sábado, 30 de janeiro de 2016

ACOLHER QUALQUER IMPREVISTO COM AMOR.



Quem quer fazer um bom planejamento deve incluir a possibilidade de um imprevisto, ter um plano "B" como se costuma dizer.
Quem deseja cumprir a vontade de Deus deve entender que nem sempre ela coincide com a nossa, mas pode se manifestar de forma imprevista como algo que muda totalmente nossos planos.
Acolhê-la com amor e alegria nos faz crescer no relacionamento direto com Ele.
Quando reconhecemos nos imprevistos o beneplácito de Deus, significa que estamos alcançando a maturidade espiritual.
Quando aderimos ao projeto de Deus e permitimos ser instrumento de implantação do seu Reino, o Espírito Santo agirá través de nós, mesmo que não tenhamos completo entendimento do que está acontecendo.

Somos convidados a vivenciar a fé acreditando que uma força maior é que nos move.
Temos que ter a certeza que ação nenhuma nossa, por menor que seja foi em vão, a Palavra semeada, por minúscula que for se transformará em uma grande graça de Deus.
A construção do Reino de Deus em nossas vidas se dá pela conjugação da ação divina e da ação humana. Basta que o discípulo faça sua parte. O resto fica por conta de Deus.
É preciso que cada um de nós tenhamos claro que é necessário  aceitar as surpresas que transtornam teus planos, derrubam teus sonhos, dão rumo totalmente diverso ao teu dia e, quem sabe, à tua vida. Não há acaso.
Dá liberdade ao Pai, para que Ele mesmo conduza a trama dos teus dias.

A cada dia basta o seu cuidado, ensina-nos o Senhor.
Hoje nós temos um dia inteirinho para fazer o bem por onde passarmos; haverá também os esforços próprios que teremos de enfrentar. Não viva preocupado, não fique vivendo as preocupações de forma exagerada, pois se você se preocupar com a comida que falta, por exemplo, isso de nada vai adiantar; sua confiança em Deus é que vai resolver as situações.  
Não se angustie e nem viva ansioso pelo dia de amanhã.
A Palavra diz “Não vos preocupeis”, ensinando-nos que temos de ser prudentes, que não podemos relaxar. Preocupar-se é ansiedade na certa, ocupe-se com o dia de hoje e seus cuidados.
A preocupação exagerada não vai mudar em nada a situação. Porque à custa de preocupação você não vai dar de comer nem de vestir aos seus filhos.
“Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?” (Mateus 6, 27) ou adquirir saúde... Muito pelo contrário, a preocupação lhe trará apenas enfermidades. Muitas pessoas vivem hoje na depressão, com gastrite, úlceras nervosas, pois vivem não o presente, mas já o amanhã, e o ditado nos diz: “O amanhã a Deus pertence!”.
Não se preocupe porque o Pai do céu está com você.
O Senhor está cuidando de você. Há uma Palavra que diz que se você tiver de passar pelo fogo, ele não o atingirá; se tiver de passar pela água, você não ficará submerso, porque o Senhor está com você, porque é precioso aos olhos d'Ele. O Senhor é capaz de trocar reinos por nós.

A mão do Senhor está com você por um único motivo: porque Ele o ama. Não é o seu pecado que vai afastar você de Deus. O Senhor quer varrê-lo [o pecado] da sua vida, porque Ele o fez para muito mais do que isso; não o fez para o pecado, mas para a vida. Então, confie o seu coração ao Senhor.
O Senhor foge daqueles que dizem que não precisam d'Ele. Ele escapa dos soberbos e escuta os humildes.
Despede os ricos de mão vazias, aos humildes Ele exalta e enche de bens os famintos.
Muitas vezes, as preocupações já entraram em nós, mas deixar de nos preocupar significa confiar tudo a Deus.

Confie a Deus a sua preocupação, comece o dia diferente, comece-o consagrando-se ao Senhor, pela confiança. E diga: “Este dia quero fazer a experiência de em tudo confiar no Senhor”.
Deus só e nada mais. Como Santa Madre Teresa de Jesus: “Deus é e basta!”
Busque o Reino de Deus, busque a vontade divina, porque existe uma graça especial do Senhor para você no dia de hoje.

Tomemos posse da vitória na guerra, nos determinemos por ela.
 
 
 

Padre Emílio Carlos Mancini

Nenhum comentário: