sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

COMO SABER QUAL É O CAMINHO?

É importante olhar nosso interior, conhecer nossa alma e nossa história, nossas paixões e sonhos, nossa sede, nossas feridas e limitações, nossos dons.

Quem sou eu? Já nos perguntamos isso várias vezes. Qual é minha missão na vida? Qual é o meu lugar? Às vezes achávamos ter isso claro. Em momentos de crise, a escuridão volta e nós nos perdemos. Sempre temos de voltar ao essencial. Recordar que somos únicos e insubstituíveis. Somos o filho mais amado, o filho predileto. Deus está enamorado da nossa pequenez.

Queremos descobrir a luz em nossa vida e saber o que temos de fazer com ela. Ser fiéis à nossa missão é o grande desafio. Como podemos saber se estamos fazendo o que Deus quer? Como descobrir sua vontade em meio à penumbra?

O Pe. Kentenich dizia que "a fé simples na divina providência revela a mão, o desejo e a vontade de Deus por trás de tudo, inclusive dos menores acontecimentos".

Precisamos ser filhos da Providência. Quem busca sempre a vontade de Deus "não é um pessimista, mas um realista e, por causa da sua fé na divina Providência, é um teimoso otimista. Por isso, o panorama que se pode ver através da escuridão do tempo é sempre repleto de luz".

Somos otimistas porque nossa vida descansa ancorada no coração de Deus. É nele que nos submergimos. É nele que bebemos dessa água que sacia a sede para sempre. Para isso, é preciso ter muita fé, mas uma fé simples que saiba interpretar os sinais. Mas sem chegar a sobrenaturalizar tudo, querendo explicar tudo a partir de Deus, ou querendo encontrar o demônio agindo quando as coisas não saem como gostaríamos.

Queremos encontrar-nos em Deus, descobrir sua luz em nosso interior, interpretar sua voz, seus desejos. Ele quer que sejamos fiéis ao que somos, à nossa verdade mais profunda. Para descobrir nossa luz interior, precisamos aprender a viver em sua luz. Que sua luz acabe com as sombras.

Mas às vezes nos comparamos e buscamos ser quem não somos. Olhamos os outros e queremos nos destacar naquilo em que eles se destacam. Deus nos ama como somos e seu maior projeto é que sejamos a melhor versão de nós mesmos.  Ele não quer que imitemos os outros, que falsifiquemos, que nos massifiquemos. Ele não quer que procuremos fora, mas em nosso interior.
Ele nos ama em seu coração com um nome próprio, precisa de nós como somos. Alegra-se com nosso jeito de ser. Ele deu a cada um de nós um olhar único, uma sensibilidade particular, maravilhosa, diferente. Quer que entreguemos isso para enriquecer outros, para deixar-nos complementar.
O que eu dou, ninguém mais pode dar. Minha história, cheia de luzes e sombras, alegrias e fracassos, é o melhor caminho pelo qual Deus quer se encontrar comigo. É o caminho que me fará santo e feliz, não outro.
É importante olhar nosso interior, conhecer nossa alma e nossa história, nossas paixões e sonhos, nossa sede, nossas feridas e limitações, nossos dons.

Deus nos modelou com amor e quer que nos salvemos amando. Escolheu, com infinito cuidado, as melhores capacidades para mim, para que eu aprenda a amar com elas.

 

 

 

Padre Carlos Padilla

Nenhum comentário: