segunda-feira, 28 de junho de 2010

LITURGIA DIÁRIA - EXIGÊNCIA DO CHAMADO.

Mateus 8, 18-22
18Certo dia, vendo-se no meio de grande multidão, ordenou Jesus que o levassem para a outra margem do lago. 19Nisto aproximou-se dele um escriba e lhe disse: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores. 20Respondeu Jesus: As raposas têm suas tocas e as aves do céu, seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça. 21Outra vez um dos seus discípulos lhe disse: Senhor, deixa-me ir primeiro enterrar meu pai. 22Jesus, porém, lhe respondeu: Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos.

Muitos que hoje se decidem por seguir Jesus, talvez até mesmo após um dos muitos encontros de espiritualidade, como os retiros, encontros ou até mesmo nos grupos de oração, não sabem que a opção por seguir a Jesus, não parte de nossa própria iniciativa, que é Ele que nos chama. Chama e somente após, se tomar conhecimento das exigências, é que nós podemos dar um sim. O problema é que muitos já estão na caminhada, já foram até chamados, mas que ainda não tiveram a oportunidade de dar sua resposta a esse chamado. Alguns dos servos de grupo de oração, uma parte que teve a oportunidade de dizer sim, não disseram, quando viram as exigências do seguimento, optaram pelo menos difícil e se afastaram. Ou seja, disseram sim sem tomar conhecimento das exigências, e infelizmente ainda tem muitos, haja vista, a falta de conhecimento sobre Deus. Outros, ainda não tiveram sua oportunidade pra responder, mas vão ter, e conhecerão as exigências.
Bom, de minha parte eu já tive essa oportunidade e já dei, não foi fácil responder, mais respondi. Agora, essa foi uma parte das exigências, sei que outras virão, acho até que já estão vindo, mais vamos ver, espero poder dar resposta dessa parte também, pois Paulo nos adverte para que tenhamos cuidado, muito cuidado. (1Cor 10,12).
Jesus chama, mais nunca engana a ninguém. Quer me seguir? Toma a sua cruz e vem. Só que a cruz não significa só sofrimentos, perseguição, decepção, ser ridicularizado, não. Mas significa também, as fortes tentações que cai sobre aqueles que ora caminham. Sobre aqueles que já sabem de onde somos, onde estamos e pra onde vamos. Todos estão sujeitos a queda. Caminhamos por sobre uma linha tênue. Portanto, fiquemos vigilantes.
Vemos na leitura o escriba falando que está pronto para segui-lo. Olha, o que existe hoje de escribas dizendo sim a Jesus, mas que não tem consciência do que dizem. É isso que Jesus esclarece pra ele. Adverte e mostra que ele precisa tomar consciência quanto a opção pelo seu seguimento, devendo optar pelo abandono total de si mesmo e renúncia aos bens materiais: as raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar.
Pedro em sua carta diz que “somos peregrinos e forasteiros” (1Pd 2,11).
Quem realmente quer seguir Jesus deve abandonar e renunciar tudo e confiar somente nas mãos providentes de Deus. Se tiver local pra dormir dorme, pra comer, come, é preciso que esteja com essa consciência.

Se disser sim, não temas. Quando se obedece ao seu chamado, ele é poderoso suficiente para suprir todas as necessidades.
Precisamos romper com todos os obstáculos que se levantam contra nós. Deixar cair dos nossos olhos “algo como que escamas” (At 9,18), para que assim, possamos enxergar o propósito de Deus em nossas vidas.





Adaptado

Nenhum comentário: