sexta-feira, 28 de julho de 2017

SANTA MARTA DE BETÂNIA E A LIÇÃO DE JESUS SOBRE A MELHOR PARTE

Equilibrando vida ativa e vida contemplativa em vez de preocupar-se e inquietar-se com tantas coisas...

Santa Marta de Betânia era irmã de Maria e de Lázaro, grandes amigos de Jesus. Lázaro, aliás, é o homem a quem Jesus ressuscitou quatro dias após ele ter morrido.
Foi a Santa Marta que o próprio Cristo disse:
Marta, Marta, tu te inquietas e te preocupas com tantas coisas, quando só uma basta. Tua irmã Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada“.
Ele se referia ao comportamento agitado de Marta, que estava preocupada em receber e servir muito bem a Jesus, enquanto sua irmã aproveitava a visita para estar serenamente ao lado do Mestre.
Na espiritualidade da Igreja, este episódio costuma ilustrar a necessidade de equilibrar com harmonia a vida ativa e a vida contemplativa, priorizando a quietude de espírito e a consciência da presença de Deus em meio às agitações do cotidiano.
Marta, sempre fiel a Jesus, foi uma das mulheres que acompanharam de perto a Sua Paixão, Morte e Ressurreição, com grande firmeza e coragem. O nome desta irmã de Lázaro e Maria vem do aramaico e significa “mestra” ou “senhora”.
A lição de serenidade que Jesus nos deu através de Santa Marta é um convite a não nos inquietarmos nem nos preocuparmos com tantas coisas, quando só uma basta: estar perto de Deus!

A Casa Santa Marta

A partir da eleição do Papa Francisco, tornou-se mundialmente conhecida a Casa Santa Marta, que serve como hospedaria no Vaticano para bispos e sacerdotes em visita à Santa Sé. É lá que reside, atualmente, o próprio Santo Padre: Francisco preferiu as suas modestas instalações para ficar mais próximo das pessoas no dia a dia. Na capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco costuma celebrar diariamente a Santa Missa nos dias ordinários em que está no Vaticano.
 Oração a Santa Marta pela família

Ó Santa Marta, bem-aventurada,
que tantas vezes tiveste a honra
e a alegria de hospedar Jesus
em tua própria família,
de doar teu serviço a Ele
e que, juntamente com teus
santos irmãos Lázaro e Maria,
desfrutaste da divina
conversa e doutrina de Jesus,
roga por mim e pela minha família,
para que nela se conserve a paz
e o amor mútuo;
para que todos os seus membros
sigam a vontade de Deus.
Que o Senhor livre minha família
de toda desgraça espiritual e temporal.
Ajuda-me no cuidado dos meus filhos,
no amor ao meu cônjuge,
e alcança de Deus a graça
de ver todos unidos
sob o olhar paternal de Deus,
aqui nesta terra,
para depois voltar a vê-los
reunidos na morada eterna.
Amém.






Aleteia Brasil 

Nenhum comentário: