós é que saibamos comunicar o Seu Amor ao mundo por meio dos nossos relacionamentos com o intuído de que aconteça em nós a vida nova que Jesus veio nos presentear.   Faça a si mesmo (a) essas perguntas: - Quem sou eu? – O que eu busco? – O que Deus quer de mim nesse novo ano? – Estou disposto (a) a lutar, amar, sofrer, alegrar-me, de uma maneira nova? – Sei reconhecer nas outras pessoas os seus dons, virtudes, talentos? – Reconheço que não posso tudo?





Helena Serpa 

Nenhum comentário: