quinta-feira, 24 de junho de 2010

LITURGIA DIÁRIA - JOÃO, O BATISTA.


Lucas 1,57-66.80

Chegou o tempo de Isabel ter a criança, e ela deu à luz um menino. Os vizinhos e parentes ouviram falar da grande bondade do Senhor para com Isabel, e todos ficaram alegres com ela. Quando o menino estava com oito dias, vieram circuncidá-lo e queriam lhe dar o nome do pai, isto é, Zacarias. Mas a sua mãe disse:
- Não. O nome dele vai ser João.
Então disseram:
- Mas você não tem nenhum parente com esse nome! Aí fizeram sinais ao pai, perguntando que nome ele queria pôr no menino. Zacarias pediu uma tabuinha de escrever e escreveu: "O nome dele é João." E todos ficaram muito admirados. Nesse momento Zacarias pôde falar novamente e começou a louvar a Deus. Os vizinhos ficaram com muito medo, e as notícias dessas coisas se espalharam por toda a região montanhosa da Judéia. Todos os que ouviam essas coisas e pensavam nelas perguntavam: - O que será que esse menino vai ser? Pois, de fato, o poder do Senhor estava com ele. O menino cresceu e ficou forte de espírito. E viveu no deserto até o dia em que apareceu diante do povo de Israel.

João, o Batista, és o único santo que tem duas festas no calendário litúrgico. No dia de hoje seu nascimento, e em agosto no dia 29, seu martírio.
João teve a mais importante missão dos seus antecessores profetas. Recebeu de Deus a vocação para ser profeta e já com seu nascimento abre a boca do sacerdote seu pai, Zacarias. A missão do profeta é falar em nome de Deus, anunciar e denunciar também.
João, Já é profeta antes mesmo de nascer, revelando o Messias a sua mãe. Os outros profetas anunciaram o Messias, avistado entre nuvens, mas João é o vidente da luz, que já raiou. Não é apenas voz que clama, seta que aponta, mas caminho e programa que leva a Cristo.
Preparador do caminho para o Senhor. Por isso, ele "é mais do que profeta" (Mt 11,9).
João é o Precursor, aquele que vai à frente a preparar caminhos. Toda a sua vida foi gesto apontado para Cristo:"Eis o Cordeiro de Deus"! São João é a testemunha fiel, lâmpada que arde e alumia (Jo 5,35). Nasceu para ser "voz" da Palavra. Na sua mensagem, a esperança converteu-se em certeza, e a névoa das profecias fez-se luz da realidade.

Todo o cristão é precursor. Temos a missão de tomar presente no meio dos homens o Cristo, que desconhecem. O testemunho da nossa vida é a voz que clama, a violência que arrasta. A violência evangélica, que denuncia e convence, é a força dos mansos e dos humildes. "Desde os tempos de João Baptista" não há outra. Só ela conquista o Reino de Deus e os corações dos homens. Tanto para nós, como para João, é necessário que Cristo cresça e eu diminua. Então serei precursor.
Temos a missão de abrir a boca, como Zacarias e como João, e apontar o Messias.

Os bispos na V Conferência, em Aparecida, disseram: "Nós, como discípulos e missionários de Jesus, queremos e devemos proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo. Anunciamos a nossos povos que Deus nos ama, que sua existência não é uma ameaça para o homem, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas. Os cristãos são portadores de boas novas para a humanidade, não profetas de desventuras." (DAp 30). Somos, portanto, profetas de boas novas.

Não foi apenas naquele tempo que os caminhos foram aplainados e as veredas endireitadas (Lc 3, 5); ainda hoje o espírito e a força de João precedem o advento do Senhor, nosso Salvador. A mesma coragem e a mesma ação do espírito santo, se faz presente hoje, nos corações dos anunciadores do evangelho.
A fogueira das festas juninas nos lembra o nascimento de João Batista que anunciou Jesus, "Luz que ilumina as nações".

Adaptação.

Nenhum comentário: