sexta-feira, 14 de julho de 2017

LITURGIA DIÁRIA - OVELHAS NO MEIO DE LOBOS

 Resultado de imagem para martirio de estevao
1a Leitura - Gênesis 46,1-7.28-30
Leitura do livro do Gênesis.
Naqueles dias, 46 1 Israel partiu com tudo o que lhe pertencia. Chegou a Bersabéia, onde ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaac.
2 Em uma visão noturna Deus disse-lhe: “Jacó! Jacó!” “Eis-me aqui”, respondeu ele. 3 E Deus disse: “Eu sou Deus, o Deus de teu pai. Não temas descer ao Egito, porque ali farei de ti uma grande nação. 4 Descerei contigo ao Egito, e eu mesmo te farei de novo subir de lá. José fechar-te-á os olhos.” 5 E Jacó deixou Bersabéia. Os filhos de Israel levaram seu pai, assim como seus filhos e suas mulheres, nos carros que o faraó tinha enviado para os transportar. 6 Tomaram também seus rebanhos e os bens que tinham adquirido na terra de Canaã, 7 e Jacó com toda a sua família partiu para o Egito. Levou consigo os seus filhos e seus netos, suas filhas e suas netas, enfim, toda a sua família. 28 Jacó tinha enviado Judá adiante dele para informar a José de sua chegada a Gessém. Quando chegaram a Gessém, 29 José mandou preparar o seu carro e montou para ir ao encontro de seu pai em Gessém. E, logo que o viu, jogou-se ao seu pescoço e chorou longo tempo em seus braços. 30 “Agora posso morrer, disse-lhe Israel, porque vi o teu rosto, e vives ainda!”
Palavra do Senhor.


Salmo - 36/37
A salvação vem de Deus!

Confia no Senhor e faze o bem,

e sobre a terra habitarás em segurança.

Coloca no Senhor tua alegria

e ele dará o que pedir teu coração.

O Senhor cuida da vida dos honestos

e sua herança permanece eternamente.

Não serão envergonhados nos maus dias,

mas, nos tempos de penúria, saciados.

Afasta-te do mal e faze o bem,

e terás tua morada para sempre.

Porque o Senhor Deus ama a justiça

e jamais ele abandona os seus amigos.

Os malfeitores hão de ser exterminados

e a descendência dos malvados destruída.

A salvação dos piedosos vem de Deus;

ele os protege nos momentos de aflição.

O Senhor lhes dá ajuda e os liberta,

defendendo-os e protege-os contra os ímpios

e os guarda porque nele confiaram.
Resultado de imagem para primeiros martires

Evangelho - Mateus 10,16-23
Aleluia, aleluia, aleluia.

Quando o paráclito vier, o Espírito da verdade, ele vos conduzirá a toda a verdade, lembrar-vos-á de tudo o que eu tenho falado (Jo 16,13; 14,26).
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10 16 "Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas.
17 Cuidai-vos dos homens. Eles vos levarão aos seus tribunais e açoitar-vos-ão com varas nas suas sinagogas. 18 Sereis por minha causa levados diante dos governadores e dos reis: servireis assim de testemunho para eles e para os pagãos. 19 Quando fordes presos, não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer: naquele momento ser-vos-á inspirado o que haveis de dizer. 20 Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós. 21 O irmão entregará seu irmão à morte. O pai, seu filho. Os filhos levantar-se-ão contra seus pais e os matarão. 22 Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. 23 Se vos perseguirem numa cidade, fugi para uma outra. Em verdade vos digo: não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que volte o Filho do Homem".
Palavra da Salvação.

Reflexão

Jesus veio salvar o homem total, corpo e alma, desde já, nesta vida e na vida futura. Todos nós somos portadores da graça de Deus e Jesus e neste Evangelho nos ensina a como perseverar até o fim na nossa caminhada aqui na terra assumindo a salvação que Ele veio nos dar e buscando a santidade.  A salvação de Jesus deve ser assumida a cada dia, quando  temos que enfrentar os lobos, isto é, os desafios da nossa vida.  Enquanto caminhamos em busca da justiça de Deus nós também somos chamados (as) a ir à procura daqueles (as) que ainda não se apoderaram da grande graça que o Senhor reservou para todos nós. No percurso do nosso caminho de missão, porém, nós enfrentamos as mais diversas dificuldades. Para que saiamos vitoriosos (as) Jesus nos recomenda: "Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Isto significa que não devemos ser alienados (as), passivos (as), confiantes demais nem tampouco arrogantes, cheios de soberba e de sabedoria humana. Ao longo da nossa vida humana e espiritual nós encontramos pessoas que tentam de todas as formas nos fazer desistir de lutar e querem nos intimidar. E nós, na maioria das vezes temos a tendência de desanimar diante das situações adversas, principalmente, quando se tratam das "coisas de Deus". Tudo nos desestimula e ficamos  parados sem saber o que fazer ou o que dizer.  O Senhor, porém,  nos adverte e nos exorta: "mas quem perseverar até o fim esse será salvo" e nos assegura  "mas o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós". O Senhor já nos deu a maior arma para que possamos enfrentar "os lobos" no caminho da santidade. O Espírito Santo é quem nos educa quem nos ensina, nos prepara e nos conduz para que possamos perseverar até o fim. Vinde, pois, Espírito Santo de Deus! - Como você tem enfrentado os "lobos" na caminhada da sua vida?- Você se acovarda diante das dificuldades e pensa em desistir de lutar? - Você tem sido prudente e simples nas suas ações como Jesus manda?- Você confia no poder do Espírito para superar a sua fragilidade diante dos tribunais humanos?






Helena Serpa

Nenhum comentário: