sexta-feira, 7 de julho de 2017

LITURGIA DIÁRIA - MISERICÓRDIA E NÃO SACRIFÍCIO

Resultado de imagem para MISERICORDIA E NÃO SACRIFICIO

1a Leitura - Genêsis 23,1-4.19; 24,1-8.62-67
Leitura do livro do Gênesis.

23 1 Sara viveu cento e vinte e sete anos: tal foi a duração de sua vida.2 Ela morreu em Quiriat-Arbé, hoje Hebron, na terra de Canaã. Abraão veio para a prantear e chorar. 3 Abraão, tendo-se retirado de junto da defunta, falou aos filhos de Het, dizendo:4 “Sou no meio de vós um simples hóspede e estrangeiro; concedei-me, não obstante, a propriedade de uma sepultura na vossa terra, para que eu possa sepultar minha defunta mulher.”

19 E Abraão sepultou Sara, sua mulher, na caverna de Macpela, defronte de Mambré, hoje Hebron, na terra de Canaã.

20 A terra e a caverna que nela se encontra passaram, pois, dos filhos de Het para propriedade de Abraão, a título de lugar de sepultura.
24 1 O velho Abraão estava avançado em idade, e o Senhor o tinha abençoado em todas as coisas.
2 Abraão disse ao servo mais antigo de sua casa, que administrava todos os seus bens: “Mete tua mão debaixo de minha coxa.3 Quero que jures pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não escolherás para mulher de meu filho nenhuma das filhas dos cananeus, no meio dos quais habito;4 mas irás à minha terra, à minha parentela, e lá escolherás uma mulher para o meu filho Isaac.”
5 O servo respondeu: “Talvez essa mulher não me quererá seguir a esta terra; nesse caso, poderei reconduzir o teu filho à terra de onde saíste?”6 “Guarda-te bem, disse-lhe Abraão, de reconduzir para lá o meu filho!7 O Senhor Deus do céu, que me tirou da casa de meu pai e de minha pátria, que me disse e me jurou dar esta terra à minha posteridade, este Senhor mandará o seu anjo diante de ti, e tu escolherás lá uma mulher para o meu filho.8 Mas, se ela não te quiser seguir, estarás desobrigado do juramento que te impus. Somente não reconduzas (de forma alguma) para lá o meu filho.”
62 Entretanto, Isaac tinha voltado do poço de Lacai-Roi, e habitava no Negeb.63 Uma tarde em que saíra para meditar no campo, levantando os olhos, viu alguns camelos que se aproximavam.64 Rebeca também, tendo levantado os olhos, viu Isaac, e desceu do camelo.65 Ela disse ao servo de Abraão: “Quem é aquele homem que vem ao nosso encontro no campo?” “É o meu senhor”, respondeu ele. E ela tomou depressa o véu e cobriu-se.66 O servo contou a Isaac tudo o que tinha feito.67 E Isaac introduziu Rebeca na tenda de Sara, sua mãe. Desposou-a, e ela tornou-se sua mulher muito amada. E desse modo Isaac consolou-se da morte de sua mãe.
Palavra do Senhor.


Salmo - 105/106
Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom,

porque eterna é a sua misericórdia!

Quem contará os grandes feitos do Senhor?

Quem cantará todo o louvor que ele merece?

Felizes os que guardam seus preceitos

e praticam a justiça em todo o tempo!

Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos

pelo amor que demonstrais ao vosso povo!

Visitai-me com a vossa salvação,

para que eu veja o bem-estar do vosso povo,

e exulte na alegria dos eleitos,

e me glorie com os que são vossa herança.

Resultado de imagem para JESUS COM PUBLICANOS
Evangelho - Mateus 9,9-13
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
9 9 Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: “Segue-me”. O homem levantou-se e o seguiu.
10 Como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem, numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus discípulos. 11 Vendo isto, os fariseus disseram aos discípulos: "Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?" 12 Jesus, ouvindo isto, respondeu-lhes: "Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes. 13 Ide e aprendei o que significam estas palavras: ‘Eu quero a misericórdia e não o sacrifício’. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores."
Palavra da Salvação.

Reflexão

Quero misericórdia e não sacrifício”!  Com toda a clareza Jesus, neste Evangelho nos prova que veio ao mundo para chamar justamente os pecadores, os fracos, os doentes e impotentes, Ao chamar Mateus para segui-Lo, mesmo sabendo ser ele um pecador público Jesus nos acena com o perdão e a misericórdia de Deus!   Nós também, como Mateus, quando temos um encontro com Jesus e experimentamos a Sua misericórdia, o nosso maior desejo é levá-Lo para a nossa casa, para o convívio da nossa família e dos nossos amigos. Jesus nunca se negará de nos visitar, mesmo que sejamos os maiores pecadores e infratores da Lei. Ele vem a nós como médico das almas, como remédio, como consolo. Os fariseus, que não entendiam isso, criticavam Jesus e duvidavam de que Ele fosse filho de Deus. Jesus, porém, fiel à vontade do Pai, sabia responder a todas as perguntas e ninguém interferia nas suas ações.  Muitas vezes nós também nos julgamos superiores aos outros porque rezamos, jejuamos, cumprimos com os nossos deveres religiosos, porém, nos falta o principal, a misericórdia, a compaixão, o acolhimento. - Será que Jesus veio também para você? - Você se considera justo ou pecador? - Você costuma julgar alguém que frequenta a casa de Deus e se alimenta do Corpo de Cristo por ser essa pessoa uma pecadora pública?- Você é uma pessoa misericordiosa ou cumpridora da lei?  
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: