quarta-feira, 26 de julho de 2017

LITURGIA DIÁRIA - FELIZES SOIS VÓS POR QUE ME VÊEM

 Imagem relacionada
1a Leitura - Eclesiástico 44,1.10-15
Leitura do livro do Eclesiástico.
44 1 Façamos o elogio dos homens ilustres, que são nossos antepassados, em sua linhagem.
10 Os primeiros, porém, foram homens de misericórdia; nunca foram esquecidas as obras de sua caridade. 11 Na sua posteridade permanecem os seus bens. 12 Os filhos de seus filhos são uma santa linhagem, e seus descendentes mantêm-se fiéis às alianças. 13 Por causa deles seus filhos permanecem para sempre, e sua posteridade, assim como sua glória, não terá fim. 14 Seus corpos foram sepultados em paz, seu nome vive de século em século. 15 Proclamem os povos sua sabedoria, e cante a assembléia os seus louvores!
Palavra do Senhor.


Salmo - 131/132
O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.
O Senhor fez a Davi um juramento,
uma promessa que jamais renegará:
“Um herdeiro que é fruto do teu ventre
colocarei sobre o trono em teu lugar!”

Pois o Senhor quis para si Jerusalém
e a desejou para que fosse sua morada:
“Eis o lugar do meu repouso para sempre,
eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”

“De Davi farei brotar um forte herdeiro,
acenderei ao meu ungido uma lâmpada.
Cobrirei de confusão seus inimigos,
mas sobre ele brilhará minha coroa!”

Imagem relacionada
Evangelho - Mateus 13,16-17
Aleluia, aleluia, aleluia. Esperavam estes pais a redenção de Israel, e o Espírito do Senhor estava sobre eles (Lc 2,25).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
13 16 Disse Jesus aos seus discípulos: “Quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem!
17 Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Jesus disse aos seus discípulos o quanto eles eram felizes por estar vendo e ouvindo o que muitos desejariam ver e ouvir, ou seja, desfrutar a sua presença no meio deles.
Se tivermos fé de verdade, sabemos e perceberemos que Jesus está o tempo todo no meio de nós, especialmente no sacrário e na sana missa, e não damos o  merecido valor a esta realidade, mistério da nossa fé.
Não só Jesus, mas Trindade Santa está o tempo todo presente em nosso caminhar, e muitos de nós ignoramos isso, e praticamos coisas contrárias a vontade do Pai. Pecamos bem na presença de Deus uno e trino.
Muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram.
Esta semana estava eu fazendo uma palestra sobre a Santíssima Trindade, quando no final, no momento de responder as perguntas, uma menina acho que da sétima série, disse: Professor. Eu não acredito em Jesus. Um homem com um vestido dizer que era Deus?...
Respondi: Em primeiro lugar não era um vestido, e sim uma túnica. E não era só Jesus que usava túnica, mais sim todos daquele lugar naqueles tempos. Portanto, isso não significa que Jesus não fosse necessariamente um homem. Era o costume. Imagine se aquela gente viesse visitar o Brasil hoje, eles talvez pensassem como você. O que pensariam de nós? Nossa! Estas mulheres são todas homens? Pois todas vestem calças de homem. Minha jovem. Cristo era Deus e sabemos disso pelas suas obras, seus feitos espetaculares, ou seja, os milagres, como acabei de explicar agora há pouco. Eu sei que um dia você vai se convencer disto, e passará a acreditar em Deus e em seu Filho Deus e homem, Jesus Cristo.
Parece que algumas pessoas têm dificuldade em acreditar no que não vê. Inclusive eu disse àquela jovem que questionou os fatos históricos referentes a Jesus. Você acredita em Duque de Caxias? Em Getúlio Vargas e em Dom Pedro? Ela respondeu que sim. Perguntei-lhe. Como você sabe se eles realmente existiram e se fizeram o que a História diz? Você estava lá? 
Naquele momento, notei em seu semblante, uma certa dose de reconhecimento, de aceitação naquelas palavras que no momento exato o Espírito de Deus colocou em minha boca. Acrescentei que a figura de Jesus Cristo é a mesma coisa do ponto de vista histórico. Porém Ele é algo muito mais. Pois Ele era o próprio Deus que se fez homem.
Jesus neste Evangelho afirma que os discípulos foram privilegiados por terem visto e ouvido o Filho de Deus. Hoje, nós que acreditamos em Jesus sem tê-lo visto somos mais felizes ainda, como foi dito a Tomé pelo Mestre.
Prezados irmão irmãos. Não sejamos incrédulos, mas sim acreditemos!
 
 
 
 
 
 
 
José Salaviano

Nenhum comentário: