segunda-feira, 17 de julho de 2017

LITURGIA DIÁRIA - O QUE É DE DEIS E O QUE É DO MUNDO

 Imagem relacionada
1a Leitura - Êxodo 1,8-14.22
Leitura do livro do Êxodo.
Naqueles dias, 1 8 subiu ao trono do Egito um novo rei, que não tinha conhecido José.
9 Ele disse ao seu povo: "Vede: os israelitas tornaram-se numerosos e fortes demais para nós. 10 Vamos! É preciso tomar precaução contra eles e impedir que se multipliquem, para não acontecer que, sobrevindo uma guerra, se unam com os nossos inimigos e combatam contra nós, e se retirem do país". 11 Estabeleceu, pois, sobre eles, feitores para acabrunhá-los com trabalhos penosos: eles construíram para o faraó as cidades de Pitom e Ramsés, que deviam servir de entreposto. 12 Quanto mais os acabrunhavam, porém, tanto mais eles se multiplicavam e se espalhavam, a ponto de os egípcios os aborrecerem. 13 Impunham-lhes a mais dura servidão, 14 e amarguravam-lhes a vida com duros trabalhos na argamassa e na fabricação de tijolos, bem como com toda sorte de trabalhos nos campos e todas as tarefas que se lhes impunham tiranicamente. 22 Então o faraó deu esta ordem a todo o seu povo: "Todo menino que nascer, atirá-lo-eis ao Nilo. Deixareis, porém, viver todas as meninas".
Palavra do Senhor.

Salmo - 123/124
Nosso auxílio está no nome do Senhor.

Se o Senhor não estivesse ao nosso lado,

que o diga Israel neste momento;

se o Senhor não estivesse ao nosso lado

quando os homens investiram contra nós,

com certeza nos teriam devorado

no furor de sua ira contra nós.

Então as águas nos teriam submergido,

a correnteza nos teria arrastado

e, então, por sobre nós, teriam passado

essas águas sempre mais impetuosas.

Bendito seja o Senhor, que não deixou

cairmos como presa de seus dentes!

Nossa alma como um pássaro escapou

do laço que lhe armara o caçador;

o laço arrebentou-se de repente,

e assim nós conseguimos libertar-nos.

O nosso auxílio está no nome do Senhor,

do Senhor que fez o céu e fez a terra!
Resultado de imagem para Mateus 10,34-11,1
Evangelho - Mateus 10,34-11,1
Aleluia, aleluia, aleluia.

Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus há de ser deles! (Mt 5,10)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10 34 "Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Vim trazer não a paz, mas a espada. 35 Eu vim trazer a divisão entre o filho e o pai, entre a filha e a mãe, entre a nora e a sogra, 36 e os inimigos do homem serão as pessoas de sua própria casa. 37 Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho mais que a mim, não é digno de mim. 38 Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. 39 Aquele que tentar salvar a sua vida, perdê-la-á. Aquele que a perder, por minha causa, reencontrá-la-á. 40 Quem vos recebe, a mim recebe. E quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41 Aquele que recebe um profeta, na qualidade de profeta, receberá uma recompensa de profeta. Aquele que recebe um justo, na qualidade de justo, receberá uma recompensa de justo. 42 Todo aquele que der ainda que seja somente um copo de água fresca a um destes pequeninos, porque é meu discípulo, em verdade eu vos digo: não perderá sua recompensa". 11 1 Após ter dado instruções aos seus doze discípulos, Jesus partiu para ensinar e pregar nas cidades daquela região.
Palavra da Salvação.
 
 Reflexão
 
Neste Evangelho Jesus nos orienta a viver aqui na terra sabendo distinguir o que é de Deus e o que é do mundo, e nos dá um veredicto: Ele em primeiro lugar! Em primeiro lugar o Evangelho e os Seus ensinamentos. Por isso,  não podemos seguir o ensinamento daqueles que contradizem a Sua Palavra mesmo que sejam pessoas muito queridas para nós, como nosso pai ou nossa mãe.  O seguimento a Cristo nos condiciona a tê-Lo em primeiro lugar na nossa vida! Antes de tudo, precisamos vivenciar o Evangelho e os ensinamentos de Deus Pai, que Jesus veio nos revelar. A Palavra de Deus é bússola para nossa caminhada. Com efeito, precisamos perceber em que ponto estaremos indo contrário ao que Jesus nos ordena. Com este ensinamento Jesus vem arrancar das nossas mãos a paz da acomodação e nos entregar a espada do Espírito Santo para que possamos lutar contra toda heresia e contra testemunho. Ele veio trazer a Sua paz que é gerada na justiça de Deus e na Sua vontade para a nossa vida. O homem justo é aquele que faz a vontade de Deus e vive de acordo com os Seus ensinamentos.   A vontade de Deus, portanto, é soberana e está acima da vontade dos homens, por isso, Ele é bem claro e explícito quando afirma que não é digno de si todo aquele que ama seu pai e sua mãe mais do que a Ele. Amar aqui significa ouvir, seguir, dar atenção, privilegiar, enfim, ter mais consideração e obedecer. Jesus não veio nos separar fisicamente uns dos outros, mas sim, das ações, da mentalidade e das práticas dos que são do mundo.   Quem quiser seguir a Jesus não ficará sem recompensa! Quem acolher aquele que vem em Seu Nome será acolhido também pelo Pai!    Quem  tomar a sua cruz assumindo a vida dentro dos conceitos evangélicos imitando a Jesus que morreu na Cruz para nos salvar será digno de ser Seu discípulo. Assumimos a cruz quando nos apossamos da salvação de Jesus e não queremos promover a nossa própria salvação.   -  A quem você costuma seguir: ao que Deus lhe recomenda ou o que os seus queridos lhe sugerem? – Você seria capaz de fazer uma opção radical por Deus, mesmo que fique contra toda a sua família?  -  Você já tentou atrair a sua família para Deus, da mesma forma que as outras pessoas tentam atraí-la para o mundo? 
 
 
 

  Helena Serpa

Nenhum comentário: