quinta-feira, 17 de junho de 2010

LITURGIA DIÁRIA - PAI NOSSO.


Mateus 6, 7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras. 8Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais. 9Eis como deveis rezar: PAI NOSSO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; 10venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. 11O pão nosso de cada dia nos dai hoje; 12perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam; 13e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. 14Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará. 15Mas se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará.

Em termos de oração, não existe nenhuma outra tão perfeita e completa. Alguns irmãos a questionam dizendo que são palavras repetidas, sem qualquer espontaneidade.
Somente teriam e tem razão esses citados irmãos, quando eu e você não sabemos entendê-la, quando não a refletimos e quando principalmente não a vivemos e não a colocamos em prática, por que quando entendemos, refletimos e praticamos, não se faz necessário mais nenhuma oração. O PAI NOSSO, tem tudo que se precisa para se chegar a santidade.

Deus é pai de todos (pai nosso), por isso devemos ter uma consciência comunitária nas nossas orações. Será que estamos ou temos nos preocupado com a dor e sofrimento dos outros, ou só comungamos com eles nos momentos alegres?

Quanto tempo você tem dedicado pra adorar, bendizer, louvar, agradecer e tornar (santificado seja o vosso nome).
Que possamos permitir de livre vontade, que Deus entre e governe nossas vidas. Que possa esta no comando, dirigindo e nos guiando pelos seus caminhos (venha a nós o vosso reino).
Que em nossa vida reine somente a vontade de Deus, não a minha, nem a nossa, nem a do inimigo que procura a todo instante nos afastar do caminho da verdade (seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu).

O que tem sido motivo de preocupação para nós hoje? Estamos preocupados com o vestir, com o que comer? Está sem emprego? Mas não foi nos ensinado a procurar primeiro o reino de Deus e sua Justiça? O procedimento para tais situações não é o de não se preocupar com o dia de amanhã? O pão de cada dia, deve ser pedido somente para hoje? O amanhã terá suas próprias preocupações. (O pão nosso de cada dia nos dai hoje)

Brigas, contendas, injustiças, rastros de ódio, mágoas e julgamentos. Tudo isso tem te afastado de Deus, por você acha-se indigno de servi-lo ou se quer de procurá-lo. Já nem comunga porque se acha culpado demais. (Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam).
Esquecemos que o Senhor nosso Deus, é um Deus de amor e misericórdia. Se você tem o propósito de se reconciliar futuramente, você pode comungar, por que para Deus, não existe diferença de tempo e nem de espaço. Precisamos nos abrir a reconciliação e ao perdão. A mesma medida que usamos para medir, será a mesma que será usada para nós. Lembrem-se: estamos no caminho para o tribunal. Ainda há tempo para nos reconciliar, depois que estivermos diante do Juiz, n haverá mais nada pra se fazer.
Muitas são as nossas tentações. “Por amor de ti, somos postos a morte do dia inteiro, como gado, somos destinado ao matadouro” (Rm 8,36). Tribulações, medos, fraquezas, limitações, etc. o que fazer? Vigiai e orai. (E não nos deixeis cair em tentação).
Nos proteja de todos os males desta vida. Nos dê forças nas Tentações, coragem nas tribulações e sustento quando enfraquecidos. (Mas livrai-nos do mal).

Então se ainda assim não o fazemos, roguemos ao Pai Nosso, que nos dê toda força necessária para assim viver. Santificando seu Santo nome, desejando seu reino entre nós, pedindo que seja feita a sua vontade, que nos seja concedido o pão de cada dia, para cada dia, suplicando forças para o perdão e para permanecer firme, solicitando toda proteção necessária contra os males que não podemos controlar.

Pai livra-me de reduzir as palavras vazias, a oração que Jesus nos ensinou. Que eu saiba encontrar o sentido do pai-nosso, centrando minha vida na filiação divina e na fraternidade.

Nenhum comentário: