Primeira Leitura (Eclo 47,2-13)
Leitura do Livro do Eclesiástico.
2Como a gordura, que se separa do sacrifício pacífico, assim também sobressai Davi, entre os israelitas. 3Brincou com leões como se fossem cabritos e com ursos, como se fossem cordeiros. 4Não foi ele que, ainda jovem, matou o gigante e retirou do seu povo a desonra? 5Ao levantar a mão com a pedra na funda, ele abateu o orgulho de Golias. 6Pois
invocou o Senhor, o Altíssimo, e este deu força a seu braço direito e
ele acabou com um poderoso guerreiro e reergueu o poder do seu povo.
7Assim foi que o glorificaram por dez mil e o louvaram pelas bênçãos do Senhor, oferecendo-lhe uma coroa de glória. 8Pois esmagou os inimigos por toda a parte, e aniquilou os filisteus, seus adversários, abatendo até hoje o seu poder. 9Em todas as suas obras dava graças ao Santo Altíssimo, com palavras de louvor: 10de todo o coração louvava o Senhor, mostrando que amava a Deus, seu criador. 11Diante do altar colocou cantores, que deviam acompanhar suavemente as melodias. 12Deu
grande esplendor às festas e ordenou com perfeição as solenidades até o
fim do ano: fez com que louvassem o santo Nome do Senhor, enchendo o
santuário de harmonia desde a aurora.
13O Senhor lhe perdoou os seus pecados, e exaltou
para sempre o seu poder; concedeu-lhe a aliança real e um trono glorioso
em Israel.
Responsório (Sl 17)
— Louvado seja Deus, meu Salvador!
— Louvado seja Deus, meu Salvador!
— São perfeitos os caminhos do Senhor, sua palavra é provada pelo
fogo; nosso Deus é um escudo poderoso para aqueles que a ele se confiam.
— Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo! E louvado seja Deus, meu
Salvador! Por isso, entre as nações, vos louvarei, cantarei salmos, ó
Senhor, ao vosso nome.
— Concedeis ao vosso rei grandes vitórias e mostrais misericórdia ao vosso Ungido, a Davi e à sua casa para sempre.
Evangelho (Mc 6,14-29)
Naquele tempo, 14o rei Herodes ouviu falar de Jesus,
cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João
Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem”. 15Outros diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profetas”. 16Ouvindo isto, Herodes disse: “Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!” 17Herodes
tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso
por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha
casado.
18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com
efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e
santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse
embaraçado quando o escutava.
21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o
aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da
corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A
filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus
convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te
darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. 24Ela saiu e perguntou à mãe: “Que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.
Reflexão
O Evangelho em Mc 6, 14-29 nos apresenta a surpreendente e,
ao mesmo tempo, espantosa motivação da morte do Precursor do Messias, o qual
comparou João Batista e indicou-lhe como marco do Reino combatido e como
o cumprimento do retorno de Elias: «A
partir dos dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e
violentos procuram arrebatá-lo. Pois João foi o tempo das profecias – de todos
os Profetas e da Lei. E, se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. Quem
tem ouvidos ouça» (Mt
11, 12).
Infelizmente Herodes, Herodíades e sua filha “Herodoida”
(para não ficar sem nome), não quiseram acolher e seguir os sinais de Deus, ou
seja, tendo ouvidos não quiseram ouvir o Senhor por intermédio do profeta.
Também o Evangelho, longe de fazer da ignorância um “oitavo sacramento”,
demonstra o quanto o desconhecimento verdadeiro do rosto de Deus, em
Cristo, é e será sempre um grande prejuízo ao ser humano. Assim testemunha o
Evangelho: «O
rei Herodes ouviu falar de Jesus, pois o nome dele tinha-se tornado muito
conhecido. Alguns até diziam…» (Mc
6, 14).
O nome de
Jesus é poderoso e salva quando entendido como a Pessoa de Cristo sendo
reconhecida, e não reduzido a uma mera “informação” que entra pelos ouvidos e
para na memória. “Conhecer” e “reconhecer”, na Bíblia, traduz uma experiência e
uma relação que envolve pessoas. Para isto precisamos de fé e muito auxílio do
Espírito Santo de Deus, o qual nunca faltou para quem quer que fosse, em todos
os tempos e lugares.
Mas quem
recusa o Deus que fala em nossa consciência, antes de tudo, vai endurecendo o
coração e o ouvido para a Palavra e os Seus servos, por isso a família de
Herodes – que necessitava urgentemente de salvação – foi se fechando ao
verdadeiro amor do Pai, disposto a restaurar a sociedade a partir de cada
pessoa e família.
João Batista, docilmente, foi somente profeta para eles: «Pois João vivia dizendo a Herodes: ‘Não te é permitido ter a
mulher do teu irmão’. Por isso Herodíades lhe tinha ódio e queria matá-lo, mas
não conseguia, pois Herodes temia João, sabendo que era homem justo e santo, e
até lhe dava proteção. Ele gostava muito de ouvi-lo, mas ficava desconcertado» (Mc 6, 18-20). Donde nasceu tanta
violência contra um profeta do Reino de Deus? Até onde foi o gosto de Herodes
pela escuta da vontade do Senhor, o seu temor perante um mensageiro de Deus,
também para a sua família?
Poderíamos
arriscar esta resposta: “Foi até onde começava a entrega às suas paixões
desorientadas, no adultério, orgulhosa incapacidade de voltar, apego à
própria imagem perante os convidados e a falta de sensibilidade à vida alheia”
(cf. Mc 6, 22.26).
É verdade
que paixões todos nós as temos, como a Igreja – perita em humanidade – tão bem
ensina e expressa no Catecismo: «O termo ‘paixão’ pertence ao patrimônio
cristão. Os sentimentos ou paixões são as emoções ou movimentos da
sensibilidade. As paixões são componentes naturais do psiquismo humano.
O mais
fundamental é o amor, provocado pela atração do bem. O amor causa o desejo do
bem ausente e a esperança de alcançá-lo. Este movimento tem o seu termo no
prazer. “Amar é querer bem a alguém”. Todos os outros afetos nascem, neste
movimento original, do coração do homem para o bem. Só o bem é amado. “As
paixões são más se o amor for mau, e boas se ele for bom”» (CIC nºs 1763-1766).
Assim,
também nós temos a potencialidade de agirmos como Herodes, Herodíades ou a
“Herodoida” se não consagrarmos constantemente as nossas paixões ao Espírito Santo
que quer derramar constantemente o verdadeiro amor nos nossos corações (cf. Rm
5,5). Tomados pela Pessoa-Amor, as paixões pessoais e dos outros não nos
“endoidarão” ou nos instrumentalizarão, e a paixão fundamental – o amor –
conduzirá tudo para o bem.
Sabemos da
parte de Deus e de João, que ele acabou prefigurando também, com o seu
“injusto” julgamento e morte, o julgamento e morte de Jesus Cristo. No entanto,
da parte dos agentes daquele mal fica também o ensinamento para todos os
tempos, a começar para mim, que não basta ouvirmos o nome de Jesus nem
admirarmos os profetas de Deus, tampouco gostarmos de ouvi-los, É preciso
transcendermos os meios e ficarmos com o essencial anunciado: a Palavra de Deus
obedecida com a vida e a morte!
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