quarta-feira, 12 de julho de 2017

LITURGIA DIÁRIA - O REINO DE DEUS É A VIDA QUE JESUS VEIO NOS DAR

 Resultado de imagem para JESUS ENVIA OS DOZE
1a Leitura - Gênesis 41,55-57; 42,5-7.17-24
Leitura do livro do Gênesis.
Naqueles dias, 41 55 houve fome também no Egito, e o povo clamou ao faraó pedindo pão. Este disse a todos os egípcios: “Ide a José, e fazei o que ele vos disser.”
56 Como a fome assolasse toda a terra, José abriu todos os celeiros e vendeu víveres aos egípcios. Mas a penúria cresceu no Egito. 57 E de toda a terra vinha-se ao Egito comprar trigo a José, porque a fome era violenta em toda a terra.
42 5 Os filhos de Israel chegaram, pois, no meio de uma multidão de outros para comprar víveres, porque a fome reinava na terra de Canaã.
6 José era o governador de toda a região, e era ele quem vendia o trigo a todo o mundo. Desde sua chegada, os irmãos de José prostraram-se diante dele com o rosto por terra. 7 José reconheceu-os imediatamente, mas, comportando-se com eles como um estrangeiro, disse-lhes com rudeza: “Donde vindes?” “Da terra de Canaã, responderam eles, para comprar víveres.” 17 E mandou metê-los numa prisão durante três dias. 18 No terceiro dia, José disse-lhes: “Fazei isto, e vivereis, porque sou cheio do temor a Deus. 19 Se sois gente de bem, que um dentre vós fique detido em prisão; e os outros partam levando o trigo para alimentar vossas famílias. 20 Trazei-me então vosso irmão mais novo, para que eu possa verificar a verdade de vossas palavras, e não morrereis.” Foi o que fizeram. 21 Disseram uns aos outros: “Em verdade, expiamos o crime cometido contra o nosso irmão, porque víamos a angústia de sua alma quando ele nos suplicava, e não o escutamos! Eis por que veio sobre nós esta desgraça!” 22 “Não vos tinha eu dito, disse-lhes Rubem, para não pecardes contra o menino? Não quisestes ouvir-me, e eis agora que nos é reclamado o seu sangue!” 23 Ora, não sabiam que José os compreendia, porque lhes tinha falado por meio de um intérprete. 24 E José afastou-se deles para chorar. Voltou em seguida e falou-lhes; e escolheu Simeão, ao qual mandou prender na presença deles.
Palavra do Senhor.

Salmo - 32/33
Sobre nós, venha, Senhor, a vossa graça,

da mesma forma que em vós nós esperamos!

Dai graças ao Senhor ao som da harpa,

na lira de dez cordas celebrai-o!

Cantai para o Senhor um canto novo,

com arte sustentai a louvação!

O Senhor desfaz os planos das nações

e os projetos que os povos se propõem.

Mas os desígnios do Senhor são para sempre,

e os pensamentos que ele traz no coração,

de geração em geração, vão perdurar.

Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem

e que confiam, esperando em seu amor,

para da morte libertar as suas vidas

e alimentá-los quando é tempo de penúria.
Resultado de imagem para JESUS ENVIA OS DOZE
Evangelho - Mateus 10,1-7
Aleluia, aleluia, aleluia.

Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 10 1 Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade.
2 Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. 3 Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. 4 Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor. 5 Estes são os Doze que Jesus enviou em missão, após lhes ter dado as seguintes instruções: "Não ireis ao meio dos gentios nem entrareis em Samaria; 6 ide antes às ovelhas que se perderam da casa de Israel. 7 Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo".
Palavra da Salvação.
 
 Reflexão
 
Durante o tempo em que Jesus viveu aqui na terra, esteve atento a toda necessidade do povo judeu a quem o Pai Lhe mandara salvar. Por isso, enviava os Seus discípulos somente às ovelhas perdidas da casa de Israel recomendando-lhes que não se dirigissem aos pagãos, isto é, aqueles que não eram da casa de Israel e adoravam outros deuses. No entanto todos nós sabemos que o povo escolhido, isto é, o povo judeu, rejeitou a salvação de Jesus e ainda hoje espera pelo Messias. Por isso, o povo de Deus, hoje, somos todos nós que aderimos a Jesus Cristo e fomos batizados em Seu Nome. Pelo Sangue de Jesus nos tornamos filhos e propriedade de Deus Pai. Naquele tempo, Jesus chamou os Seus discípulos, dois a dois, dando-lhes poder para curar enfermidades e expulsar espíritos maus a fim de que o povo pudesse retornar a ter uma vida digna e plena. O Senhor veio para nos oferecer salvação do corpo e da alma, desde já.  Para isso, Ele também convoca os Seus discípulos para ir à procura das ovelhas perdidas, isto é, daqueles cristãos (ãs) que se dispersaram e desistiram de receber vida nova, porque se transviaram, se perderam e, por isso, se sentem isoladas. Jesus também veio implantar o Seu reino aqui na terra e ninguém pode ficar de fora dos projetos de Deus para edificação do reino dos céus.  Para cumprir com a nossa missão, Jesus neste Evangelho nos ensina coisas muito simples: não procurar os que não querem receber, os que são contrários ao pensamento de Deus, mas, ir à busca dos que desanimaram e desistiram para chamá-los de volta à casa do Pai. No nosso caminho, uma única coisa nós teremos que dizer, porque já vivemos: "O reino dos céus está próximo". Somos chamados (as) a dar testemunho do que já vivenciamos. O reino de Deus está dentro do nosso coração, a vida nova está em nós e é uma obra que provém do nosso espírito. Deus habita no nosso coração o poder do Espírito Santo está em nós, portanto, em Seu Nome, nós podemos também expulsar os espíritos maus e  curar todo tipo de doença e de enfermidade das ovelhas que estão perdidas por falta de pastores. - Você também se considera povo escolhido de Deus? - Você sente a presença do reino céu no seu coração? - Você é uma pessoa que percebe a necessidade do "outro" na sua vida?- Você é autossuficiente? - Você percebe nas outras pessoas o que falta em você e se alegra com isso?
 
 
 
 
 
Helena Serpa
 

Nenhum comentário: