quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

LITURGIA DIÁRIA - AGIA EM NOME DE JESUS.

 
Primeira Leitura (Tg 4,13-17)
Leitura da Carta de São Tiago.
Caríssimos, 13e agora, vós que dizeis: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, passaremos ali um ano, negociando e ganhando dinheiro”. 14No entanto, não sabeis nem mesmo o que será da vossa vida amanhã! Com efeito, não passais de uma neblina que se vê por um instante e logo desaparece.
15Em vez de dizer: “Se o Senhor quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo”, 16vós vos gloriais de vossas fanfarronadas. Ora, toda a arrogância deste tipo é um mal. 17Assim, aquele que sabe fazer o bem e não o faz incorre em pecado.

Responsório (Sl 48)
— Felizes os humildes de espírito porque deles é o Reino dos Céus!
— Felizes os humildes de espírito porque deles é o Reino dos Céus!
— Ouvi isto, povos todos do universo, muita atenção, ó habitantes deste mundo; poderosos e humildes, escutai-me, ricos e pobres, todos juntos, sede atentos!
— Por que temer os dias maus e infelizes, quando a malícia dos perversos me circunda? Por que temer os que confiam nas riquezas e se gloriam na abundância de seus bens?
— Ninguém se livra de sua morte por dinheiro nem a Deus pode pagar o seu resgate. A isenção da própria morte não tem preço; não há riqueza que a possa adquirir, nem dar ao homem uma vida sem limites e garantir-lhe uma existência imortal.
— Morrem os sábios e os ricos igualmente; morrem os loucos e também os insensatos, e deixam tudo o que possuem aos estranhos.
 
Evangelho (Mc 9,38-40)
Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor”.

 Reflexão

Retomemos o evangelho da Segunda Feira, os discípulos de Jesus não conseguiram expulsar um Espírito que havia possuído aquele Jovem Epilético, agora  prestemos atenção no evangelho de hoje: “Um pregador que não pertencia á comunidade, expulsava Espíritos maus em nome de Jesus”.Imaginem a  raiva que os discípulos sentiram, a inveja e a ciumeira. Quando o coração de um cristão membro da comunidade, é corrompido por tais sentimentos mesquinhos, por causa do carisma de um irmão, age com autoritarismo “Nós o proibimos”.
Em nossas comunidades usa-se muito o nome do padre, quando se age desta forma “O padre não quer que você faça, o padre proibiu você de fazer tal coisa, você não pode fazer isso sem ordem do padre, você pediu ordem do padre, para fazer isso?”. São expressões marcadas pelo ciúme, pela inveja, pela concorrência... que  podem fazer matar o carisma do irmão. Certa ocasião em uma celebração da palavra faltou um dos leitores e eu solicitei a um amigo que frequentava a comunidade, para que fosse fazer a leitura pois era um ótimo comunicador.
Surpreendentemente notei que ele não fez a leitura, que poderia ser um estímulo para continuar, ao final alguém da liturgia me explicou “Ele não é da equipe de leitores da nossa comunidade”.
Se dentro da comunidade é assim,imaginem quando o Espírito Santo contraria certas normas, e manifesta seus dons e carismas em pessoas de outras Igrejas Cristãs e até em pessoas que nem têm religião. Os Donos da Igreja agem como os discípulos desse evangelho... Ficam indignados e começam a  maldizer a pessoa, inventar calúnias para difama-la e acabar com a festa.
Querer fazer monopólio de  carismas do Espírito Santo é a mesma coisa que tentar reter água em nossas mãos em formato de concha.Ninguém consegue pois o Espírito é livre e sopra onde quer. Em outras Igrejas Cristãs há Líderes e Pastores sérios, que pregam divinamente a  Palavra libertadora,como este homem que aparece no evangelho.
Não precisamos aplaudi-los e mudar de Igreja por causa disso, mas tenhamos respeito e admiração pelo seu trabalho, pois age em nome de Jesus, sob o impulso do Espírito Santo, disso não resta a menor dúvida...

Nenhum comentário: