terça-feira, 4 de julho de 2017

LITURGIA DIÁRIA - ENTRAR NA BARCA COM JESUS É ESTAR NA IGREJA

Resultado de imagem para JESUS E A TEMPESTADE FILME
1a Leitura - Gênesis 19,15-29
Leitura do livro do Gênesis.
Naqueles dias, 19 15 ao amanhecer, os anjos instavam com Lot, dizendo: “Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que estão em tua casa, para que não pereças também no castigo da cidade.” 16 E, como ele demorasse, aqueles homens tomaram pela mão a ele, a sua mulher e as suas duas filhas, porque o Senhor queria salvá-los, e o levaram para fora da cidade. 17 Quando já estavam fora, um dos anjos disse-lhe: “Salva-te, se queres conservar tua vida. Não olhes para trás, e não te detenhas em parte alguma da planície; mas foge para a montanha senão perecerás.” 18 Lot disse-lhes: “Oh, não, Senhor! 19 Já que vosso servo encontrou graça diante de vós, e usastes comigo de grande bondade, conservando-me a vida, vede, eu não me posso salvar na montanha, porque o flagelo me atingiria antes, e eu morreria. 20 Eis uma cidade bem perto onde posso abrigar-me. É uma cidade pequena e eu poderei refugiar-me nela. Permiti que o faça – ela é pequena – e terei a vida salva.” 21 Ele disse-lhe: “Concedo-te ainda esta graça: não destruirei a cidade a favor da qual me pedes. 22 Apressa-te e refugia-te lá porque nada posso fazer antes que lá tenhas chegado.” Por isso, puseram àquela cidade o nome de Segor.
23 O sol levantava-se sobre a terra quando Lot entrou em Segor. 24 O Senhor fez então cair sobre Sodoma e Gomorra uma chuva de enxofre e de fogo, vinda do Senhor, do céu. 25 E destruiu essas cidades e toda a planície, assim como todos os habitantes das cidades e a vegetação do solo. 26 A mulher de Lot, tendo olhado para trás, transformou-se numa coluna de sal. 27 Abraão levantou-se muito cedo e foi ao lugar onde tinha estado antes com o Senhor. 28 Voltando os olhos para o lado de Sodoma e Gomorra e sobre toda a extensão da planície, viu subir da terra um fumo espesso como a fumaça de uma grande fornalha. 29 Quando Deus destruiu as cidades da planície, lembrou-se de Abraão e livrou Lot do flagelo com que destruiu as cidades onde ele habitava.
Palavra do Senhor.


Salmo - 25/26
Tenho sempre vosso amor ante meus olhos.

Provai-me, ó Senhor, e examinai-me,

Sondai meu coração e o meu íntimo!

Pois tenho sempre vosso amor ante meus olhos;

Vossa verdade escolhi por meu caminho.

Não junteis a minha alma à dos malvados,

Nem minha vida à dos homens sanguinários;

Eles têm as mãos cheias de crime;

Sua direita está repleta de suborno.

Eu, porém, vou caminhando na inocência;

Libertai-me, ó Senhor, tende piedade!

Está firme o meu pé na estrada certa;

Ao Senhor eu bendirei nas assembléias.
Resultado de imagem para JESUS E A TEMPESTADE FILME

Evangelho - Mateus 8,23-27
Aleluia, aleluia, aleluia.

No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra (Sl 129,5).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, 8 23 Jesus subiu a uma barca com seus discípulos. 24 De repente, desencadeou-se sobre o mar uma tempestade tão grande, que as ondas cobriam a barca. Ele, no entanto, dormia. 25 Os discípulos achegaram-se a ele e o acordaram, dizendo: "Senhor, salva-nos, nós perecemos!" 26 E Jesus perguntou: "Por que este medo, gente de pouca fé?" Então, levantando-se, deu ordens aos ventos e ao mar, e fez-se uma grande calmaria. 27 Admirados, diziam: "Quem é este homem a quem até os ventos e o mar obedecem?"
Palavra da Salvação.

Reflexão

As tempestades da nossa vida são vivenciadas por nós com muito mais serenidade quando temos confiança na presença de Jesus. Quando estamos na barca com Jesus nós percebemos que as horas de dificuldades da nossa vida são vividas com mais confiança, apesar de que ainda tenhamos medo. Os discípulos que acompanharam Jesus e entraram com Ele na barca perceberam isto! Entrar na barca com Jesus é fazer parte da Sua Igreja, é estar na Comunidade entre irmãos, é se deixar envolver nos mistérios divinos. Em comunidade, convivendo com os irmãos, partilhando a Sua Palavra, nós percebemos melhor a presença de Jesus, mesmo que às vezes, aparentemente, Ele pareça estar dormindo. Ainda assim, nós sabemos a quem recorrer nas horas de aflição e provação. Quantas pessoas vivem no mundo, entregues somente, aos seus recursos materiais e não têm para quem apelar e pedir socorro nos momentos de agonia! Há fatos e acontecimentos que nos tiram completamente a segurança e o equilíbrio e, se não tivermos um porto seguro, nós sucumbiremos. As situações críticas são sempre um termômetro que mede o grau de consciência da maturidade ou infantilidade da nossa fé. Mesmo diante do pavor dos discípulos, Jesus ameaçou os ventos e o mar e eles O obedeceram! Quanto mais Ele poderá fazer por nós se nos mantivermos firmes na fé sabendo que Ele está pertinho de nós para nos defender?   É promessa de Jesus para nós: “no mundo haveis de ter aflições. Coragem eu venci o mundo”. (Jo 16, 33b) – Você já entrou na barca de Jesus? – Você confia que Ele o (a) ajudará na hora da tempestade? – Você já passou por alguma aflição? – A quem você recorreu? 
 
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: