quinta-feira, 10 de junho de 2010

LITURGIA DIÁRIA


Mateus 5, 20-26
20Digo-vos, pois, se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus. 21Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás, mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal. 22Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: Imbecil, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: Idiota, será condenado ao fogo do inferno. 23Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta. 25Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás em caminho com ele, para que não suceda que te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao seu ministro e sejas posto em prisão. 26Em verdade te digo: dali não sairás antes de teres pago o último centavo.
REFLEXAO

Jesus, seguindo seu discurso, ensina que precisamos superar a justiça dos Escribas e fariseus, para que possamos herdar o reino dos céus. E como era essa justiça? Viviam toda a rigidez da lei. Queriam aplicá-la em sua totalidade, mas eles mesmos não conseguiam, mas exigiam que fosse cumprida em sua plenitude, colocando pesados fardos por sobre o povo.
A justiça de Deus é o amor, perdão, reconciliação que serve também como termômetro para nosso julgamento. Seremos julgados pela justiça que praticamos, portanto, no final seremos ajuizados pelo amor que vivenciarmos segundo os critérios de Deus e conforme os Seus ensinamentos.
Para Mateus, é importante que o homem tenha a consciência de que “A ira do homem não realiza a justiça de Deus” (Tg 1, 20). E que é pela prática da justiça que vem de Deus que a sua vida é restaurada sobre a terra. É assim que deve ser, pois é fundamental na vida existencial do homem e extensivo a todas outras práticas no seu dia a dia para tornar possível a convivência dos homens entre si.
Como filhos de Deus, e como irmãos em cristo, não pode ficar preso ao legalismo da lei, de preceitos humanos, somente do não matar. Mas de ira na raiz do problema. Desde o simples ato de odiar, desprezar, e outros sentimentos ruins que brotam do coração. Qualquer ato desse, é contrário a vontade de Deus e constitui claro, um atentado a vida como dom de Deus. Sem amor e sem misericórdia, não há como conseguir entrar no reino.
Um dia enfrentaremos um julgamento, ficaremos diante de um tribunal, e nesse dia, relembraremos todas as nossas ações. Sabe o que será mais duro irmãos, é saber que, dependendo de quais sejam essas ações, elas serão revestidas da ira de Deus. Saímos do reino de misercórdia e entraremos no da justiça. No da misericórdia, não importa o que você fez. O que ou quem você é. há uma saída segundo a justiça de Jesus para nós. No reino da justiça, após está diante do trono, seremos medidos com as mesmas medidas as quais usamos para com os nossos irmãos. Pois não conseguimos superar a justiça do escribas e fariseus.
O entendimento que Jesus nos concede, é de que possamos tomar uma atitude, possamos agir enquanto ainda temos tempo. Estamos caminhando em direção ao Tribunal, ainda há tempo de mudar. Nos passos que segue rumo ao julgamento final, devemos reavaliar, refletir como está nosso coração e se a nossa oferta está sendo justa diante de Deus. Ao mesmo lado que caminham conosco as boas ações, na mesma proporção ou ainda maior, seguem também as más. E é esse adversário que nos entregará ao Juiz, pois ele tem o registro do nosso pecado (que não foi confessado e nem perdoado), no livro da vida. Poderia ter sido apagado (2cor 5,17), mas não foi, e agora, “não há nada de oculto que não venha a ser revelado”, agora ele virá pra luz. Ainda há tempo. Uma vez chegando lá, não caberá mais interposição de recurso em nenhuma instância. Pois a sentença transitou em julgado. E agora? Bom, agora, “haverá choro e ranger de dentes”.

Existe alguém que detém alguma queixa de você? Que te magoou, humilhou ou q tenha te decepcionado? Você já o procurou alguma vez para se reconciliar independente de quem esteja com a razão? Não? Então apenas se lembre que sua oferta pode está manchada, pois você ainda não superou a justiça dos fariseus.

Nenhum comentário: