quarta-feira, 19 de julho de 2017

LITURGIA DIÁRIA - SÓ OS PEQUENINOS SÃO CONFIDENTES DE DEUS

 Resultado de imagem para TE LOUVO PAI PORQUE REVELOU AOS PEQUENO
1a Leitura - Êxodo 3,1-6.9-12
Leitura do livro do Êxodo.
3 1 Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Um dia em que conduzira o rebanho para além do deserto, chegou até a montanha de Deus, Horeb.
2 O anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama (que saía) do meio a uma sarça. Moisés olhava: a sarça ardia, mas não se consumia. 3 “Vou me aproximar, disse ele consigo, para contemplar esse extraordinário espetáculo, e saber porque a sarça não se consome.” 4 Vendo o Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça: “Moisés, Moisés!” “Eis-me aqui!” respondeu ele. 5 E Deus: “Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa. 6 Eu sou, ajuntou ele, o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés escondeu o rosto, e não ousava olhar para Deus. 9 "Agora, eis que os clamores dos israelitas chegaram até mim, e vi a opressão que lhes fazem os egípcios. 10 Vai, eu te envio ao faraó para tirar do Egito os israelitas, meu povo”. 11 Moisés disse a Deus: “Quem sou eu para ir ter com o faraó e tirar do Egito os israelitas?” 12 “Eu estarei contigo, respondeu Deus; e eis aqui um sinal de que sou eu que te envio: quando tiveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus sobre esta montanha”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 102/103
O Senhor é indulgente, é favorável.

Bendize, ó minha alma, ao Senhor,

e todo o meu ser, seu santo nome!

Bendize, ó minha alma, ao Senhor,

não te esqueças de nenhum de seus favores!

Pois ele te perdoa toda culpa

e cura toda a tua enfermidade;

da sepultura ele salva a tua vida

e te cerca de carinho e compaixão.

O Senhor realiza obras de justiça

e garante o direito aos oprimidos;

revelou os seus caminhos a Moisés

e, aos filhos de Israel, seus grandes feitos.

Imagem relacionada
Evangelho - Mateus 11,25-27
Aleluia, aleluia, aleluia.

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
11 25 Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: "Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos.
26 Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado. 27 Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo".
Palavra da Salvação.

Reflexão


Neste Evangelho Jesus louva ao Pai pelos pequeninos que são os confidentes de Deus! Isto nos leva a refletir que somente os que são pequeninos, porque não duvidam, não questionam e se entregam verdadeiramente a Jesus conseguem conhecer os mistérios do reino dos céus que Ele veio nos revelar. Jesus veio a nós para nos religar a Deus Pai de quem nós tínhamos nos separado, e assim, desvendar para nós os Seus segredos.   Apenas conhece o Pai, o Filho porque é UM com Ele. Assim sendo, com sua palavra e ação Jesus revela a vontade do Pai, que consiste em instaurar o Reino dos céus aqui na terra. Entretanto, só “entendem” isto aqueles (as) que são pequeninos (as), isto é, que têm um coração aberto e simples e não colocam à frente a sabedoria do mundo.  Não é o Pai quem esconde seu projeto aos grandes (sábios e inteligentes). São eles que, em sua autossuficiência, se tornam cegos ao projeto de Deus. Deus é o Senhor do céu e da terra e digno de todo o louvor pelos Seus feitos grandiosos. Nós, porém, somos pequenos e limitados. Deus é imenso e só Jesus pode nos revelar os mistérios do Deus grandioso. Somos ainda mais pequeninos na medida em que nos despojamos dos valores do mundo e da nossa sabedoria humana e abraçamos os ensinamentos de Jesus. Com efeito, quanto mais pequeninos nós nos tornarmos mais Ele poderá nos revelar os Seus segredos de felicidade. Os desfavorecidos e os pobres conseguem penetrar no sentido dessa atividade de Jesus, por isso, Jesus também louva ao Pai por nós, quando nos sentimos pobres e pequeninos em suas mãos, como seus instrumentos, preciosos, porém incapazes. O Pai conhece o Filho e o Filho conhece o Pai, e aqueles que se abandonam ao Filho têm também o conhecimento do Pai. – Você se considera pequenino (a)?  -  Para você o que é ser pequenino (a)?  - Você é uma pessoa inteligente - Você tem entendido o que é que agrada ao Pai?  
 
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: