segunda-feira, 10 de julho de 2017

LITURGIA DIÁRIA - A FÉ EM JESUS É QUE NOS SALVA

Resultado de imagem para JESUS E A MULHER FLUXO DE SANGUE

1a Leitura - Gênesis 28,10-22
Leitura do livro do Gênesis.
Naqueles dias, 28 10 Jacó, partindo de Bersabéia, tomou o caminho de Harã.
11 Chegou a um lugar, e ali passou a noite, porque o sol já se tinha posto. Serviu-se como travesseiro de uma das pedras que ali se encontravam, e dormiu naquele mesmo lugar. 12 E teve um sonho: via uma escada, que, apoiando-se na terra, tocava com o cimo o céu; e anjos de Deus subiam e desciam pela escada. No alto estava o Senhor, 13 que lhe dizia: “Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão, teu pai e o Deus de Isaac; darei a ti e à tua descendência a terra em que estás deitado. 14 Tua posteridade será tão numerosa como os grãos de poeira no solo; tu te estenderás, para o ocidente e para o oriente, para o norte e para o meio-dia, e todas as famílias da terra serão benditas em ti e em tua posteridade. 15 Estou contigo, para te guardar onde quer que fores, e te reconduzirei a esta terra, e não te abandonarei sem ter cumprido o que te prometi.” 16 Jacó, despertando de seu sono, exclamou: “Em verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia!” 17 E, cheio de pavor, ajuntou: “Quão terrível é este lugar! É nada menos que a casa de Deus; é aqui, a porta do céu.” 18 No dia seguinte, pela manhã, tomou Jacó a pedra: sobre a qual repousara a cabeça e a erigiu em estela, derramando óleo sobre ela. 19 Deu o nome de Betel a este lugar, que antes se chamava Luz. 20 Jacó fez então este voto: “Se Deus for comigo, se ele me guardar durante esta viagem que empreendi, e me der pão para comer e roupa para vestir, 21 e me fizer voltar em paz casa paterna, então o Senhor será o meu Deus. 22 Esta pedra da qual fiz uma estela será uma casa de Deus, e pagarei o dízimo de tudo o que me derdes.”
Palavra do Senhor.

Salmo - 90/91
Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

Quem habita ao abrigo do Altíssimo

e vive à sombra do Senhor onipotente

diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção,

sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.
 
Do caçador e do seu laço ele te livra.

Ele te salva da palavra que destrói.

Com suas asas haverá de proteger-te,

com seu escudo e suas armas, defender-te.
 
“Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo

e protegê-lo, pois meu nome ele conhece.

Ao invocar-me, hei de ouvi-lo e atendê-lo,

e a seu lado eu estarei em suas dores”.
Resultado de imagem para JESUS E A MULHER FLUXO DE SANGUE
Evangelho - Mateus 9, 18-26
Aleluia, aleluia, aleluia.

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
9 18 Falava ele ainda, quando se apresentou um chefe da sinagoga. Prostrou-se diante dele e lhe disse: "Senhor, minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe-lhe as mãos e ela viverá".
19 Jesus levantou-se e o foi seguindo com seus discípulos. 20 Ora, uma mulher atormentada por um fluxo de sangue, havia doze anos, aproximou-se dele por trás e tocou-lhe a orla do manto. 21 Dizia consigo: "Se eu somente tocar na sua vestimenta, serei curada". 22 Jesus virou-se, viu-a e disse-lhe: "Tem confiança, minha filha, tua fé te salvou". E a mulher ficou curada instantaneamente. 23 Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus os tocadores de flauta e uma multidão alvoroçada. Disse-lhes: 24 "Retirai-vos, porque a menina não está morta; ela dorme". Eles, porém, zombavam dele. 25 Tendo saído a multidão, ele entrou, tomou a menina pela mão e ela levantou-se. 26 Esta notícia espalhou-se por toda a região.
Palavra da Salvação.
 
 Reflexão
 
Ter fé significa crer, confiar e depender de Deus e de sua promessa de salvação. Não precisaremos mais ir de um lado para outro buscando “paliativos” para as nossas dores. Os dois personagens do Evangelho de hoje não exigiram de Jesus atenção especial, eles apenas se aproximaram de Jesus cheios de fé e confiança. O texto nos revela que o homem que se aproximou de Jesus era um chefe, isto é, alguém importante, alguém versado, que, se supõe ser muito conhecido.  No entanto, ele inclina-se profundamente diante de Jesus e, com humildade, reconhecendo a sua limitação, mostra a todos o seu desespero pela morte da filha.  Em qualquer posição que estejamos devemos ter a consciência de que a nossa vida assim como a dos nossos mais queridos, depende somente de Deus. Jesus é o Salvador da nossa casa, mesmo quando lá, alguém pareça ter morrido. Não precisamos nos desesperar, mas dizer como aquele homem: “Minha filha acaba de morrer, mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”. Diante dos nossos infortúnios sempre existirá um, mas, uma condição, uma esperança.  Jesus concedeu uma nova vida à filha daquele homem importante e quer também assumir o Seu lugar dentro da nossa casa e ressuscitar todos os que estão mortos. Aquela mulher que sofria de hemorragia há doze anos, apenas tocou a barra do manto de Jesus e foi curada! Quando convidamos Jesus para ir a nossa casa, no caminho Ele também encontrará os nossos amigos e conhecidos que estão precisando recobrar a vida. Muitas pessoas do nosso relacionamento estão esperando Jesus passar na vida delas e aproveitam a oportunidade quando O atraímos para entrar na nossa casa. São pessoas que têm tentado de todas as maneiras a cura para os seus males, que já estão até desenganadas, mas não perderam a fé nem a esperança. Por isso, Jesus confirma para nós o Seu diagnóstico: “a tua fé te salvou!” Que a nossa fé nos mova e nos faça sair de nós mesmos (as) para buscar Jesus na certeza de que só Ele é o médico dos homens e das almas e que o motivo maior para uma vida nova seja simplesmente o nosso desejo de tocá-Lo. - Você tem procurado se aproximar de Jesus- Como você acha que pode tocá-Lo? – Você já convidou a Jesus para entrar na sua casa e tocar naqueles (as) que parecem estar mortos (as)? - Qual é a sua atitude diante das coisas que parecem impossíveis de acontecer? - Você necessita ser curado (a) de alguma doença?  A quem você tem procurado?
  




Helena Serpa

Nenhum comentário: