quarta-feira, 19 de julho de 2017

DECISÕES E CONSEQUÊNCIAS.

Suas “decisões diárias” têm consequências eternas.
“Sei que nada há melhor para o homem do que regozijar-se e levar vida regalada; e também que é dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho. Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto faz Deus para que os homens temam diante dele”.
(Eclesiastes 3,12-14)

 Não importa quão difícil sejam as suas circunstâncias, a “sua vida” tem muito mais potencial do que jamais imaginou! Ela é sua para “investir ou desperdiçar”! Não importa qual seja a sua idade, nunca é tarde e nem cedo demais para começar a planejar e investir na Eternidade! Você foi criado para viver! Suas “decisões diárias” têm consequências eternas, e Deus não escolhe por você! Você é quem deve fazer as escolhas! E de preferência, sábias!

SUA VIDA APENAS COMEÇOU: Não importa quanto tempo ela dure, é somente uma “pequena fração” da sua existência, que nunca terminará! Para cada dia que você vive na terra, haverá “bilhões e bilhões” de anos futuros! Em todos eles, você estará “colhendo o que semeia, agora”! E você não pode deixar de semear, assim como não pode deixar de colher! Não importa quão maravilhosa ou difícil seja a sua vida hoje, você pode, se quiser, preparar-se para um futuro melhor! A sua vida, quer invista nela ou a desperdice, é direcionada para o futuro! E o futuro, você não pode nem adiá-lo, e nem fugir dele: (Mateus 25,46) “E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna”.

SUA VIDA FOI DESENVOLVIDA PARA ESCOLHER: Isso significa que a sua vida foi lhe dada para que você se prepare para a eternidade! A cada dia você faz escolhas que irão afetar a sua eternidade! A capacidade de escolher é um “dom de Deus”, que te faz se assemelhar ao próprio Deus! Cada escolha certa, tudo o que você faz para agradar e amar a Deus, para servir a Deus, ou para abençoar a outros, é um acréscimo à sua recompensa eterna! A eternidade, é o plano, é o lugar e é o tempo, para a sua recompensa final e infindável!

O CÉU MANTÉM O SEU REGISTRO: Nenhum registro mantido por quem quer que seja neste mundo é tão completo e minucioso quanto o de Deus! O cristão nunca está só! Os anjos do Senhor estão sempre por perto: (Salmos 34,7) “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra”. Eles não só ficam à sua disposição para ajudá-lo, como também mantêm os registros de Deus atualizados! O céu contém o “Livro da Vida”, como também o nome de cada pessoa salva: (Salmos 87,6) “O SENHOR, ao registrar os povos, dirá: Este nasceu lá”. Quais são as coisas marcadas sobre a sua vida no seu registro do céu?

SUA VIDA AVALIADA POR DEUS: Deus não avalia a vida apenas pela cronologia, ou seja pelos anos vividos: (2ª Pedro 3,8) “Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia”. A sua vida é composta de mais do que dias, semanas e anos! A perspectiva de Deus sobre a vida é muito diferente da nossa perspectiva humana! A vida “mais notável” não é necessariamente a mais longa, ocupada ou famosa! A vida de alguns dos “heróis” deste mundo, é “podre e pobre” diante da medida de Deus e da eternidade! O “não deveis esquecer”, deve nos trazer um alerta! Não estamos nos dando conta do que acontece ao nosso redor, e começamos a avaliar as pessoas, as atividades, e a própria vida, pelos padrões desse mundo! Perdemos o sentido eterno das coisas!
Precisamos da perspectiva de Deus sobre a vida e do viver cristão! “Um dia vivido para Deus” pode ser comparado ao valor combinado de mil anos! O tempo tem importância para o Senhor quando investimos a favor de Dele e seu Reino! Como também “um dia perdido”, é igual a mil anos aos olhos de Deus, e o tempo perdido representa “perda eterna”!
Tome cuidado para não ser o herói de hoje, mas o tolo de amanhã! Tome cuidado para não ser grande aos olhos de sua família, de sua comunidade ou dos homens! É possível, mesmo sendo uma pessoa salva, ser um “tolo eterno” aos olhos de Deus! Entenda que, o que você vier a fazer com a sua vida depois de ter sido salvo tem consequências eternas: (1ª Coríntios 3,11-15) “Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo”.

Eu não sei o que você tem feito até aqui!

Só sei que a partir de agora, você não é mais ignorante a respeito da sua vida! Tudo o que você vier a fazer de agora em diante estará debaixo desta palavra: “Para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia”!
Deus te deu o “dom da vida”! O que você irá fazer com este dom? A escolha é sua! Se você entendeu esta Palavra e quer a partir de agora investir em sua eternidade aceite Jesus como Senhor e Salvador, este investimento é possível.
 
 
 
Pe.Emílio Carlos Mancini

Nenhum comentário: