sexta-feira, 7 de julho de 2017

5 HÁBITOS QUE TE TORNAM UMA PESSOA INFELIZ E VOCÊ NÃO SABE

O #2 pode ser o mais prejudicial de todos, cuidado.

https://i1.wp.com/res.cloudinary.com/aleteia/image/fetch/c_fill,g_auto,w_620,h_310/https://aleteiaportuguese.files.wordpress.com/2017/06/web3-woman-sunset-sadness-depression-pexels-cc0.jpg?resize=620%2C310&quality=100&strip=all&ssl=1

Uma vez me falaram que ser feliz é pura questão de escolha. Bem, eu posso até concordar, mas é impossível negar que, de vez em quando, desenvolvemos alguns hábitos que nos fazem uma pessoa infeliz. E nós sequer percebemos que estamos os desenvolvendo.
A culpa não é nossa, pode ficar tranquila. De vez em quando a gente se autossabota e é normal. E é por isso que tô aqui hoje. Quero te tirar dessa de ser uma pessoa infeliz sem ao menos saber o porquê. Afinal, de vez em quando os inimigos somos nós mesmas, certo?
Então bora lá!
Hábitos que te tornam uma pessoa infeliz e você não sabe
1. Se comparar aos outros
Sabe, a vida não é uma competição. Ficar se comparando a outras pessoas e seus sucessos só vai fazer de você uma pessoa infeliz.
É preciso entender que cada vida é uma e que cada um de nós carrega os próprios pesos. Sabe aquele ditado de que “a grama do vizinho é sempre mais verde do que a nossa”? Pois é! Enquanto você se compara com uma amiga e se sente mal porque ela conseguiu um bom emprego e você não, ela provavelmente está se comparando a algo que você também tem de bom.
E aí a gente entra numa espiral de mal-estar infinita, onde a pessoa infeliz foca seus objetivos nas realizações do outro, e não nas próprias. Pense nas coisas que VOCÊ QUER, e não no que o outro já tem e você não. Trabalhe para conseguir atingir seus próprios objetivos, porque a única pessoa que pode te dar felicidade DE VERDADE é você mesma!
2. Não focar no presente
Uma pessoa infeliz geralmente não consegue assimilar que nós só temos controle do presente. Pensa bem: não podemos alterar o passado e muito menos prever o futuro.
O problema é que muita gente fica presa ao passado, guardando rancores e medos antigos, que já deveriam ter sido deixados para lá. Isso atrapalha qualquer um a seguir em frente, sabe? Quem vive de passado é museu, lembre-se sempre disso!
E quanto ao medo do futuro, existe uma metáfora que me ajuda muito. É o seguinte: pense no nosso futuro como um alvo e nas nossas ações como um arco e flecha. A gente mira, foca no alvo, posiciona o corpo, respira fundo e manda a flecha. E aí, a partir de então, o percurso não pode mais ser alterado por você, e se ele for acertar o alvo, ou não, só descobriremos algum tempo depois.
O que te digo é o seguinte: dos comportamentos que te fazem uma pessoa infeliz sem você saber, o de não focar no presente é talvez o mais prejudicial. Faça o que puder para que sua flecha chegue até o alvo, se esforce bastante, e nunca se prenda ao passado!
E aí a felicidade estará cada vez mais perto!
3. Ser individualista
Não saber pensar no outro, e não querer compartilhar algumas coisas e momentos com outras pessoas é só mais um passo para se tornar uma pessoa infeliz. Já ouviu aquele ditado de que ‘quem planta, colhe’?
Pois é. Lembre-se de uma coisa fundamental para a felicidade que é a seguinte: se você dá amor, você recebe. Se você cuida, pode ter certeza de que cuidarão de você depois.
Se você ajuda, será ajudado também, e assim por diante. “É dando que se recebe. É perdoando que se é perdoado”.  
4. Não confiar no próprio taco
Insegurança é um hábito que torna uma pessoa infeliz DEPRESSA. Porque ele te priva, te segura de arriscar e, pior ainda, te faz duvidar de si mesma. Não deixe que isso aconteça, sabe?
Lembre-se de que quando a gente toma um tombo, do chão não passamos. E é errando que aprendemos também. Sem essa de ter medo do fracasso, e muito menos achar que o que você faz não é o suficiente.
Sério: não faça isso consigo mesma! Se você não acredita no seu próprio potencial, quem dirá as outras pessoas, não é mesmo?
5. Pessimismos
Existe uma ENORME diferença entra NÃO ALIMENTAR EXPECTATIVAS e SER PESSIMISTA. E é essa a diferença de uma pessoa infeliz, para uma feliz.
A gente não alimenta expectativas para não se decepcionar depois. Mas não passa disso. Quando somos pessimistas, já começamos um projeto achando que vai dar tudo errado, e mano, não é assim que as coisas funcionam.
Você já começa uma coisa sem tesão justamente por achar que não vai dar certo. Então dá um chega pra lá em pessimismos alheios, e mãos à obra!
E, principalmente, se esforce para ser feliz!
TODO MUNDO merece ser feliz nesse mundo, gente. Ainda mais uma pessoa infeliz que sequer sabe o motivo de tanta infelicidade! É aprender a olhar para dentro de si mesma e cuidar das feridinhas que você pode ter se causado!
E bola pra frente!






(via Superela)

Nenhum comentário: