sexta-feira, 18 de junho de 2010

LITURGIA DIÁRIA - UM TESOURO NO CÉU.

Mateus 6, 19-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos 19Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. 20Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. 21Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração. 22O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado. 23Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas!

O Evangelho de hoje, mostra que a grande dificuldade pela qual vive a humanidade, tem como fonte geradora de opressão, o poder e a ganância. Pelo poder nasce a corrupção no homem, e como conseqüência, um regime opressor. As guerras tem como seu estopim, a ganância, a busca excessiva pela maior concentração de riquezas, os homens se digladiam por faixas de terras, pelo ouro negro, e pela corrida armamentista, que traz destruição, sofrimento, grandes perdas materiais e de vidas humanas, sempre difíceis de recuperar.
Qual a verdadeira finalidade em acumular poder, riquezas? Neste sentido, o evangelho nos convida para uma reflexão sobre: Quem somos, onde estamos e para onde vamos? Ensina que necessitamos descobrir o porque de estarmos aqui. De buscar compreender o fundamento da nossa existência. Uma vez chegando a esse entendimento, saberemos onde e em quem depositar nossa confiança. Enquanto não temos essa compreensão, caminharemos em constante estado de desequilíbrio, errantes em tudo que fazemos. Por isso, nos cursos bíblicos que ministramos, temos tido como grande preocupação, conhecer a resposta para essas três perguntas, porque sabemos que ao compreendê-las, saberemos como melhor proceder nesta vida.
Jesus nos diz que, acumular riquezas ou poder neste mundo, é incorrer no perigo de perdê-la totalmente um dia, pois ela pode ser facilmente destruída. Obtendo a resposta a estas três indagações, nos dar sabedoria pra saber em quem devemos depositar nossa confiança. Nos dar ainda, segurança de que nada nem ninguém poderá destruir o tesouro que ajuntaremos, nem mesmo a própria ação do tempo.
Como fazer isso? Como encontrar esses tesouros? Necessitamos fazer nascer uma comunidade com uma vivência fraternal, singular, ímpar, que venha a favorecer a partilha e a ajuda mútua. Essa vivência que tem como núcleo, a prática do amor.
É esse convívio fraterno inaugurado por Jesus, que vale a nós como sendo a maior riqueza. Através dele, teremos todo um terreno para semear boas obras e começar ajuntar nosso tesouro.
Para perceber esse precioso tesouro, se faz necessário ter olhos novos, um interior completamente renovado para poder ver que essas exigências estão diretamente ligadas a essência daquele homem que não compreende nem mesmo sua própria existência. Que não sabe nem o porquê, de está vivo ou de viver uma vida sem propósitos. Pois, se não sabe de onde veio, onde está e nem para onde vai, viverá toda sua vida andando em círculos, deixando rastros de mágoas, ódio, discórdia e julgamento.
Precisamos demasiadamente ver por essas novas córneas, por que a lâmpada do corpo é o olho. “os olhos são como uma luz para corpo” (Lc 11,34). E essa luz agora vem para dissipar toda escuridão em nossas vidas. Quando nos fechamos em nós mesmo, quando confiamos cegamente naquilo que acumulamos, nos tornamos pessoas arrogantes, tíbios e avarentos. Ver a vida com as velhas córneas, é está fadado a viver na tristeza e total escuridão.
Para receber novas córneas, não se faz necessário esperar tanto num fila de doação. Jesus está trazendo todos os dias, desde que aqui esteve e nos redimiu pelo seu sangue, novas córneas. Tudo que se precisa para que se concretize o transplante, é buscar incessantemente a conversão, a mudança de postura para uma mais fundamentada, alicerçada, nos ensinamentos do cristo Jesus.
Para que tudo isso possa acontecer, é de fundamental importância viver conforme a vontade de Deus.
Onde está tua riqueza, aí estará o teu coração. Onde está a tua e a minha riqueza? Muitas pessoas idolatram o marido, a esposa, os filhos ou parentes colocando-os acima de Deus. Outras colocam em primeiro lugar o dinheiro, os bens matérias (o carro, o cavalo, a vaca, as jóias…) e relegam para o segundo ou o último lugar Deus e a família. Esquecem-se de que é em Deus, é no amor ao próximo como a si mesmo que está a fonte da vida.
Meu irmão minha irmã a ti me dirijo e pergunto: que luz tens como referência? Para onde direcionas os teus olhos? Para as coisas do mundo ou para o Círio Pascal que é a fonte da luz sem ocaso? Ela é a luz no mundo, quem Lhe segue não se engana nem na vida nem na morte.
Reflitam, pois, e descubram o que estão enviando para o baú, se tesouros efêmeros, ou tesouros que duram por toda a eternidade? Um dia, seremos obrigados a descobrir qual dos dois vale mais.


Nenhum comentário: