quinta-feira, 13 de julho de 2017

LITURGIA DIÁRIA - O REINO DE DEUS ESTÁ AO ALCANCE DE TODOS

 Imagem relacionada
1a Leitura - Gênesis 44,18-21.23-29; 45,1-5
Leitura do livro do Gênesis.
Naqueles dias, 44 18 então Judá adiantou-se e disse a José: “Rogo-te, meu senhor, que permitas ao teu servo dizer uma palavra aos ouvidos do meu senhor, e não se acenda a tua ira contra o teu servo, porque tu és como o próprio faraó.
19 Meu senhor havia perguntado aos seus servos: 'Tendes ainda vosso pai? Tendes um irmão?' 20 E nós havíamos respondido ao meu senhor que tínhamos um velho pai e um irmãozinho, filho de sua velhice, do qual o irmão havia morrido; e que, como ele foi deixado o único de sua mãe, seu pai o amava. 21 Disseste aos teus servos: 'Trazei-o para junto de mim, a fim de que o veja com meus olhos'. 23 E disseste aos teus servos: 'Se vosso irmãozinho não vier convosco, não sereis admitidos na minha presença'. 24 Quando voltamos para a casa do teu servo, nosso pai, referimos-lhe as palavras do meu senhor. 25 E, quando nosso pai nos mandou voltar para comprar alguns víveres, 26 respondemos-lhe: 'Não podemos descer. Mas, se nosso irmão mais novo nos acompanhar, fá-lo-emos, pois que não seremos admitidos na presença do governador, se nosso irmão não for conosco'. 27 Teu servo, nosso pai, nos replicou: 'Sabeis que minha mulher me deu dois filhos. 28 Um desapareceu de minha casa', e eu disse: 'Certamente foi devorado. E não mais o revi até hoje. 29 Se me tirais ainda este, e lhe acontecer alguma desgraça, fareis descer os meus cabelos brancos à habitação dos mortos, sob o peso da dor'".
45 1 Então José, já não se podendo conter diante de todos os assistentes, exclamou: “Fazei sair todo o mundo.” Desse modo, ninguém ficou com ele, quando se deu a conhecer aos seus irmãos.
2 Pôs-se a chorar tão alto que os egípcios da casa do faraó o ouviram. 3 E disse aos seus irmãos: “Eu sou José! Meu pai vive ainda?” Mas não lhe puderam responder, porque estavam pasmados de se encontrar diante dele. 4 “Aproximai-vos”, disse-lhes ele; e eles aproximaram-se. E ele disse-lhes: “Eu sou José, vosso irmão, que vendestes para o Egito. 5 Mas agora não vos entristeçais, nem tenhais remorsos de me ter vendido para ser conduzido aqui. É para vos conservar a vida que Deus me enviou adiante de vós".
Palavra do Senhor.

Salmo - 104/105
Lembrai as maravilhas do Senhor!
 
Mandou vir, então, a fome sobre a terra

e os privou de todo pão que os sustentava;

um homem enviara à sua frente,

José que foi vendido como escravo.

 Apertaram os seus pés entre grilhões

e amarraram seu pescoço com correntes,

até que se cumprisse o que previra,

e a palavra do Senhor lhe deu razão.
 
Ordenou, então, o rei que o libertassem,

o soberano das nações mandou soltá-lo;

fez dele o senhor de sua casa

e, de todos os seus bens, o despenseiro.
Imagem relacionada
Evangelho - Mateus 10,7-15
Aleluia, aleluia, aleluia.

Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15).
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10 7 "Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo.
8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai! 9 Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos, 10 nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão; pois o operário merece o seu sustento. 11 Nas cidades ou aldeias onde entrardes, informai-vos se há alguém ali digno de vos receber; ficai ali até a vossa partida. 12 Entrando numa casa, saudai-a: ‘Paz a esta casa’. 13 Se aquela casa for digna, descerá sobre ela vossa paz; se, porém, não o for, vosso voto de paz retornará a vós. 14 Se não vos receberem e não ouvirem vossas palavras, quando sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi até mesmo o pó de vossos pés. 15 Em verdade vos digo: no dia do juízo haverá mais indulgência com Sodoma e Gomorra que com aquela cidade.
Palavra da Salvação.
 
 Reflexão
 
Recebemos de Deus muitas bênçãos e graças vindas do Seu amor, no entanto, mesmo que tenhamos um coração grato, nós nos esquecemos de repartir com as outras pessoas o que  recebemos como presentes de Dele. A cada dia nós recebemos do céu dádivas que dão sentido ao nosso existir. O dia nasce e o sol nos aquece, a chuva nos refresca e recebemos proteção. Mais tarde o sol se põe e a noite chega e nos abrigamos no repouso do corpo e da alma. Recebemos amparo, saúde, disposição e esperança; temos a chance de meditarmos e refletirmos com a Palavra de Deus; participamos da Eucaristia, temos o coração pacificado; trabalhamos, rimos, nos divertimos, abraçamos, etc. ... No entanto, nos esquecemos de que a muitos faltam essas coisas porque não conseguem percebe-las ou não têm a chance de desfrutá-las, por isso, somos mais do que privilegiados. Desta forma, assim como ensinou aos Seus discípulos, Jesus quer nos ensinar a compartilhar com os outros, todas as bênçãos que recebemos das Mãos Deus.  Precisamos, pois anunciar que o reino de Deus está próximo. Muitas pessoas que possuem muito dinheiro e bens também são carentes porque não sabem apreciar as coisas simples e as acham enfadonhas. O reino de Deus está ao alcance de todos e consiste justamente, em que apreciemos as coisas simples do céu que estão ao redor de nós aqui na terra e para as quais nós não damos valor. Viver o reino de Deus é vivenciar a paz, o perdão, o amor e, principalmente levar esse reino a quem não o conhece. Jesus nos manda fazer tudo para anunciar que o Seu reino está próximo, dando alento aos desanimados, carentes e necessitados. Entretanto, não devemos nos angustiar nem desanimar quando alguns não o aceitarem nem acreditarem que ele existe. Jesus nos manda ir em frente e não desistir, pois a nossa maior recompensa é justamente vivenciar o Seu reino, desde já. A certeza de que o reino está próximo nos anima a nunca desistir de testemunhá-Lo com a nossa vida cheia de bênçãos. - Você percebe as coisas simples que fazem parte do seu dia a dia?- Há diferença no seu humor quando o dia nasce chuvoso ou ensolarado?- Por qual motivo você tem dado graças a Deus?- Você tem compartilhado com os outros as graças que tem recebido?- Você já saiu de si para ir a busca de alguém que precisa de paz?- Como você falaria a ela do reino dos céus vivido aqui na terra? 
 
 
 
 
 
Helena Serpa
 

Nenhum comentário: