terça-feira, 7 de abril de 2015

LITURGIA DIÁRIA - O ENCONTRO COM O RESSUSCITADO.

Primeira Leitura (At 2,36-41)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: 36“Que todo povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”.
37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?” 38Pedro respondeu: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”.40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!” 41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

Responsório (Sl 32)

— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.
— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

— Reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.
— No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
Evangelho (Jo 20,11-18)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: ”Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

Reflexão
Quando se dirigiu ao sepulcro Maria Magdalena buscava o corpo de Jesus e chorou porque não O encontrou.   No entanto, mesmo frustrada e soluçando ela inclinou-se e seguiu mais adiante a fim de “olhar para dentro do túmulo”,encontrando aí o anjo que a consolouJesus, então, se apresentou a ela e grande foi a sua alegria, por isso, ela saiu anunciando. Às vezes nos perguntamos como podemos evangelizar. Neste Evangelho Maria Magdalena nos dá o exemplo de como podemos fazê-lo, quando, obedecendo à ordem de Jesus ela foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor”. O encontro com Jesus vivo e ressuscitado é o que nos motiva para sair anunciando a nossa experiência com Ele e, assim, atrair aqueles que estão necessitados e carentes para ter um encontro com a Salvação.  O testemunho da nossa história, de como éramos e como somos servirá de alento para as pessoas que andam à procura de felicidade nos túmulos do mundo. O Evangelho de hoje também nos ensina a encarar o túmulo que existe dentro do nosso coração, com seu aspecto fúnebre, desconsolado, cheio de trevas de acordo com as circunstâncias em que vivemos para encontrar Aquele que vive e está muito perto de nós e nos dá uma vida nova. Precisamos ter coragem de enfrentar e olhar para dentro da nossa área escura e tenebrosa e assumir a realidade que habita dentro de nós cruzando a nossa humanidade para encontrar Jesus, em um lugar ensolarado, cheio de alegria e esperança, dentro de nós mesmos.  Ainda assim, como Maria, nós também algumas vezes não O reconhecemos e O confundimos com as pessoas que encontramos. Sofremos muitas vezes pela nossa incapacidade de “enxergar” as coisas de Deus. O mundo espiritual está tão perto de nós e não somos capazes de percebê-lo, absortos que estamos em prestar atenção às coisas e as pessoas que nos rodeiam. Jesus está muito perto de nós e nos apoiamos nos “jardineiros” do mundo esperando que nos ajudem a encontrá-Lo. Os jardineiros, muitas vezes, são as pessoas em quem nós confiamos excessivamente e achamos que só elas podem nos levar a Jesus. Entretanto, quando acreditamos que Jesus também já saiu do sepulcro e se apresenta a nós nos chamando pelo nome, nós podemos também, como Maria, ter uma experiência concreta de salvação e da vida nova que nos desinstala e nos faz ir adiante para dizer a todos: “Eu encontrei o Senhor! Eu vi o Senhor!”. Ele está aqui! ”  Você já fez a experiência de encarar o túmulo que existe no seu coração- Você já conseguiu sair de lá ou  continua chorando e lamentando as suas perdas?  - Você tem consciência de que Jesus está vivo, muito perto de si?  - Você já pode dizer: eu também vi o Senhor?  - Você contou a sua experiência a alguém? – Jesus diz hoje para você: “não me retenhas”,  não me queira só para si, vai dizer aos meus irmãos que estou vivo e com eles”.







Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: