Mateus 5,1-12.
Ao ver a multidão, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os discípulos aproximaram-se dele. Então tomou a palavra e começou a ensiná-los, dizendo: "Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque possuirão a terra. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam".
REFLEXÃO
O Sermão da Montanha de que fazem parte também as "Bem-aventuranças" é o primeiro de um conjunto de cinco ensinamentos ou discursos de Jesus, apresentados todos seguidos por Mateus.
Foram estes os cinco discursos de Jesus em Mateus
Foram estes os cinco discursos de Jesus em Mateus
* Sermão da Montanha. (Mt 5-7).
* Discurso missionário. (Mt 10).
* Parábolas do Reino. (Mt 13).
* Discurso Comunitário. (Mt 18).
* Discurso Escatológico. (Mt 24-25).
* Discurso missionário. (Mt 10).
* Parábolas do Reino. (Mt 13).
* Discurso Comunitário. (Mt 18).
* Discurso Escatológico. (Mt 24-25).
Jesus ensina e o tema central é a Lei. Jesus é aquele de quem Moisés e os Profetas falaram. Jesus não veio abolir a Lei e nem os profetas, mas dar pleno cumprimento a ela. Jesus rompe com várias prescirções dos antigos, seja na prática, seja na formulação. Ele é o novo Moisés. Mais ainda, ele é o grande legislador que está acima dele. Por isso a expressão: "vocês ouviram o que foi dito aos antigos, Eu porém vos digo..." Jesus chama pra ele a autoridade e diz, Eu que sou o grande legislador que estou acima de moisés vos digo. A antiga Lei acaba de ser superada. Não foi revogada, mas revista e levada a plenitude. Por exemplo, agora, a Lei que proibe matar, ela proíbe desde sua raiz. Desde o momento em que o próximo foi odiado. Sobre o divórcio, Jesus vai dizer, ele nunca foi querido e nem muito menos permitido por Deus. Sua vontade está desde o princípio (Gn 2,24). Essa é a verdadeira vontade de Deus. E assim, Jesus vai trazendo a antiga Lei à perfeição. Claro que existe muitos outros pontos aperfeiçoados.
Assim, o Primeiro discurso inicia-se com as bem aventuranças e segue com a série de ensinamentos sobre a conduta do cristão, agora, muito mais exigente no perdão, na pureza, no testemunho e no amor ao inimigo. Traduz, o próprio comportamento missionário de Jesus.
O Catecismo da Igreja Católica apresenta as Bem-aventuranças nos Números 1716 a 1729 e diz em resumo :
1725. - As bem-aventuranças retomam e aperfeiçoam as promessas de Deus, desde Abraão, ordenando-as para o Reino dos Céus. Correspondem ao desejo de felicidade que Deus colocou no coração do homem.
1725. - As bem-aventuranças retomam e aperfeiçoam as promessas de Deus, desde Abraão, ordenando-as para o Reino dos Céus. Correspondem ao desejo de felicidade que Deus colocou no coração do homem.
"Felizes os mansos, porque possuirão a terra". Portanto, é necessário ser-se manso, pacífico na alma e sincero de coração. O Senhor mostra claramente que o mérito dos que o são não é pequeno, quando diz: "Possuirão a terra". Trata-se, sem dúvida nenhuma, desta terra da qual está escrito: "Creio, firmemente, vir a contemplar a bondade do Senhor na terra dos vivos" (Sl 27 (26), 13). A herança dessa terra é a imortalidade do corpo e a glória da ressurreição eterna. Porque a mansidão ignora o orgulho, não conhece a jactância, desconhece a ambição. Além disso, não é sem razão que, noutra ocasião, o Senhor exorta os seus discípulos dizendo: "Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito" (Mt 11, 29)."Felizes os que choram, porque serão consolados". Não os que choram a perda do que lhes é querido, mas os que choram os seus pecados, se lavam das suas faltas com lágrimas e, certamente, aqueles que choram a iniquidade deste mundo, Injustiças ou deploram as faltas dos outros.
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