sexta-feira, 4 de junho de 2010

LITURGIA DIÁRIA


Mc 12,35-37


Quando Jesus estava ensinando no pátio do Templo, perguntou: - Como podem os mestres da Lei ensinar que o Messias é descendente de Davi? Pois Davi, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu: "O Senhor Deus disse ao meu Senhor: 'Sente-se do meu lado direito, até que eu ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés.' " O próprio Davi chama o Messias de Senhor. Portanto, como é que o Messias pode ser descendente de Davi?

Jesus estava em Jerusalém para anunciar o anúncio da libertação aos peregrinos vinham para a festa da Páscoa. Diariamente, Jesus era chamado de “filho de Davi”, e, para que estes o chamassem assim, teriam ouvido claro, por parte dos Doutores da Lei. E, Jesus desafia os ensinamentos destes. A forma interpretativa por parte dos mestres, não estava totalmente errada, Jesus viria mesmo da casa de Davi, mas, não viria assim como Davi. Não viria como um nacionalista e nem usaria uma espada para a libertação dos Judeus da submissão dos Impérios, trazendo Israel ao seu esplendor e glória como nos tempos do grande Rei Davi. A base para esta interpretação, se encontrava na profecia de Natã em 2Sm 7,5-16. Em Marcos 10,42-52, o cego Bartimeu assim gritou por Jesus. “filho de Davi”. Pois foi assim que aprendeu por parte dos mestres.

O descendente viria pra ser Rei e o seu trono não teria fim. Jesus se tornou Rei. Em sua humilhação, os soldados te deram o Manto, a Coroa e o Cetro. E a confirmação, eles mesmo assim escreveram no madeiro: “INRI – Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus”. Na sua glória, Jesus tornou-se o Rei que governará para sempre. Era uma concepção errônea sobre o Messias. O ensinamento dos doutores da lei, dizia que o Messias seria meramente “filho de Davi”, ou seja, seria somente um descendente do qual viria como um guerreiro nacionalista. Era preciso mudar essa concepção, o Messias deveria ser muito mais que um descendente. Não viria em um cavalo, animal símbolo de batalhas, mas em um Jumento, um animal símbolo de cargas, do serviço. Foi pra isso que Jesus veio, para servir. Para concertar errônea interpretação, Jesus cita o próprio Davi no Salmo 110,1, onde ele chama o Messias de Senhor. Chama o Cristo (ungido) de seu Senhor. Davi falava de Jesus quando citava o Salmo. Agora para os Doutores da Lei como entender isso. Se Davi O chamou de “Senhor”. Assim, eles não aceitaram ouvir Jesus sendo chamado Filho de Davi. Para eles, o filho de Davi, não viria da forma que veio, pois, sua estirpe, era gloriosa, majestosa, sangue real, um libertador, revolucionário, que traria novamente Israel a maior potência do mundo.

Mesmo assim, Jesus mostrou que o Filho de Davi que eles esperavam, era o Senhor de Davi. O Messias esperado, já havia chegado. O Cristo (ungido), citado por Davi, era Ele.

Infelizmente, esta tradição messiânica ainda perdura até nossos dias. Os Judeus ainda aguardam o seu messias como “Filho de Davi”. Ele voltará, mas em toda sua glória, como Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, Mestre dos Mestres, Justo Juiz. ô Glória !!!


Wellington Dantas - Ministerio de Formação


Nenhum comentário: